A natação é conhecida por ser um esporte completo, que garante o desenvolvimento da criança de forma geral, então, quanto antes iniciar a atividade melhor será.
Além de ser um exercício saudável, as crianças também podem se divertir muito já que a grande maioria gosta de brincar na água ou de atividades que envolvam água.
Neste post separamos os principais benefícios que seu filho pode ter na vida se optarem por ter aula de natação infantil. Confira abaixo:
As aulas de natação infantil podem fazer parte da vida da criança logo nos seus primeiros anos, pois existem muitas vantagens nisso.
Isso porque, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade e desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade.
Além disso, esse esporte também melhora a percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.
Abaixo explicaremos melhor sobre as vantagens e benefícios do seu filho praticar esse esporte muito bem indicado e conceituado.
Praticar qualquer atividade física já potencializa mecanismos de defesa do corpo, diminuindo o risco de se contrair doenças.
Mas, além disso, a natação é um esporte bastante indicado para crianças com problemas respiratórios já que ali, durante as aulas, a criança aprende a fazer uma respiração correta.
A prática da atividade na infância vai estimular o desenvolvimento de importantes habilidades para criança, como flexibilidade, agilidade, resistência e força.
Um estudo feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia acompanhou bebês que nadavam já desde os 7 meses até 2 anos e outros bebês que não praticavam natação.
Depois, avaliaram essas crianças de novo aos 5 anos e o resultado foi que o grupo de bebês que praticavam natação se saiu melhor na avaliação motora.
Praticar atividades físicas é essencial para crianças e adultos, além de trazer mais diversão e leveza para o dia a dia, as atividades físicas também proporcionam uma qualidade de vida muito boa.
E a natação entra na lista de esportes de alto consumo calórico e, mais, não é um esporte considerado de alto impacto, o que diminui as chances de lesões ou problemas associados.
Ou seja, uma excelente indicação para as crianças!
No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos.
Um número assustador para os pais, por isso, uma das recomendações da ONG Criança Segura é que as crianças aprendam a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natação.
E se os pais ou responsáveis também não souberem nadar, devem aprender. Mas, mesmo que seu pequeno saiba nadar, a atenção perto de piscinas, lagos, rios ou mar deve ser sempre constante! Nunca deixe a criança sozinha perto da água.
As atividades e brincadeiras feitas durante as aulas de natação costumam ser bastante lúdicas para as crianças, ou seja, todas elas aprendem um esporte muito importante e saudável e ainda se divertem muito e fazem novas amizades.
Em uma aula, as crianças podem aprender a segurar o fôlego embaixo da água enquanto são estimuladas a brincar de faz de conta, por exemplo.
Por isso, ao longo das aulas muitas crianças ficam mais tranquilas e quando a aula acaba, ficam com a sensação de que o tempo passou rápido e ficam na expectativa da próxima aula.
Neste conteúdo você conferiu que um esporte pode ser saudável, seguro e divertido ao mesmo tempo, e quando uma atividade é assim, ela é muito indicada para as crianças.
Entre outros pontos, também foi compartilhado como a natação pode trazer benefícios para a vida da criança.
Então, se você estava na dúvida de qual esporte seu filho poderia gostar de fazer, tente conversar com ele sobre as aulas de natação.
Procure uma boa escola com profissionais de qualidade e deixe seu filho aprender, cuidar da saúde e se divertir ao mesmo tempo.