Cuidar da saúde é fundamental visto que isso garante qualidade de vida e bem-estar. Os princípios básicos desse cuidado é a prática de exercícios físicos, ida ao médico para realização de exames, assim como ter uma alimentação mais saudável.
Por conta da importância disso, esse artigo vai trazer dicas sobre alimentação saudável, médicos especialistas que você pode procurar além dos exercícios físicos que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida.
Não deixe de conferir!
A alimentação saudável é uma das chaves para a qualidade de vida e bem-estar. É necessário buscar por alimentos mais nutritivos para trazer ao corpo as vitaminas e nutrientes necessários, com o objetivo de fortalece-lo.
Diante disso, é importante realizar o corte gradual ou definitivo de alimentos que contenham:
Esses elementos contribuem para desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão também conhecida como pressão alta, diabetes, câncer, problemas respiratórios e nas articulações, dentre outros.
A partir daí, é importante consultar um nutricionista, buscando orientações sobre uma alimentação mais saudável e correta.
O nutricionista é o profissional especializado em uma alimentação saudável e vai fazer uma dieta específica para cada tipo de paciente a partir da sua real necessidade.
Por exemplo, existem pessoas que precisam engordar, mas isso deve ser feito de forma saudável.
De modo geral, um problema atual na sociedade é a obesidade, que já começa desde cedo, com as crianças.
Esse excesso de peso, gera um excesso de gordura que pode afetar o desenvolvimento da criança e torna-la um adulto mais propenso a ter problemas de saúde.
Por isso, o nutricionista orienta sobre a alimentação correta e indica alimentos ou produtos naturais em capsulas para emagrecer que podem auxiliar essa pessoa a chegar no peso correto.
Essas capsulas podem conter substâncias de chás e ervas, por exemplo, que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de gordura e bem-estar.
É importante ressaltar que, antes de comprar uma caixa com cápsula natural para emagrecer é importante que isso venha de uma orientação médica e do nutricionista, seguindo hábitos alimentares saudáveis. Isso é importante para evitar a automedicação.
Além do nutricionista e sua especialidade, existe também o profissional nutrólogo, que é formado em medicina, mas especializado no comportamento alimentar e doenças relacionadas a isso, como é o caso da bulimia, por exemplo.
Esses nutrólogos podem auxiliar pessoas que sofrem com problemas voltados ao comportamento alimentar que pode ser desde um compulsão até a bulimia, que citamos acima.
Esse nutrólogo pode ser especializado em esportes, como é o caso do nutrólogo esportivo SP. Esse profissional atua com pessoas que praticam atividades físicas, orientando uma alimentação saudável e que reponha a energia, calorias e nutrientes necessários para o atleta.
De modo geral, é comum ver o profissional da nutrologia esportiva SP associados a times de futebol, seleções ou até mesmo profissionais ginastas, de natação e academia.
Não basta apenas ter uma alimentação mais saudável e natural. É importante aliar isso à prática de exercício físico. E o médico nutrólogo junto com o nutricionista podem orientar sobre essa prática esportiva a depender do quadro clinico de cada paciente.
As práticas esportivas são diversas e daí a importância de ter uma orientação adequada, pois o exercício físico feito de forma errada pode causar problemas de saúde, ao invés de ajudar.
Um tipo de atividade bastante interessante é o treino funcional, que pode ser um treino em dupla funcional, quando envolve mais de uma pessoa, favorecendo a interação.
Esse tipo de treino é voltado aos movimentos do corpo humano, ou seja, a pessoa consegue correr, pular, empurrar, puxar, se agachar, dentre outros movimentos.
Com isso, esse tipo de exercício é voltado tanto para dar condicionamento físico ao paciente, mas também equilibro, força além de aumentar sua flexibilidade.
Além disso, o sistema cardíaco e respiratório ficam mais resistentes e fortes e a pessoa ganha agilidade na prática esportiva. Uma das vantagens dessa prática é a alta queima calórica.
O treino funcional em dupla também pode ser associado a outros elementos como cordas, bolas e elásticos pois isso fortalece a musculatura e ajuda a tornear várias partes do corpo, como pernas, braços e glúteos.
Esses exercícios devem ser acompanhados por um profissional que pode ser um educador físico ou personal trainer de confiança.