Muitas pessoas acham que o sono é superestimado, mas infelizmente, a falta dele afeta o corpo de muitas maneiras.
Precisamos desse tempo para deixar nosso corpo fazer seu trabalho de reparo e assim, nos mantermos descansados e alertas para os desafios do dia seguinte.
Você pode não perceber que o sono também é importante para a saúde sexual. Tanto homens quanto mulheres precisam de um sono adequado para ter uma boa função sexual.
Hoje, vamos nos concentrar em algumas questões específicas para os homens.
Os corpos dos homens produzem testosterona durante o sono. Produzido pelos testículos, o hormônio testosterona desempenha um grande papel na função sexual do homem.
Isso impulsiona sua libido e contribui para suas ereções e desenvolvimento do homem.
A falta de testosterona inclusive, em certa idade pode influenciar até o tamanho do pênis masculino. Em 2011, cientistas da Universidade de Chicago relataram a um grupo de jovens que participaram de um estudo sobre sono e testosterona.
Depois de uma semana dormindo menos de cinco horas por noite, os níveis de testosterona nos homens caíram de 10% a 15%.
Quando o sono é privado, os homens podem julgar erroneamente o interesse sexual de uma mulher.
Pesquisadores do Hendrix College, em Arkansas, pesquisaram um grupo de 60 estudantes universitários antes e depois de uma noite de privação de sono.
Os alunos responderam a perguntas sobre seus pontos de vista sobre interesse, intenção e compromisso sexual. Quando os homens dormiam menos, tendiam a classificar o interesse sexual das mulheres e a intenção era muito maior do que quando estavam descansados.
Curiosamente, o oposto não era verdadeiro para as mulheres. Suas percepções do interesse e intenção sexual dos homens não mudaram muito após uma noite de sono ruim. Homens que dormem pouco, podem ter problemas de ereção também.
O sono também é importante para as ereções. Pesquisas anteriores associaram a apneia obstrutiva do sono (AOS) à disfunção erétil (DE) – a incapacidade de obter ou manter uma firma de ereção suficiente para o sexo.
Quando um homem tem AOS, sua via aérea fica bloqueada enquanto ele dorme. Como resultado, ele pára de respirar por curtos períodos durante a noite. Esses episódios ocorrem repetidamente.
Em 2011, pesquisadores do Mount Sinai Medical Center, em Nova York, relataram um estudo com mais de 800 homens de meia-idade.
Eles descobriram que nesse grupo, homens com disfunção erétil tinham mais de duas vezes a probabilidade de ter apneia obstrutiva do sono. AOS foi ainda mais comum em homens com disfunção erétil severa.
Felizmente, a OSA pode ser tratada. Muitos pacientes usam uma máquina de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) para manter as vias aéreas abertas durante o sono, para que possam respirar mais facilmente.
O dispositivo envolve uma máscara facial especial, que é anexada à máquina com uma mangueira. Alguns homens temem que usar uma máquina de CPAP possa torná-los menos atraentes sexualmente.
Mas isso não é necessariamente verdade. Um estudo recente comparou dois grupos de homens com disfunção erétil – um que usou a máquina de CPAP regularmente e outro que não utilizou. Os homens preencheram questionários sobre sua qualidade de vida sexual.
Depois de analisar os dados, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas entre os grupos. A máquina de CPAP não atrapalhou a vida sexual dos homens.
Dica importante: a melhor maneira de combater a disfunção erétil é através da alimentação ou remédios naturais como por exemplo, viagra natural.
Por isso, priorize os alimentos que aumentam seu desempenho sexual, para saber quais são esses alimentos, veja esse artigo:
Se você tiver problemas para dormir, então considere ajustar seus rituais de dormir. Tente minimizar o estresse, a ansiedade e relaxe à noite.
Algumas pessoas acham útil desligar todos os componentes eletrônicos por uma ou duas horas antes de dormir. Se o problema persistir, fale com o seu médico.
Ele ou ela pode sugerir algumas outras estratégias, como o cannabis pode ajudar no tratamento da insonia. Você também pode considerar ir a um laboratório de sono por algumas noites para ver se há um problema mais profundo, como a apneia obstrutiva do sono.