Cresce o número de beneficiários de planos de saúde no Brasil

Cresce o número de beneficiários de planos de saúde no Brasil

Com um aumento de mais de 181 mil vínculos em relação a setembro, o número de beneficiários de planos de saúde de assistência médica chegou a 53,3 milhões em todo o território nacional. Esse número representa uma taxa de cobertura de 26,23%, considerando os dados populacionais divulgados pelo IBGE/DATASUS em 2022.

As informações foram publicadas na última sexta-feira (5/12) no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mesmo com o cancelamento de 1.018.170 vínculos em planos de saúde, outros 1.199.927 de novos registros foram incluídos, garantindo o crescimento do setor em outubro.

ROTATIVIDADE DE PLANOS DE SAÚDE

Os números mostram uma taxa de rotatividade de 1,92% no mês de outubro em comparação a setembro. Nos últimos 12 meses, foram registradas 15.527.524 adesões e 14.128.181 cancelamentos, elevando a taxa de rotatividade para 27,25%. Vale lembrar: os dados se referem ao total de vínculos de pessoas, já que um mesmo indivíduo pode ter mais de um plano ativo.

CONFIANÇA É A CHAVE E O DESAFIO

Segundo matéria do portal Saúde Business, a confiança funciona como um “capital invisível” na saúde. A comunicação, nesse cenário, exerce um papel estratégico: ajuda instituições a compartilharem indicadores de qualidade assistencial, traduzirem relatórios técnicos para uma linguagem acessível, monitorarem em tempo real menções e crises, além de alinharem a cultura organizacional. Juntas, essas práticas fortalecem a relação e a confiança entre clientes e instituições.

Ainda de acordo com o Saúde Business, quase metade das operadoras de planos de saúde continua no vermelho, reflexo da pressão da inflação médica, do envelhecimento populacional e da judicialização, mesmo com os lucros expressivos registrados por algumas empresas no último ano. Nesse contexto, o desafio é reconhecer e transformar vulnerabilidades em aprendizado e, de forma estratégica, mostrar o que tem sido feito para garantir a sustentabilidade e o acesso aos planos.

CRESCIMENTO POR ESTADO

Em comparação ao mês de outubro de 2024, o número de indivíduos em planos de saúde cresceu em todos os estados do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Amazonas registraram, em números absolutos, o maior crescimento de beneficiários.