Saiba mais sobre residência para idosos

Atualmente, chegar aos 80 anos de idade é algo relativamente comum. Se por um lado é bom ter os entes queridos presentes por mais tempo, por outro idosos precisam de cuidados redobrados para se manterem confortáveis e seguras.

Afinal, a medida que o envelhecimento avança, há uma redução na independência até mesmo para atividades simples e cotidianas.

Em grande parte das vezes, a responsabilidade pelo auxílio recai sobre os familiares. No máximo, contrata-se um cuidador de idosos para ajudar com rotinas como alimentação, higienização e tomada de medicamentos.

O problema é que, junto com a maior expectativa de vida, o perfil das famílias também está mudando. Atualmente, os casais têm cada vez menos filhos, e todos – incluindo as mulheres – são atuantes no mercado de trabalho.

Paralelamente a isso, os lançamentos imobiliários estão cada vez menores, projetados justamente para famílias diminutas.

Por conta disso, cada vez mais pessoas consideram enviar seus entes queridos a um lar residencial para idosos, onde ele será cuidado e receberá atenção 24 horas por dia.

Apesar da tendência, muitas pessoas ainda veem esta opção com preconceito, crentes de que isto não é nada mais do que um abandono.

Entretanto, este preceito é infundado: estas residências estão muito mais modernas, e, consequentemente, trazem muito mais benefícios aos moradores.

Os lares não são o que costumavam ser

Quem opta por contratar um cuidador de idosos sp ao invés de enviar seu ente querido a uma instituição especializada, normalmente o faz devido aos preconceitos que rondam estes locais.

De fato, há alguns anos, eles costumavam ser insalubres e desorganizados, fazendo com que os idosos não recebessem a atenção de que precisavam.

Porém, isso está mudando. O ponto de virada foi a aprovação do Estatuto do Idoso, que assegura uma série de direitos a esse grupo social, levando em conta suas vulnerabilidades.

Por conta disso, os estabelecimentos devem firmar um vínculo contratual com os moradores, estabelecendo os direitos e deveres de ambas as partes.

Por fim, este diploma legal também prevê que locais como um lar ou um hotel para idosos deve ser fiscalizado pelo poder público, e que eventuais desrespeitos aos direitos dos moradores devem ser denunciados ao Ministério Público local.

Deste modo, antes de enviar um ente querido a uma instituição do tipo, vale a pena averiguar se há alguma denúncia do tipo registrada.

Lar x Clínica para idosos

Além disso, nem todos sabem que há diversos tipos de estabelecimentos para abrigar idosos, e que cada um deles tem particularidades em relação a seu funcionamento.

Os mais conhecidos são os asilos, também chamados de lares ou casas de repouso. Eles costumam abrigar idosos que, apesar da idade avançada, não exigem uma atenção médica extremamente especializada. Deste modo, o foco da equipe é assegurar conforto e segurança, providenciando:

  • Instalações adequadas;
  • Alimentação saudável;
  • Medicação correta e no horário;
  • Atividades intelectuais, sociais e físicas.

Já uma clínica para idosos (ou geriátrica) tem um enfoque mais centrado no cuidado com a saúde. Por conta disso, estes locais costumam ser procurados por famílias de pessoas da terceira idade com doenças crônicas e/ou terminais, que requerem cuidados mais intensivos.

Por fim, também há um tipo de estabelecimento pouco conhecido, mas que está em crescimento: a creche para idosos.

Assim como nos locais pensados para crianças, trata-se de um lugar que, dotado de uma equipe capacitada, oferece uma série de atividades a serem feitas ao longo do dia, geralmente em horário comercial, quando a família costuma estar trabalhando. Deste modo, os idosos se mantêm estimulados e atendidos, mas não perdem o contato diário com os familiares.

A família deve continuar presente

Especialistas apontam que, independentemente das características do local onde o idoso está internado, o convívio familiar é sempre um fator muito importante para a qualidade de vida das pessoas de terceira idade.

Deste modo, eles se sentem queridos e amados, o que é um fator com muita influência sobre a sua autoestima e, consequentemente, sobre a sua saúde mental.

Isso também se aplica a uma creche para idosos SP ou em qualquer outra localidade. É importante que os familiares se interessem pelas atividades executadas nestes locais, e que se envolvam nelas quando requerido. É uma ação simples, mas com muito poder para alegrar a vida de pessoas queridas de terceira idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *