Para quem deseja perder peso, os alimentos que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo são uma ótima opção.
Aqui, nos referimos aos ricos em cafeína, como café e chá verde, ou temperos como a canela e a pimenta, que são termogênicos e liberam substâncias como catequinas e capsaicinas.
Assim, unidos a uma alimentação saudável e com a prática frequente de atividade física, eles ajudam no emagrecimento e na melhora do funcionamento do organismo.
Por conter os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre aumenta a geração de calor e de suor, o que auxilia no emagrecimento e ainda previne o ganho de peso.
Além disso, essa raiz melhora a digestão e combate os gases intestinais, podendo ser consumida como chá ou adicionada em sucos, vitaminas, saladas e tempero para marmita fit low carb.
O chá verde é rico em flavonoides e cafeína, compostos que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura.
Para ter sucesso, deve-se beber de 4 a 5 xícaras por dia, evitando o consumo com as principais refeições, para que não atrapalhe a absorção de minerais, como:
Além disso, o chá verde tem efeito diurético, o que ajuda na eliminação da retenção de líquidos, com melhor efeito unido à massagem redutora de medidas.
É rica em capsaicina, um elemento com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxilia no alívio da dor, previne o câncer e acelera o metabolismo.
Recomenda-se consumir cerca de 3g de pimenta diariamente, e, quanto mais ardida, maior o seu teor em capsaicina.
Com ação termogênica, a canela ainda age como anti-inflamatório, antioxidante, melhora a digestão e controla a diabetes e o colesterol alto.
Essa especiaria pode ser consumida como chá, ou ainda é possível adicionar 1 colher de chá em saladas de frutas, vitaminas ou no leite.
O café acelera o metabolismo por ser rico em cafeína, e pode ser consumido ao longo do dia no café da manhã ou nos lanches, acompanhado de bolo caseiro de laranja.
A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150ml diárias, mas o consumo deve ser evitado caso você sofra com insônia, gastrite ou pressão alta.
Ademais, tenha em mente que o ideal é que todos os alimentos descritos ao longo deste artigo sejam prescritos por um nutricionista, pois as quantidades podem variar de acordo com cada organismo.