Praticar atividade física pode ser muito prazeroso, mas esse momento pode ser ainda melhor se for feito ao lado de outras pessoas.
A prática de atividades físicas em grupo é uma ótima maneira de ter motivação, formar novas amizades e cravar esse hábito de vez na rotina, com menos riscos de abandoná-lo.
Contudo, em muitos casos, quem tem interesse em praticar vôlei, futebol, basquete ou entrar para uma turma de zumba ou de artes marciais não sabe muito bem por onde começar.
A boa notícia é que encontrar grupos para realizar uma atividade física não é impossível, sendo que a própria tecnologia pode ser uma grande aliada nessas horas, como detalha o texto abaixo.
Realizar atividades físicas em grupo é uma excelente forma de não perder um ingrediente essencial para incluir de vez esse hábito na rotina: a motivação.
Ao se exercitar com outras pessoas, o indivíduo se sente mais motivado, pois esse momento deixa de ser sinônimo de esforço físico e cansaço, tornando-se um horário do dia para fortalecer laços, conhecer novas pessoas e socializar.
Isso sem contar que essa motivação também serve de combustível para superar os seus limites físicos e ir além.
O incentivo recebido dos outros membros da equipe e a coordenação de um professor ajuda a realizar a atividade da forma correta e ir até o fim, fazendo com que uma eventual desistência seja muito mais difícil de ocorrer.
Com mais motivação, a pessoa acaba desfrutando melhor de todos os benefícios que a prática regular de atividade física oferece.
Evitar o sedentarismo, melhorar a saúde cardiorrespiratória, reduzir os níveis de glicose e colesterol no sangue, fortalecer os músculos, aprimorar a saúde das articulações, ganhar fôlego e equilíbrio e perder peso de forma sadia são algumas das vantagens que esse estilo de vida oferece.
Diferencial nesses casos, a socialização também é um ponto positivo. Entrar em atividades coletivas é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e aumentar a rede de relacionamentos, compartilhando um gosto em comum.
Contudo, uma das principais dificuldades de quem tem interesse em incluir esse tipo de prática esportiva no dia a dia está justamente na integração.
Em muitos casos, o interessado não sabe onde procurar um grupo para conhecer e fazer parte, o que acaba o desmotivando a incluir o exercício na rotina.
Felizmente, existem soluções para contornar essa questão. A Internet pode ser uma grande aliada, pois permite pesquisar por grupos de praticantes dos mais variados esportes e atividades físicas coletivas.
Em redes sociais e fóruns, é possível buscar por indicações de equipes que realizam essas atividades perto de onde você mora.
Também é possível buscar por recomendações dentro do seu ciclo social, perguntando para um amigo, familiar ou colega de trabalho que já tenha esse hábito onde ele pratica, qual o horário, o que é preciso para começar, entre outras dúvidas.
Para quem está em uma academia ou vive próxima a uma, também é possível consultar com os instrutores horários de atividades coletivas. Muitas delas oferecem aulas de atividades dessa natureza, como zumba, spinning ou artes marciais.
O lado positivo é que, além de contar com um profissional para instruir nos movimentos e acompanhar a realização dos exercícios, essas aulas se repetem várias vezes na semana, em horários distintos, dando mais opções para encontrar o melhor horário para o novo praticante.
Até mesmo a tecnologia está ajudando quem quer praticar esportes com outras pessoas. Já existem aplicativos voltados para encontrar quem está interessado em praticar esportes como:
Com eles, é possível conversar com indivíduos que compartilham do mesmo objetivo, podendo encontrar um horário e local que seja melhor para todos.