Você sabe como é realizado o enxerto ósseo dental?

Muitas vezes, alguns procedimentos cirúrgicos são importantes para garantir a saúde bucal e a preservação do seus dentes, como o enxerto ósseo. Além disso, a estrutura da arcada dentária também é um item a ser levado em conta quando você visita seu dentista com queixas.


Afinal, esse profissional está sempre em busca de situações que precisam de cuidado e do fornecimento de alternativas que não só asseguram a saúde do paciente, como tornam sua vida mais fácil e descomplicada.

Um dos processos mais recorrentes nas alas odontológicas é cirurgia de enxerto osseo na gengiva, que permite a aplicação de uma matéria que se ajusta a uma cavidade de sua boca para permitir uma série de de benefícios.
Nesse artigo, confira:

  • O que é enxerto;
  • Tipos de enxerto;
  • Uso na saúde;
  • Cuidados pós-operatórios.

Com o objetivo de possibilitar a recuperação da forma e da função óssea de uma área afetada, assegurando saúde e bem estar, esse processo retira um pouco de osso de uma parte do organismo e a insere em outro lugar, onde fará mais diferença e possibilitará que muitas situações sejam resolvidas na odontologia.

O processo acontece no consultório mesmo, sem necessidade de anestesia geral. Alguns casos, no entanto, podem exigir um espaço hospitalar mais avançado e a aplicação de dosagens mais elevadas de anestesia, pois cada paciente reage de uma forma ao processo.

Essa cirurgia é indicada quando há a necessidade de Implante odontológico e a estrutura bucal não permite a aplicação adequada. Nesse caso, o cirurgião vai verificar a possibilidade de uma intervenção óssea que consiga repor a falta de preenchimento existente em alguma área ou estimular o processo de recuperação do osso em questão.

Só não podem realizar esse procedimento aquelas pessoas que fazem uso de medicamentos para ossos e também os diabéticos não compensado, mas é sempre indispensável obter uma opinião médica sobre cada caso.

Tipos de enxerto

Existem diferentes tipos de enxerto osseo dentario de acordo com o método utilizado e o material. É possível, como já mencionado, alterar a dosagem da anestesia para casos mais drásticos, em que o paciente realmente não consegue passar pelo procedimento apenas com a anestesia local.

Feito isso, o cirurgião já terá se preparado para instalar o enxerto, que pode ser sintético, feito em laboratório, também conhecido como substituto ósseo, ou natural, retirado do próprio paciente. Em casos mais raros, o osso também pode ser de origem de uma doação ou de um animal.

O enxertos são essenciais em tratamentos de periodontite e em cirurgia mesmo antes de sua aplicação mais recente, que possibilita o encaixe de um novo dente na arcada.

Vale lembrar que o implante e o enxerto são processos distintos. Na maiorias do casos, recomenda-se realizar um espaçamento de pelo menos seis meses entre eles, mas alguns pacientes conseguem passar pelo dois de forma consecutiva no mesmo dia.

Seja como for, cabe ao médico ou dentista determinar essa informação em cada caso e as possibilidades com relação a implante dentario carga imediata.

Facilidade para profissionais

Os procedimentos de enxerto ósseo, em especial nas clínicas odontológicas, são bem mais simples do que pode parecer para alguns.

Não se deixe enganar pelo nome: apesar de parecer uma cirurgia sangrenta, na verdade se trata de um procedimento bem rápido e simples. Além disso, não compromete o paciente e possibilita a realização de tratamentos que dependem da boa estrutura bucal para serem iniciados.

Para ajudar os cirurgiões nesse momento, é possível pesquisar por  Kit enxerto osseo preço, de forma a otimizar o trabalho e tornar a eficácia garantida.

Com um conjunto padronizado de materiais que são indispensáveis no procedimento, é possível atingir alto desempenho e gerar satisfação imediata no paciente.

Custos

Muitos se perguntam Enxerto osseo quanto custa, mas isso vai depender diretamente de como a experiência cirúrgica será conduzida, do local, da estrutura oferecida, da profundidade do processo, etc.

É importante conversar bastante com o cirurgião dentista antes do procedimento, assim ele poderá explicar melhor cada detalhe.

Com relação aos cuidados pós-operatórios, basta o repouso físico completo durante três dias seguidos de descanso parcial por mais cinco.

Por isso, os dentistas recomendam que esse procedimento seja agendado de forma a não competir com outros eventos e compromissos que poderiam obrigar você a estar sorridente logo após uma cirurgia bucal.