O avanço da tecnologia e a transformação digital que isso vem causando, está impactando todos os setores. Com a saúde não é diferente.
A medicina digital traz inúmeros benefícios e é sobre isso que vamos discutir neste artigo.
Ainda que muitos médicos não queiram se adequar às novas tecnologias oferecidas na área da saúde, uma hora ou outra certamente eles irão se deparar com alguma necessidade. A telemedicina é um exemplo clássico.
A pandemia gerada pelo Coronavírus, acelerou vários processos tecnológicos que estavam em andamento, o que inclui a telemedicina.
Dessa forma, tanto os médicos como os pacientes foram obrigados a utilizar essa tecnologia para evitar deslocamentos desnecessários. Com isso, foi possível perceber que a tecnologia, quando bem utilizada, pode trazer mais benefícios do que se pode imaginar.
Mas aí, você deve estar se perguntando… Afinal de contas, o que é exatamente medicina digital?
O termo medicina digital é utilizado quando a tecnologia é utilizada na medicina. Ela vem sendo mais usada nos dias de hoje por conta da expansão da telemedicina e de diversos softwares médicos que existem para facilitar a rotina dos profissionais de saúde.
No entanto, esse conceito vai muito além disso. Na medida em que as pessoas se tornam cada vez mais empoderadas e com mais informações, elas vão se tornando também mais exigentes.
Isso reflete em todos os setores, como na saúde. Dessa maneira, a medicina precisa acompanhar o avanço da sociedade.
Um exemplo das grandes possibilidades que a tecnologia pode trazer para a medicina foi mostrado em um estudo de pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). Nesta análise, foi utilizado um smartphone para realizar uma cirurgia no cérebro.
Além de todos esses avanços em cirurgias, exames e diagnósticos, outro fator extremamente importante na saúde é com relação aos dados dos pacientes.
Hoje em dia temos muito mais possibilidades de segurança da informação como em nuvens, por exemplo, do que antigamente tínhamos com prontuários em papel.
Outro exemplo de maior segurança é com relação à prescrição digital. Atualmente, é possível fazer a prescrição de medicamentos por plataformas gratuitas, como a Memed, por exemplo.
Nesse tipo de tecnologia, o médico precisa realizar a sua assinatura digital e isso traz mais segurança, pois os riscos de fraudes são reduzidos.
Mas, além desses benefícios que citamos com relação à segurança da informação, também existem muitos outros. Enumeramos os principais a seguir. Confira:
A medicina digital certamente traz muitas vantagens, tanto para os médicos, como para os pacientes. Veja abaixo alguns deles:
Um dos benefícios que a tecnologia trouxe para a medicina foi a agilidade no atendimento. Mas isso não diz respeito ao tempo em que o médico atende o paciente, certo? A consulta propriamente dita é exatamente a mesma que física no consultório.
Porém, a marcação é realizada online, o paciente recebe a receita digital em seu celular e pode comprar o medicamento por lá mesmo.
Além disso, as informações de um exame, por exemplo, também são compartilhadas de forma mais rápida, o que pode consequentemente acelerar o diagnóstico.
Pensando na teleconsulta, possibilitada pela telemedicina, o médico e o consultório reduzem os custos com papelaria, como impressão de talões de receita, carimbos, tintas e papéis.
Fazendo todo o processo online, o custo será basicamente com a manutenção do certificado digital que é necessário para emitir a receita digital.
Já pensou naquelas regiões onde não existem médicos especialistas? Com a telemedicina é possível que essa população tenha maior acesso à saúde de qualidade, já que os profissionais dos grandes centros podem atendê-los por meio virtual, via telemedicina.
Além disso, um médico de uma cidade pequena pode se comunicar por meio de tecnologia com outro médico especialista para ajudar em um diagnóstico, por exemplo.
A tecnologia oferece mais recursos e com maior segurança, o que ajuda a reduzir possibilidades de erros.
Uma simples prescrição médica que deixa de ser feita no papel e passa a ser enviada digitalmente para o paciente ajuda a reduzir de modo considerável as chances de falhas.
Além disso, também existem ferramentas que monitoram pacientes e por meio da inteligência artificial avisam rapidamente a mudança de um quadro. Isso faz com que o médico consiga tomar uma decisão rápida.
Com a tecnologia de armazenamento em nuvem vários softwares médicos podem ser acessados de qualquer lugar, desde que o médico tenha acesso à internet.
Com isso, é possível acessar um prontuário de um paciente, por exemplo, de qualquer lugar e agilizar um atendimento de urgência.
Além disso, a tecnologia também possibilita a integração de ferramentas digitais para potencializar ainda mais o processo.
Com o avanço da utilização da tecnologia na medicina, tornou-se possível diagnosticar diversas doenças antes de elas se apresentarem de fato na pessoa.
Por conta disso, os médicos conseguem antecipar um diagnóstico e tratar a doença trazendo maiores chances de cura.
Com testes genéticos, por exemplo, é possível descobrir a predisposição de uma pessoa para determinadas doenças, como alguns tipos de cânceres. Dessa maneira, inicia-se tratamento para prevenção.
Agora que você já sabe a importância da medicina digital no dia a dia do médico e dos pacientes e todos os benefícios que a tecnologia traz para o setor, continue acompanhando mais notícias sobre.