Tratamento Invisalign: quais são as suas fases?

O tratamento ortodôntico Invisalign é um dos mais procurados pelas vantagens que oferece. É um sistema altamente estético, pois se baseia em talas transparentes removíveis que não alteram a imagem do paciente.

Como outros aparelhos ortodônticos, realiza micromovimentos dentais para um sorriso funcional e harmonioso.

Todo tratamento ortodôntico consiste em diferentes fases, mas no caso do Invisalign, o processo de confecção dos aparelhos muda.

Isso porque os alinhadores são feitos sob medida para cada pessoa e o ortodontista trabalha com um software específico para o Invisalign.

Fase I: primeira visita e estudo ortodôntico

Ao chegar na Ferrus & Bratos, um médico especialista em Ortodontia irá avaliar com você suas expectativas e objetivos em relação ao seu sorriso.

É fundamental a realização de um estudo ortodôntico, ou seja, uma série de exames diagnósticos que serão analisados ​​pela equipe médica.

Assim, diferentes especialistas, nas mais diversas áreas da Odontologia, poderão criar um diagnóstico abrangente aliado a um plano de tratamento personalizado.

Como a clínica está integrada com todos os aparelhos necessários, a pessoa não precisa se deslocar a diferentes centros de Madrid para realizar exames odontológicos.

Em uma segunda consulta, o ortodontista explicará como é necessário proceder de acordo com suas necessidades.

Este primeiro estágio é o mesmo, não importa o tipo de aparelho dentário que você escolha usar, mas como avançamos, com o Invisalign, há uma etapa extra que explicaremos na próxima seção.

Que tipo de Invisalign eu preciso?

Dependendo das necessidades da pessoa, e do grau de apinhamento, má oclusão ou qualquer outro problema bucal, é necessário optar pelo Invisalign Lite ou versão Full.

O primeiro tipo é indicado para casos leves, geralmente para pacientes que já usaram ortodontia, mas os dentes se moveram, por exemplo, por não usarem contenções.

Por outro lado, Invisalign Full é a versão mais completa, pois consegue corrigir qualquer mau posicionamento ou problema de mordida.

Como é lógico, para o tratamento com Full será necessário que a pessoa use um número maior de talas.

Fase II: ClinCheck e fabricação dos alinhadores Invisalign

Os suportes de metal e safira têm tamanho e formato padrão. Assim, após a realização do estudo ortodôntico, o profissional os coloca no paciente e é aí que ele inicia o tratamento.

No entanto, as talas removíveis Invisalign são feitas sob medida para a boca do indivíduo.

Para conseguir essa personalização, é necessário tirar as impressões de sua boca, usando um scanner intraoral 3D.

As amostras virtuais obtidas são enviadas eletronicamente para os Estados Unidos, onde a Align Technology – marca que fabrica os alinhadores – tem sua sede.

Este modelo 3D simula os movimentos dentais que devem ser realizados para obter um resultado ideal.

E como é possível recriar cada micromovimento dentário? Graças ao ClinCheck, o software desenvolvido pelo criador do Invisalign.

É uma ferramenta computacional que permite ao paciente e ao ortodontista saber como ficará seu sorriso após o término do tratamento.

Essa possibilidade só é possível com o Invisalign, pois nenhum outro sistema ortodôntico permite ver o antes e o depois antes de iniciar o processo.

Além disso, como as impressões são enviadas ao laboratório por meio eletrônico, os tempos do processo são substancialmente acelerados.

Caso essa tecnologia não esteja disponível, deverá ser feito o envio físico do molde feito com alginato e gesso, com a demora que isso acarretaria.

Fase III: início do tratamento ortodôntico invisível – Invisalign

Uma vez que os alinhadores são confeccionados de acordo com as instruções do ortodontista, eles chegam à clínica em aproximadamente 8 a 10 dias.

Em cada check-up odontológico Invisalign, o dentista dará à pessoa um novo conjunto de talas e mais duas para trocar em casa após 2 semanas.

Para que o tratamento tenha sucesso e, sobretudo, se ajuste aos tempos estabelecidos, é necessário que a pessoa use os alinhadores por no mínimo 22 horas por dia, podendo retirá-los apenas para comer e escovar os dentes.

O paciente deve comparecer para check-ups a cada 4 ou 6 semanas, para que o andamento do tratamento seja controlado.

Isso torna o tratamento muito mais fácil para as pessoas que moram fora, uma vez que não precisam ir à clínica todos os meses.

Por outro lado, o uso de fixações costuma ser necessário em quase todos os procedimentos, já que os elementos que permitem determinados movimentos que o alinhador não consegue por si mesmo.

São pequenos relevos compostos que são fixados ao dente. A colocação dos acessórios é, como o tratamento, personalizada.

Cada um se destina a fazer uma movimentação dentária específica e não precisam permanecer no mesmo dente durante todo o tratamento.

Fase IV: os refinamentos no Invisalign

Quando o paciente tiver usado todas as talas solicitadas, inicia-se a chamada fase de refinamento.

Nesta fase, o ortodontista avalia o estado da boca e a situação dos dentes.

Às vezes, considera-se que o resultado pode ser melhorado e é necessário escanear novamente a cavidade oral da pessoa e solicitar novos conjuntos de talas – o refinamento.

O objetivo é melhorar ao máximo a estética do sorriso.

Dependendo se estamos em um tratamento Invisalign Lite ou Full, o número de refinamentos que podem ser solicitados é diferente.

A versão Lite inclui um único refinamento, enquanto no caso do Full é possível encomendar 3, cada um com um número ilimitado de alinhadores.

Fase V: fim do tratamento Invisalign e fase de retenção

Quando o especialista conclui o tratamento com Invisalign, ele procede à remoção dos anexos e começa a etapa de contenção.

As peças possuem memória, por isso, tendem a retornar à posição original após a retirada do aparelho odontológico.

Assim, a fase de contenção é uma das mais importantes do processo, pois permite manter os resultados alcançados para a vida.

Existem dois tipos de retentores que são colocados na boca da pessoa:

Retentores fixos

São finas lâminas de arame colocadas no interior do dente de uma presa a outra, tanto na arcada superior, quanto na inferior.

Retentores removíveis

Conhecidos como Essix, eles são talas removíveis transparentes, portanto, sua aparência é muito semelhante ao Invisalign.

Normalmente, o paciente deve usar o Essix o dia todo durante o primeiro mês após o término da ortodontia, embora seja o dentista quem determina o tempo de uso individualmente.

O dentista verificará se a fase de contenção está correndo bem por meio dos check-ups, que acontecem a cada um, três, seis meses e, posteriormente, um ano.

Nessas consultas, será determinada a correta saúde bucal do paciente e a estabilidade dos resultados após a ortodontia.

Agora que você sabe em que consiste o tratamento ortodôntico com Invisalign, pode corrigir o alinhamento dos dentes.

É um método muito confortável e discreto que lhe permitirá alcançar o sorriso que sempre desejou ter.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Posicionamento Web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.