Diabetes Genética: O Que Você Precisa Saber

diabetes

A diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas e dificulta a vida delas, principalmente quando se trata de alimentação. Hoje falaremos sobre diabete genética e te responderemos se essa doença poderia ser hereditária.

Essa pode ser uma pergunta simples e, ao mesmo tempo, complexa. É por isso que antes de tudo, precisamos esclarecer alguns fatores, como explicar o que é a diabete e coisas do tipo.

O que é a Diabetes?

Muitas pessoas conhecem essa doença somente pelo nome e às vezes posso em algum parente ou amigo que tenha a doença, mas, ao certo, não sabem o que é. Trata-se de uma doença crônica causada pela produção insuficiente da insulina.

A insulina é um hormônio da nossa corrente sanguínea e, ao mesmo tempo, age como fonte de energia. O diabete também pode ser causado pela resistência do corpo à ação da insulina.

Diabetes genética existe?

Para entendermos essa pergunta é necessário falarmos sobre os tipos de diabetes. Para os casos de diabetes tipo 1, que acontece devido à destruição das células Beta pancreáticas, existe sim um risco pequeno de transmissão familiar. 

Os riscos são de 0,4% quando não há histórico na família. De 1 a 4% se a mãe possuir diabetes do tipo 1. De 3 a 8% quando o pai é diabético tipo 1. 2 até 6% se um dos nossos irmãos possuírem DM1. 30% se os pais têm a doença e 30% se um irmão gêmeo (idêntico) possui.

Porém, quando se trata de diabetes tipo 2, a hereditariedade pode ser um fator de risco bem mais forte do que o comum e mais de 75% dos pacientes apresentam um histórico familiar positivo. 

Existem pelo menos 50 genes que conseguem aumentar ou diminuir o risco no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Existe também o tipo de diabetes que se caracteriza pela mutação específica de um único gene, sendo chamado de diabetes monogênico.

De maneira resumida, trata-se de um defeito monogênico transmitido por herança autossômica dominante.

Como evitar o diabetes tipo 2

Embora possa ser passado de forma genérica, o risco de desenvolver a doença de diabetes tipo 2 é influenciado diretamente pelos hábitos de nossa vida. É justamente por isso que devemos tomar diversos cuidados para evitar o surgimento dessa doença.

Uma rotina de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem ser um grande divisor de água nesses casos. A diabetes tipo 2, em sua grande maioria dos casos, poderia ser evitada com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Uma boa solução

Quando estamos falando sobre diabetes, todo cuidado é pouco e foi justamente pensando nisso que os especialistas na doença criaram um tipo de composto capaz de melhorar o quadro e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Uma solução em gotas completamente segura e aprovada pela ANVISA, traz diversos benefícios para a saúde de quem sofre com esse tipo de doença.

Essa é uma solução que promete melhorar e facilitar o controle da glicose, fazendo com que os níveis se estabilizem rapidamente. O produto conta com a tecnologia de aplicação sublingual e isso facilita a absorção pelo nosso organismo.

Seus benefícios

É uma solução que traz diversos benefícios:

  • Ajuda a controlar o índice glicêmico;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Reduz o colesterol e gordura ruim;
  • Desintoxicar o pâncreas.