Procedimentos básicos em primeiros socorros, quais são?

Procedimentos básicos em primeiros socorros, quais são

Os procedimentos para os primeiros socorros são muito importantes porque ajudam a salvar a vida de uma grande quantidade de pessoas. Inclusive, mesmo não sendo um profissional da área de socorrista você pode fazer diferença em momentos oportunos.

Por isso, o procedimento básico poderá ajudar tanto uma pessoa em sua casa como alguém que sofreu algum tipo de acidente na rua.

Os cursos online, como o de primeiros socorros, são uma grande vantagem quando se trata de situações diversas que precisam de uma ação rápida que pode deixar o caminho melhor para o atendimento profissional.

Conheça os procedimentos básicos em primeiros socorros

Os primeiros socorros são muito importantes em todo o mundo. Inclusive, para você ter uma ideia das mortes por falta de atendimento inicial, basta olhar os altos percentuais, como os 40% de óbitos de mal súbito que poderiam ser evitados com atendimento prévio.

Além disso, outro dado importante é que 90% das pessoas que sofrem parada cardíaca fora de um hospital morrem pela falta de primeiros socorros adequados. Ou seja, a necessidade de conhecer um pouco sobre a área, pode ajudar, até mesmo, no salvamento de alguém.

Considere a situação onde o seu ente querido passe por um momento como este, então você estará ali para essa etapa importante que salva vidas. Nesse artigo, apresentaremos como o procedimento de primeiros socorros é importante e como deve ser feito.

Fazer massagem cardíaca

Esse procedimento é indicado quando a pessoa passa por uma parada cardíaca, essa situação normalmente acontece quando ela sente fortes dores no peito e acaba caindo desmaiada. Diante dessa situação você terá de fazer duas coisas.

Uma delas é ligar para o socorro e a outra é fazer massagem cardíaca até que a ambulância chegue. As massagens devem ser feitas de forma adequada para que a pessoa tenha maior chance de vida.

Essa massagem deve acontecer da seguinte forma: 

  • Você deve posicionar as suas mãos na região dos mamilos;
  • Logo em seguida, com os braços esticados você vai fazer pressões;
  • As pressões devem ser feitas em intervalos curtos;
  • O ideal é que sejam feitos cinco movimentos de massagem;
  • Em seguida, assopre a boca da pessoa várias vezes.

Ademais, se você por acaso estiver com duas pessoas nessa situação, faça dez pressões com dois sopros repetindo várias vezes nessa sequência.

Estancar sangramentos

As situações de sangramentos são muito comuns devido a acidentes de trabalhos ou qualquer situação que facilite, mas o problema maior é quando há uma ferida grande com muito fluxo de sangue.

Dessa forma será necessário que você estanque esse sangramento para que minimize a perda. Para isso é muito importante que use uma luva ou alguma sacola limpa, e logo em seguida deite a pessoa com a região do machucado mais elevada.

O passo seguinte é limpar bem o ferimento de modo mais superficial e logo depois fazer uma pressão por até vinte minutos para que o sangue pare de sair.

Desengasgar

Esse é um tipo comum de acidente que acontece tanto com crianças como em adultos. Se você estiver presenciando esse tipo de situação, você deve observar o que está acontecendo, se a pessoa está tossindo ou não.

Qual é a importância de você observar isso? Porque se a pessoa está tossindo, ela tem ar ainda, devido a não estar totalmente obstruído o canal respiratório, então incentive ela a continuar.

Mas no caso da pessoa ficar sem ar, você deve fazer a manobra de Heimlich, indo por trás da pessoa colocando as mão na região do umbigo, e com umas das mãos fechadas você fará pressão para dentro indo numa diagonal. Faço isso até a pessoa soltar o que entalou. 

Desafogar

Para esse procedimento é importante que você observe se a pessoa está respirando, se for o caso você deve colocá-la de lado para que ela possa jogar a água para fora, dessa forma evitará um sufocamento.

Se você perceber que a pessoa não está respirando, então é importante fazer a respiração boca a boca, onde você vai inclinar a cabeça dela levemente para trás, tapar o nariz com seu dedo indicador e polegar.

Depois é só soprar lentamente até o peito inflar, faça isso várias vezes até que você note que a pessoa voltou a respirar. 

Amenizar queimaduras

O procedimento é simples, mas muito importante para que não haja piora no quadro, então você deve tirar a pessoa daquilo que provocou o acidente, e logo em seguida lave o local, mas não faça isso com água fria e nem utilize gelo, porque isso só piora a situação.

Não passe pano de algodão no local porque pedaços dele pode ficar grudado na ferida, use um pano limpo para proteger o lugar da queimadura, mantenha os braços elevados para ajudar a evitar inchaço e logo em seguida vá para o médico se for algo necessário.

Cuidar de fraturas ósseas

Com o cuidado adequado, muitos problemas serão resolvidos nessa situação, porque é um caso grave e precisa passar de todo jeito pelo especialista, porém é necessários os primeiros socorros.

Nesse caso muitas pessoas por verem em alguns tipos de filmes o personagem alinhando os ossos depois de uma fratura exposta, acabam achando que deve ser resolvida dessa maneira. Mas não é bem assim, porque pode agravar o problema, então não faça isso.

Você pode colocar um pano ou gaze sobre o local. Além disso, é importante que você use uma tala ou tábua para imobilizar o local e faça um envoltório com faixa ao redor.

Quanto mais a ferida tem agravamento, mais ela deve ser levada com urgência para o hospital. Se houver algum sangramento, pressione o local com pano para que diminua a hemorragia.

Considerações finais

Conhecer cada um desses procedimentos de primeiros socorros é muito importante para que mais pessoas sejam salvas.

Por isso o curso de primeiros socorros faz toda a diferença neste momento, onde pode haver agravamento da situação, levando até a morte como no caso dos 40% do mal súbito e os 90% da parada cardíaca que poderiam ser evitadas.

Faça hoje mesmo um curso e seja um grande profissional capacitado. O que você achou deste conteúdo, ele deu resposta para o que você estava buscando? Qualquer dúvida é só perguntar que estamos aqui para responder.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.