Cuidar da saúde da boca é fundamental para garantir a vitalidade de todo o corpo. Se engana quem acha que cuidar dos dentes deve ser uma atividade deixada para depois.
Os dentes e a boca, de modo geral, facilitam diversas ações fundamentais para o corpo, como:
Além disso, é por meio da boca que temos contato com vários elementos do meio ambiente, que podem ocasionar a entrada de bactérias.
Por isso, cuidar da higiene oral é ainda mais importante para diminuir o risco da presença dessas bactérias, além de problemas na boca e dentes.
A boca é formada, basicamente, pelos lábios, dentes, língua, gengiva, glândula salivar, dentre outros. E alguns hábitos incorretos de higiene bucal podem causar problemas a esse órgão tão importante.
Os problemas principais são:
A cárie causada por bactérias e ocasiona furos no dente e sua desintegração. Isso ocorre por conta da falta de higienização bucal ou por outros problemas de saúde, como o câncer. A cárie causa muita dor no paciente e em muitos casos, pode ocasionar a remoção dentária.
Já o mau hálito pode vir por vários motivos, que variam desde a falta de escovação, ingestão de alimentos pesados, inflamações na gengiva que ocorrem por meio da formação de placa bacteriana, assim como problemas de estômago e outras doenças corporais, como no fígado e rins.
A falta de higienização bucal permite a formação de placa de bactérias que atuam colonizando a boca e se fixam atrás do dente, formando tártaro e inflamando a gengiva.
Quando essas bactérias endurecem, o tártaro está formado. Esse problema se agrava ainda mais em pessoas que são fumantes e que fazem ingestão constante de bebidas alcoólicas.
Outros problemas na boca que podem surgir são herpes e aftas, além também do câncer bucal. Podem surgir manchas dentro da boca, caroços e até mesmo algum tipo de inchaço e por isso, o cuidado com a saúde bucal e a ida ao dentista são fundamentais para detectar doenças de modo precoce, além de evitar a maioria dos problemas que podem surgir na boca.
O dentista é o profissional da saúde responsável pela saúde da boca. Ele pode orientar a respeito da, higiene bucal, além de verificar se o paciente possui algum problema dentário, cárie por meio da realização de exames e de raio-x.
Cuidar da saúde da boca é cuidar do corpo. Muitas vezes a pessoa está com dores de cabeça e isso pode ser o nascimento de um dente.
Pessoas com diabetes e com problemas de coração podem ter suas situações agravadas simplesmente por problemas na saúde na boca.
Por isso, ser acompanhado por um dentista é o básico, assim como fazer limpeza dentária a cada seis meses e manter uma boa escovação.
Além de ajudar na saúde dos dentes, o dentista pode deixar os dentes alinhados, mais bonitos e com uma mastigação mais agradável. Nesse caso, o uso do aparelho ortodôntico é uma ação bastante comum para auxiliar no alinhamento dentário.
Além disso, existem outros procedimentos como aplicação de flúor, clareamento dental, aplicação de placas de porcelana no dente, dentre outros.
Já falamos nesse artigo sobre a importância de cuidar da saúde da boca assim como de ir ao dentista com frequência ou pelo menos a cada seis meses para uma avaliação.
Para realização de procedimentos como limpeza ou remoção de dente é comum o uso do sugador odontológico, pois com a boca aberta durante muito tempo, a produção de saliva é inevitável.
No entanto, é fundamental ir em um dentista de confiança, que tenha credibilidade na realização de suas atividades e seja profissional.
Um dos mais comuns é o espelho em formato de dente, que pode ser utilizado inclusive em consultórios com atendimento infantil. Cuidar da saúde dos dentes e da boca não tem idade.
O dentista coloca equipamentos em sua sala com vários aparelhos odontológicos, alguns que assustam muito as pessoas, mas não causam nenhum dano.
Por fim, é importante ressaltar também que todos os equipamentos do dentista devem ser limpos e higienizados e por isso, ele contém uma autoclave dentista, que serve para esterilizar os equipamentos utilizados.