Você conhece ou já tomou pré treinos termogenicos? Recorrer a esse tipo de suplemento é especialmente comum entre os praticantes de musculação, mas eles podem ser tomados por praticantes de quaisquer atividades físicas, ou mesmo por quem não pratica nenhum esporte. Veja a seguir quais são os benefícios desse tipo de suplemento!
Termogenicos são suplementos comumente utilizados como pré treinos, que englobam uma gama muito grande de substâncias, feito a cafeína, por exemplo. Mas o que define um suplemento desse gênero de fato é sua capacidade de queimar gordura por meio de calor, gerado através de um estímulo do sistema cardiovascular e do sistema metabólico.
Há alguns suplementos termogenicos que levam dentro de si outras substâncias, como, por exemplo, a efedrina, que podem causar efeitos colaterais pesados e danos para a saúde. Por isso, é preciso ficar atento à fórmula do termogênico que você irá consumir e buscar indicação profissional que considerará suas particularidades.
O objetivo desse tipo de suplemento é auxiliar na perda de peso, bem como no ganho de energia. A grande maioria dos suplementos desse tipo, além do efeito redutor de peso, proporciona também energia para as tarefas diárias. Por essa razão, há quem os tome também para ter mais disposição durante o dia, mesmo sem praticar nenhuma modalidade esportiva.
É difícil estabelecer um tempo médio, uma vez que isso depende bastante dos hábitos diários de quem o toma, incluindo sua dieta, a prática de exercícios físicos, e outros fatores. Alguns especialistas, no entanto, apontam que com uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, é possível otimizar a perda de até cinco quilos em um mês.
É importante lembrar que, acima de tudo, esse tipo de suplemento é um potencializador de queima de gordura. Ele fará seu organismo queimar mais calorias do que o normal, especialmente quando aliado a prática de exercícios físicos. Por isso, não adianta consumir suplementos do gênero e comer ainda mais, compensando o gasto calórico. É preciso controlar a alimentação.
Há uma gama muito ampla de alimentos com propriedades termogênicas, mas entre os principais, podemos citar o café, o gengibre, a pimenta, a cúrcuma, o alho, a canela, o cacau, além do chá-verde e do chá-mate. De uma forma geral, se um alimento é “quente”, traz consigo sabores e sensações quentes, há grande chance de que ele possua propriedades termogênicas.
Assim como é preciso cuidado no consumo dos suplementos com propriedades termogênicas, é preciso de cuidado também nos alimentos do tipo. O consumo excessivo pode causar efeitos colaterais e danos à saúde, por isso, procure sempre a orientação de um especialista.
O ideal desse tipo de suplemento é consumi-lo nos pré treinos, ou ao logo ao acordar, tanto para ter mais disposição ao longo do dia quanto para potencializar a queima de gordura nas suas atividades diárias ou em suas práticas esportivas.
Não é recomendado ingerir suplementos ou alimentos do tipo durante a noite, pois eles podem prejudicar o sono. Uma boa regra geral é não consumir nada do tipo até seis horas antes de ir dormir.
Os alimentos e suplementos com propriedades termogênicas são grandes aliados na luta contra o ganho de peso, especialmente para quem tem tendência ao ganho de massa. Por isso, procure um especialista que possa te ajudar a descobrir qual é o melhor suplemento para você, e como tomá-lo.