A gravidez é um momento muito aguardado e desejado por muitos pais e mães. Essa evolução biológica traduz-se na fecundação do óvulo pelo espermatozoide, ocorrendo dentro do útero feminino e trazendo como resultado a geração de um novo ser humano. Por ser uma fase de grandes mudanças, é primordial que haja um acompanhamento médico.
Durante um ciclo de aproximadamente 40 semanas, ou 9 meses – tempo ideal para que a formação completa da criança aconteça – devido à complicações e pequenos problemas, por vezes, a gestação infelizmente é interrompida antes desse período.
Assim, o bebê precisa ser removido, nascendo prematuro e precisando de cuidados intensivos na maternidade para que seu desenvolvimento aconteça.
A gravidez reflete em muitas mudanças físicas e psicológicas na vida mulher. Logo no início, é possível verificar alguns sinais que podem ser um indicativo de gravidez. Porém, esse processo não é igual para todas as pessoas, portanto, os sinais são diferentes e, para algumas mulheres, é imperceptível no início.
Dentre os aspectos mais comuns, é possível destacar:
Caso os sinais sejam detectados, é indicado que a mulher procure um ginecologista obstetra para realizar o exame e confirmar o resultado da gravidez, quanto antes o pré-natal começar, o controle das dificuldades que podem ocorrer durante a gestação serão de fácil controle.
O principal cuidado, tanto para a saúde da mãe quanto do filho é o acompanhamento médico, que precisa ser realizado por um médico ginecologista especializado em obstetria.
Além do acompanhamento alguns comportamentos que precisam ser modificados e introduzir novos hábitos, alguns cuidados na gravidez são essenciais para uma gestação saudável e sem riscos.
As principais precauções são:
Tomar esses cuidados, principalmente no inicio da gravidez, é primordial e pode ser determinante para que o bebê continue se desenvolvendo bem dentro do corpo da mulher.
Além do ginecologista, uma nutricionista para gestante é fundamental, afinal, esse período é marcado por muita mudança hormonal e é, por vezes, um período que a mãe ingere uma quantidade excedente de alimentos, pois sente que precisa alimentar duas pessoas.
O ganho excessivo de peso pode ser prejudicial e resultar em desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes, além de tornar o parto um processo mais tenso, complicado e arriscado à saúde da mulher. Por isso, é importante manter o controle para ganhar somente o peso necessário.
Assim que a futura mamãe sai da clínica médica diagnóstico sabendo que está grávida, vários sentimentos nascem, desde os mais belos – como felicidade e amor – aos mais difíceis – como a ansiedade, o medo e até mesmo a solidão.
Devido a isso, além do acompanhamento com médicos especializados para tratar fisicamente da mamãe e do bebê, por vezes, alguns tratamento e atividades paralelas podem ser realizadas para diminuir o nervosismo e a ansiedade da geração de uma vida.
Um dos tratamentos indicados é a acupuntura para ansiedade. A acupuntura é um procedimento médico que estimula o equilíbrio e a energia interna das pessoas com a energia do ambiente.
Dessa forma, ela torna-se benéfica não apenas no tratamento da ansiedade, mas também para possíveis estresses, insônia e dores no corpo.
Promovendo saúde e bem estar, a acupuntura atua em pontos específicos de todo o corpo, e contribui para a diminuição de dores físicas e emocionais. Trata-se de um processo onde agulhas são inseridas por profissionais habilitados em alguns pontos da orelha.
Um outro procedimento similar é o tratamento por auriculoterapia para ansiedade. Usando pontos presentes na orelha, a aplicação traz muitos benefícios aos seus pacientes, servindo para a melhora de diversos problemas físicos e emocionais.
Dessa forma, investindo nos cuidados com a saúde física e bem-estar mental, apesar de uma fase desafiadora, a gestação torna-se muito emocionante para as mulheres que têm a oportunidade de gerar uma nova vida dentro de si.