Sintomas de gravidez: o que esperar nos primeiros meses

Apenas os exames podem confirmar a gravidez, mas alguns sintomas são sinais de alerta

A gestação é responsável por trazer diversas mudanças na vida das mulheres, antes mesmo de ser descoberta. Alterações hormonais, mudanças de humor, desejos repentinos, fadiga, náusea, aumento da sensibilidade mamária, atraso na menstruação… Diferentes sinais são dados pelo corpo para avisar que uma nova vida está sendo gerada. 

Após a descoberta, surge uma lista de preocupações: comprar fraldas, estudar sobre o parto, preparar-se para a amamentação e montar o enxoval estão entre elas. Quanto antes você souber que está grávida, mais tempo ganha para se organizar e estar preparada para a chegada do bebê. Para isso, é importante saber o que esperar nos primeiros meses da gestação. 

Atraso na menstruação

O sinal mais conhecido de uma gravidez é o atraso na menstruação. A lógica é bem simples, as mulheres menstruam quando o útero passa por uma descamação, processo que só acontece quando não há a fecundação de um óvulo e, consequentemente, a presença de um feto. Portanto, a gravidez e a menstruação são dois processos incompatíveis. 

Entretanto, o atraso ou a falta da menstruação podem ser causados por outros fatores: estresse, uso de medicamentos específicos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcionais contínuos e alterações uterinas estão entre as principais. Por isso, é importante investigar. 

Náuseas

Outro sintoma muito associado à gravidez é a náusea, chamada também de enjoo, que pode ou não se transformar em episódios de vômito. Normalmente esse sinal aparece nas primeiras horas do dia, mas pode se repetir de tarde ou de noite, não existe uma regra. A maior frequência acontece entre a quinta e a nona semana da gravidez, desaparecendo no segundo trimestre.

Casos mais graves também podem acontecer e são chamados pelos médicos de hiperêmese gravídica. Nesse contexto, a náusea é acompanhada de vômitos frequentes, que podem fazer com que a mulher perca peso ou fique desidratada, precisando de cuidados médicos mais intensos. 

Fadiga  

A fadiga também é conhecida popularmente como cansaço e pode aparecer no início da gravidez. É possível perceber o sintoma no dia a dia, quando uma atividade que você fazia com frequência se torna mais cansativa e mais difícil do que o habitual. 

A explicação médica está na alteração dos hormônios, principalmente da progesterona, que acontece frequentemente durante a geração de uma vida. Esse processo reflete em fadiga, cansaço e sono excessivo. Assim como os demais sintomas, a fadiga pode ser um sinal de uma vida agitada ou de problemas com a saúde e precisa ser investigada. 

Aumento da sensibilidade mamária 

Desconforto ou aumento da sensibilidade nos seios pode ser um sinal de gravidez para as mulheres. É preciso ficar atenta aos incômodos com roupas que antes eram confortáveis, o aumento dos seios e até mesmo dores que antes não eram comuns no dia a dia. 

A resposta para esse sintoma é o aumento dos hormônios e da própria estrutura da mama, que se prepara para a chegada do bebê. O sinal aparece ainda no primeiro mês da gestação e pode desaparecer ao longo dos meses ou se manter até o momento do parto. 

Procure um médico nos primeiros sintomas 

A gravidez é marcada por uma série de sintomas que podem aparecer de forma isolada ou em conjunto. Apesar de serem comuns, não existe uma regra e cada corpo pode reagir de maneira diferente. Quem nunca conheceu uma mulher que demorou meses para descobrir a gestação e outra que percebeu já nas primeiras semanas? Essa é a prova de que cada pessoa sente o processo de uma forma. 

Por isso, apenas exames específicos e o acompanhamento de um médico podem dizer com certeza que uma mulher está grávida. Após a descoberta, é preciso dar início ao acompanhamento para garantir que tanto a mamãe quanto o bebê estarão saudáveis ao longo dos próximos meses.