O cabelo é um elemento comum aos seres humanos, sendo considerado um dos pelos que crescem em nosso corpo, porém, esse pelo é especial. Nasce no couro cabeludo e apresenta alguns elementos como queratina em sua composição.
Apesar de ter como função a proteção do couro cabeludo e consequentemente da cabeça, o cabelo não é somente uma parte do corpo e sim, utilizado também na estética e autoestima da pessoa.
Para falar sobre cabelos, é importante entender que existem vários tipos, os principais são:
Vale ressaltar que dentro de cada um desses tipos, existem os chamados subtipos, que apresentam características próprias, ou seja, o primeiro passo é entender qual é o seu tipo de fio capilar para iniciar os cuidados corretos.
Nesse artigo falaremos sobre alguns cuidados capilares e tratamentos, como hidratações para cabelo que podem ser realizadas para mantê-los mais saudáveis. Prossiga a leitura!
Cuidar da saúde dos cabelos é fundamental, pois com a elevada exposição a componentes químicos como tintas ou até mesmo aos fatores externos como sol, podem causar o seu ressecamento e enfraquecimento dos fios.
Por isso, existem alguns cuidados como a hidratação capilar que pode ser feita em um cabeleireiro, que é o profissional especialista na saúde dos fios capilares.
É nesse profissional também que se recomenda cortar alguns fios capilares, geralmente, as pontas que ficam mais quebradiças e podem atrapalhar o crescimento capilar.
No entanto, no dia a dia é possível apostar na nutrição capilar caseira, pensando nos cuidados no momento de lavar. Muitas pessoas não sabem, mas a forma como você lava seu cabelo e o tipo de produto que usa pode deixar os fios mais sedosos ou mais ressecados.
Por isso, o fundamental é utilizar um shampoo específico para o seu tipo de fio capilar.
Além disso, é importante não aplicar vários tipos de produtos químicos no cabelo e buscar orientação profissional antes de aplicar, pois isso pode danificar os fios.
A hidratação pode ser feita por meio de cremes e condicionadores específicos, por meio de uma penteação cuidadosa.
Com um auxílio de um espelho toucador de mão, é possível visualizar melhor o seu cabelo na parte atrás da cabeça, realizando a hidratação de forma cuidadosa e eficaz.
Outra dica é ter cuidado com a exposição frequente a praias ou piscinas, pois isso também resseca o cabelo.
Vele ressaltar que é a alimentação correta é fundamental, para quem deseja manter os cabelos nutridos. Assim como ter uma boa dieta rica em vitamina C. Para isso, um profissional nutricionista ou o seu médico de confiança podem te orientar.
Seja por problemas genéticos ou por algum tipo de doença ou fraqueza, muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo, chegando até à calvície. No caso dessa última, representa a queda total dos cabelos, sendo mais comum nos homens.
Por isso, a ciência desenvolveu algumas estratégias desde as mais simples até mais complexas. A primeira é utilizar um shampoo manipulado para crescimento de cabelo.
Existem alguns componentes nesse shampoo que estimulam o crescimento capilar e é indicado para pessoas que começaram a apresentar queda de cabelo.
É importante buscar um profissional da área da saúde antes de realizar a compra e aplicação desse shampoo, pois existem as dosagens corretas e as recomendações que podem ser seguidas para garantir um tratamento mais eficaz.
De modo geral, as pessoas costumam buscar um dermatologista para verificar o problema da queda de cabelos.
No entanto, existe também um médico especialista tanto na saúde dos fios, mas também do couro cabeludo. Estamos falando do médico tricologista. Inclusive, existe também a tricologia para cabeleireiros, quando esses profissionais decidem se especializar nessa temática.
A tricologia é uma especialidade médica que visa o cuidado com os fios e com o couro cabeludo, verificando se não existem doenças nesta região. Muitas vezes, a queda de cabelo ocorre por conta de uma doença e não necessariamente, por genética.
Esse profissional, inclusive, está apto também para realizar o transplante capilar, que é um procedimento cirúrgico onde ocorre a implantação de folículos capilares que crescerão ao longo dos meses.
Esse é um procedimento mais duradouro, apesar de levar um tempo maior para apresentar resultados. De qualquer forma, a busca por orientação médica ou por um cabeleireiro especialista é importante para garantir a detecção do problema de forma correta e consequentemente, o tratamento mais adequado.