Quem lida com a rinite alérgica e outras alergias sempre pensa duas vezes antes de adotar pets peludos, como cães ou gatos.
A ideia de milhares de pelos voando pela casa e contribuindo para as crises já causa arrepios, porém, você sabia que existem gatos hipoalergênicos?
À primeira vista, o termo é bastante estranho, mas se trata de felinos que soltam menos pelos, sendo ideais para os tutores alérgicos.
Então, respire fundo e já vá atrás dos itens para gatos necessários para o seu novo amigo, pois chegou a hora de adotar seu bichano!
Apesar de muitas pessoas pensarem que o único gato possível nessa situação seria o Sphynx, o famoso felino sem pêlos, saiba que não é bem assim e muitas pessoas têm alergia às substâncias produzidas pelos bichanos, como a Fel d1, e não propriamente aos pelos.
Confira as melhores raças para quem tem alergias:
Lindo e com pelos longos, o gato siberiano é considerado hipoalergênico. É um dos felinos mais resistentes ao frio e vive bem em locais com temperaturas mais baixas.
Essa raça surgiu a partir de um cruzamento de gatos selvagens com os domésticos, lá na Rússia e na Ucrânia.
Apesar de ser tido como um bom caçador, é também um felino muito carinhoso e ótimo para fazer companhia aos seus tutores.
Muito semelhante ao siamês, porém, mais peludo. Ele parece um bichinho de pelúcia e vai te encantar pela fofura.
Esse gatinho se dá bem com crianças e outros pets, contudo, saiba que ele não é muito fã de ficar sozinho. Ao contrário, quer ser parte das atividades da casa.
Por ter pelo liso e uniforme, você só precisa escová-lo duas vezes na semana e os banhos podem acontecer bem raramente.
Com o mesmo tipo de pelagem do cornish rex, tendo apenas o subpelo inferior do pelo, eles são macios e perdem pouquíssimo pelo.
No entanto, em comparação a outra raça, têm menos pelos ainda, sendo menos propensos a causarem reações alérgicas.
É válido ressaltar que eles são apegados aos donos, precisam de muito carinho e atenção.
Também são ótimos para ser companhia de crianças e outros gatos, mas tenha em mente que não é um pet quieto, ao contrário, adora desafios e brincadeiras.
Raça de aparência diferenciada, já que possui pelos curtos e levemente encaracolados. Como já comentado no tópico anterior, possui poucos pelos. Seu temperamento possui os seguintes aspectos:
São pets indicados para quem tem rinite e alergias respiratórias, relacionadas aos pelos, afinal, os cornish rex não são hipoalergênicos, ou seja, produzem na saliva substâncias passíveis de alergia.
Essa raça é bastante conhecida e muitos gateiros são apaixonados por ela. Os siameses têm pelos curtos, finos, sedosos e muito brilhantes. Eles perdem menos pelos, por isso são indicados para quem lida com alergias respiratórias.
Vale ressaltar que ele produz a Fel d1, mas o que o leva a fazer parte da lista são os pelos, principalmente por terem trocas rápidas. Eles são muito leais e contam com disposição sem fim, então, já se prepare para muitas atividades ao lado deles.
Você talvez o conheça como “gato de bengala”, e este é, sim, um gato hipoalergênico. Ele não produz muita Fel d1 em sua saliva, mas, no Brasil, é uma raça rara de encontrar.
Sua pelagem lembra um pouco uma onça e o bengal se origina do cruzamento do gato-leopardo e do gato doméstico, por isso conta com essa pelagem tão diferente e exótica.
Ele não se lambe com frequência e perde pouco pelo, então é ótimo para quem lida com alergias.