Saúde: cuidados e manutenção hospitalar na odontologia

manutenção

O hospital e clínicas médicas são locais que nos dirigimos em situações de emergência ou simplesmente para realizar exames, procedimentos médicos, check-up e exames de rotina.

Ir até esses locais são fundamentais para a manutenção da vida, diagnóstico de doenças e tratamento. Porém, a construção e cuidados com a manutenção desses espaços são fundamentais para que o serviço tenha qualidade e seja seguro.

A construção de um hospital ou clínica médica, inclusive, para os odontólogos, é fundamental para a sociedade ter os cuidados necessários, tratando e prevenindo doenças.

No entanto, a construção desses locais envolve um cauteloso trabalho de engenharia e manutenção hospitalar, pensando em todos os detalhes que vão além da parte técnica de construir um galpão ou espaço.

Esse local deve contar com a infraestrutura necessária, disponibilização de boas instalações hidráulicas, elétricas e pneumáticas (para o deslocamento de gases), assim como em um projeto que ofereça segurança, conforto e bem-estar ao paciente.

Após o procedimento de construção e instalação de equipamentos, é necessário realizar a manutenção predial hospitalar, com o objetivo de garantir a segurança do prédio, funcionários e pacientes.

Um local hospitalar ou de atendimento a pacientes, pode conter diversos fungos, bactérias e vírus. E por isso, o local precisa de manutenção e cuidados para estar sempre limpo e com um controle de segurança.

Tanto a construção como a manutenção de um prédio hospital ou clínica, precisam seguir normas da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).

Confira quais são os Tipos de Manutenção Hospitalar

A manutenção de um prédio de hospital ou clínica precisa passar pela gestão do local, que é controlada pela diretoria, corpo técnico e os gestores. A manutenção precisa ser feita respeitando normas técnicas de segurança e tem como objetivo garantir a qualidade do local.

O ideal é que a manutenção ocorra de forma preventiva, ou seja, que seja efetuada antes que um problema ocorra de fato. Com isso, as chances de um equipamento ou processo apresentar falhas ou degradar são muito menores.

A manutenção preventiva garante uma melhora dos serviços, assim como realiza inspeções e pequenos reparos técnicos, visando tornar o local ainda mais agradável e seguro.

Diversos locais podem passar por manutenção preventiva, como:

  • Instalações elétricas, hidráulicas e pneumáticas;
  • Elevadores;
  • Equipamentos médicos;
  • Sistemas de filtro de ar.

Outro tipo de manutenção é a corretiva, quando um problema ou ocorrência já foi detectada. O ideal é cuidar do espaço de forma preventiva, para evitar a manutenção corretiva, que seria a troca dos equipamentos e ocasiona gastos maiores.

Dentro desse ramo de cuidados, é fundamental estar atento também à limpeza hospitalar. Como citamos nesse artigo, em um hospital ou clínica, o médico ou especialista da saúde terá contato com vários elementos que podem conter vírus, bactérias e fungos.

Por isso, o descarte desses elementos assim como a higienização dos equipamentos e instrumentos, são fundamentais para garantir a segurança nos processos e evitar infecções nos pacientes ou contaminação.

Para garantir que o local esteja sempre limpo, muitas empresas hospitalares contratam serviços terceirizados de limpeza, com especialização no ramo hospitalar para desempenhar as atividades.

Cuidados em uma clínica odontológica

O cuidado com a saúde bucal e a preservação dos dentes é fundamental para a saúde de todo o corpo. É na boca que se inicia o processo digestório e por isso, é fundamental pensar na saúde dos dentes, língua ou gengiva, por exemplo.

Quem ajuda a manter a saúde da boca é o dentista, um profissional da saúde especializado nesse segmento. Geralmente, a clínica do dentista apresenta uma cadeira odontologica tanto para o dentista como para o paciente.

Essa cadeira é ajustada a depender do procedimento médico que for realizado. O ideal é que essa cadeira seja confortável para o paciente.

O dentista utiliza muitos equipamentos, sendo um deles a lima de dentista, que é um instrumento utilizado em processos de canal, quando o dente está cariado. Ao longo da vida, problemas com escovação ou outras doenças podem atingir a boca.

Uma delas é a presença da cárie, que pode corroer o dente e atingir os nervos. Pode ser causada por problemas na escovação e é fundamental a ida ao dentista para o tratamento.

No entanto, todos os procedimentos feitos na boca precisam ser muito bem higienizados, por isso, todos os equipamentos passam por uma autoclave, que realiza o processo de esterilização.

Além disso, o dentista utiliza luvas, proteção de roupa e touca de cabelo, para evitar qualquer tipo de contaminação.