De uma maneira geral, as pessoas devem passar por exames e tratamentos médicos periodicamente para garantir que a saúde está em dia. Ou seja, é preciso estar atento aos sinais que o corpo apresenta, desde uma febre constante, uma dor de cabeça que não desaparece ou o ranger dos dentes por causas inexplicáveis.
Por isso, a visita a médicos e dentistas não deve ser evitada, sendo agendada de tempos em tempos para que os sintomas possam ser diagnosticados com maior precisão e de forma prematura.
Duas doenças que são comuns são a pressão alta e a diabetes. Após o diagnóstico feito por um profissional da área médica, diversos tratamentos serão apresentados, como uma dieta adequada e a prática constante de exercícios físicos.
No caso da pressão alta, a redução de sal é um passo importante para que a pessoa reduza os problemas que podem afetar o coração, o fígado e os rins. A diabetes é controlada quando o açúcar é substituído por elementos adoçantes que não prejudicam a saúde.
Em ambos os casos, há equipamentos medicos basicos que ajudam a verificar se está tudo em ordem. Para as pessoas hipertensas, o aparelho de pressão pode acompanhar a variação ao longo do dia, sendo os mais comuns o digital de pulso e a braçadeira com pera insufladora, também denominada esfigmomanômetro.
As pessoas diabéticas contam com o glicosímetro digital, que indica a medição de açúcar no sangue com o uso de uma gota de sangue, a partir de uma leve picada na ponta dos dedos.
Os programas governamentais e os planos particulares de saúde têm investido em tratamentos que podem ser realizados por médicos especializados diretamente nas residências dos pacientes.
Para aqueles que precisam fazer a fisioterapia ortopedia domiciliar, os profissionais fazem o atendimento e desenvolvem um programa exclusivo, empregando:
O tratamento dentro da residência do paciente contribui para uma recuperação em um menor tempo, pois a participação dos familiares incentiva a realização de atividades e exercícios propostos.
Caso seja necessário, é possível locar em lojas especializadas um aparelho de fisioterapia choque, dependendo das condições em que se encontra o paciente. A indicação do profissional pode auxiliar no alívio de dores que podem aparecer por causa do esforço, e na melhoria da mobilidade das articulações trabalhadas.
A saúde bucal precisa de atenção permanente, desde a primeira dentição, a partir dos 6 meses de idade. Na adolescência e na fase adulta, é possível que os pacientes passem por um tratamento dentário específico, para corrigir o alinhamento dos dentes ou cirurgias que envolvem a gengiva.
Para garantir uma mordedura apropriada e melhor aproveitamento dos alimentos, os dentistas podem indicar o uso de um aparelho removivel com mola, para corrigir a mastigação e proporcionar força ao maxilar.
Como esse modelo de aparelho pode ser retirado, a higienização é mais fácil, tendo toda a base formada por uma peça acrílica e complementada por uma estrutura em metal. Sua aplicação é mais indicada para correções que envolvem uma complexidade baixa, dispensando o uso contínuo por um longo período.
Os casos mais emblemáticos que surgem na cadeira de um dentista, em que os dentes estão tortos por diferentes motivos, a cirurgia não é dispensada, mas não sem antes de verificar a possibilidade de uso de um aparelho ortodôntico autoligado.
A função principal desse modelo de aparelho é o mesmo de outros: corrigir o posicionamento dos dentes na arcada dentária. A vantagem principal está no visual, mais discreto e na velocidade em que o tratamento é feito.
A diferença está na substituição das borrachas utilizadas em outros modelos, em que as estruturas presentes são um fio condutor acoplado por braquetes sobre a superfície dos dentes. O aparelho autoligado metalico reduz o atrito durante a mordedura ou quando o paciente articula o maxilar, agilizando o tratamento.
O acompanhamento profissional durante um tratamento médico ou odontológico é imprescindível. Com a observação das alterações apresentadas pelo corpo humano, é possível indicar se há necessidade em manter a dosagem de remédios ou o uso de equipamentos específicos.
No caso de cirurgias, elas podem ser realizadas em ambientes controlados, como uma sala preparada com iluminação e instrumentos adequados, em qualquer situação que o paciente se encontre.
Portanto, mesmo com as facilidades acessíveis de equipamentos e medicamentos apropriados, a visita a clínicas médicas e odontológicas é primordial em qualquer momento.