Saiba mais sobre os sistemas de refrigeração

Para quem deseja comprar algum tipo de equipamento de refrigeração para o comércio ou para a residência, termos como “placa termica” podem aparecer durante a análise.

Entender os sistemas de refrigeração existentes e qual a proposta e as vantagens de cada, é essencial para que se escolha de maneira consciente qual se pretende optar. São eles:

  • Refrigeração por ar forçado;

  • Refrigeração por evaporação;

  • Refrigeração estática;

  • Dentre outros.

Os tipos apresentados são os mais comuns para classificar o sistema de refrigeração que o equipamento pode utilizar.

Cada um deles apresenta alguns prós e contras, características individuais, em relação aos outros. Por isso, é fundamental conhecê-los mais a fundo.

Refrigeração por ar forçado

Também conhecido como condensação forçada, esse sistema possui uma ventoinha que força o gás proveniente do processo termodinâmico para o interior do equipamento.

Sua principal vantagem diz respeito ao aumento da capacidade de refrigerar o ambiente.

Geralmente é instalado em sistemas comerciais leves, como conservadores de bebidas, ilhas de congelados, máquinas de gelo e em grandes estruturas frigoríficas, como câmeras frias.

Refrigeração estática

Esse é um sistema no qual são resfriadas através de serpentinas na parte de baixo da placa fria refrigeração.

Também conhecido por refrigeração por placa, em consequência disso. Sua vantagem se dá, basicamente, pelo baixo preço dos equipamentos que o comportam.

Essas placas não possuem grande poder de gerar frio e são usadas em balcões expositores de bebidas.

Pode-se dizer que a refrigeração estática é o sistema mais comum, caracterizado por um ou mais motores, com um circuito específico, no caso dos frigoríficos, e outro para o congelador.

O processo de refrigeração tem lugar graças a um gás que se descola no interior do aparelho e do congelador até atingir a temperatura desejada.

Nos fóruns de perguntas sobre aparelhos com esse sistema, o estado da Placa fria é um dos questionamentos mais frequentes.

No caso de geladeira que não desliga, por exemplo, produz barulhos suspeitos quando está ligada etc.

As respostas podem girar em torno do bota termostato ou ainda se está se formando uma camada de gelo em torno dessa região do aparelho que é não apenas fundamental.

Mas que também é uma boa referência da funcionalidade da máquina, a placa fria geladeira.

A título de curiosidade, a placa também pode ser utilizada em outras ocasiões, como no aquecimento dos ambientes para uso em citologia, histologia, patologia e biologia.

O equipamento conhecido como placa aquecida – PA-14 contém uma área para até 50 lâminas ou 85 moldes feitos de aço na cor preta, para uma melhor visualização dos espécimes.

O calor na Placa aquecida é mantido uniformemente em toda sua área e totalmente controlado por um display digital, facilitando, dessa forma, o trabalho do usuário, pesquisador etc.

Com configurações simples, com ajustes de máximo e mínimo com faixa de segurança e com um sistema de proteção de configuração que impede alterações indevidas no controlador.

Além disso, é considerada muito fácil de limpar e ainda é fortemente resistente ao ataque de produtos químicos, o que a torna perfeitamente pertinente ao uso de laboratórios.

Refrigeração por evaporação

É nesse sistema que acontece o processo natural da compressão de um gás no qual há um fluido refrigerante que tem a capacidade de absorver o calor de todo o ambiente interno do evaporador.

Liberado, dessa forma, no ambiente externo pelo condensador.

Explicando o seu processo, o vapor frio sai por um tubo capilar que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante e resfria o interior do ambiente.

É comum encontrar esse sistema instalado em equipamentos para refrigeração de confeitados, como bolos e doces, já que não possui um poder muito significativo de resfriamento.

É por isso que, em sua maioria, são considerados equipamentos mais baratos.

Passada essa lista de características, fica mais fácil entender as especificações que envolvem os aparelhos que necessitam de sistema de refrigeração.

Mais do que apenas ouvir falar de termos como “Placa refrigerada”, é fundamental que se tenha o mínimo conhecimento do que ela representa e do que pode oferecer para o objetivo do comprador.

Assim como qualquer aparelho, há inúmeros modelos, tipos e características oferecidas no mercado.

Por isso, se faz mais do que fundamental analisar todas as variáveis para escolher aquele que melhor atende às necessidades do consumidor, do estabelecimento e do objetivo final da compra.

Opções não faltam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *