A sociedade mudou e isso é um fato. No entanto, podemos afirmar que “ser mãe” ainda é o grande sonho de muitas mulheres pelo mundo. Talvez seja porque na espécie humana haja essa habilidade materna e fraternal atribuída à mulher.
Isso é extremamente positivo para a nossa sociedade, ainda mais com os índices que mostram a taxa de natalidade caindo drasticamente em quase todos os países do mundo.
Nesse momento de primordial importância, é comum que muitas mulheres, depois de descobrir a gravidez, busquem pesquisar sobre os tipos de realização de parto disponíveis. Sabendo analisar os prós e contras de cada opção, é muito benéfica essa pesquisa.
Um tipo que vem sido muito comentado na mídia e, inclusive, indicado por alguns membros da comunidade médica é o que chamam de Parto humanizado.
Esse método consiste, basicamente, na realização de um parto mediante as vias naturais de nascimento, sem a realização da cirurgia cesariana. Muitas mulheres estão aderindo a esse tipo de parto pelas vantagens que ele oferece tanto para a mulher quanto para o bebê.
Caso você, futura mãe, ou mesmo você, futuro pai, ou qualquer um que tenha interesse pelo assunto, deseje entender mais sobre o que é o parto humanizado, eu aconselho que continue sua leitura.
Isso porque neste texto, iremos abordar um pouco a respeito desse método e quais as vantagens e precauções que o parto normal implica.
Deve-se pressupor que o parto humanizado seja devidamente a forma mais natural possível de ter um bebê. Foi por meio dele que, por anos à fio, as mulheres tiveram o seus filhos, antes da evolução ascendente da medicina.
Ele permite que a mulher possa ter o total controle sobre qual a devida posição que ela se sente mais confortável em ter o bebê, além de decidir qual local deseja que isso aconteça, na piscina, na cama ou outro lugar.
Cabe a mulher decidir dentre muitos outros detalhes da evolução de seu parto, como a questão da presença de familiares ou o tipo de anestesia a ser utilizado no momento – e se ela será utilizada.
Durante a ocorrência do Parto natural hospitalar, o obstetra e sua equipe necessitam estar disponíveis para garantir a devida segurança da mãe e da criança, mesmo que por decisão da grávida, não haja muita ou nenhuma interferência médica no parto.
Ainda que o parto seja realizado mediante a cesárea, a futura mãe pode ainda sim realizar um parto humanizado, desde que a equipe médica que realizará o ato, garanta o conforto e a tranquilidade da grávida, durante o processo da cirurgia e proporcionando o contato direto da mão com seu filho.
Muito se comenta e muito se adere ao Parto hospitalar humanizado, isso porque ele demonstra trazer grande vantagens aos dois envolvidos, mãe e filho.
Vejamos agora, algumas das vantagens implícitas nesse parto:
Oferece um momento agradável e confortável, para mãe e filho;
Estresse reduzido;
Propicia um vínculo entre mãe e bebê mais rápido;
Facilita o processo de amamentação;
Diminui o risco de depressão pós-parto.
Muitas mulheres buscam pelo Parto sem dor e o método humanizado diminui ao máximo esse fator, pois propicia uma tranquilidade a mulher, permitindo que ela tenha mais liberdade para realizar algumas atividades.
Segundo especialistas, não existem desvantagens no parto natural. Isso é dito pois em qualquer situação é garantida a segurança máxima da mãe e do bebê, da maneira que a experiência do parto seja agradável e o menos traumática possível, sendo um Parto natural sem dor e sem estresse para a mãe, família e bebê.
Sendo assim, não há contra indicações a respeito do parto humanizado, pois é o direito da mulher escolher o procedimento mais confortável e seguro para a realização de seu trabalho de parto.
No entanto, devemos ressaltar que é altamente indicado que o parto natural seja realmente realizado em um ambiente hospitalar.
Em casa, ainda que todas as condições para a realização do parto estejam presentes, durante o trabalho de parto podem surgir situações emergenciais que necessitam da presença de um médico especializado para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Cabe a mãe escolher a melhor forma para que seu filho nasça, e isso é uma escolha pessoal e que deve ser respeitada. Contudo, o parto normal é uma opção saudável, natural e altamente bela.