Saiba como tornar a adaptação alimentar mais fácil
Manter a dieta recomendada pela nutricionista pode ser um grande desafio. Afinal, quando bate aquela fome, pode ser difícil ir para o fogão 5 bocas preparar algo em vez de simplesmente beliscar qualquer besteira, certo?
No entanto, existem formas de seguir a dieta e ainda assim comer coisas gostosas. Para te ajudar com isso, trouxemos uma lista com dicas simples, mas infalíveis. Leia até o final e confira todos os detalhes.
Primeiro, é importante frisar que você nunca deve fazer dietas malucas por conta própria. Isso porque somente um profissional pode estabelecer um cronograma alimentar que inclua todos os ingredientes de que você precisa, mesmo sendo uma dieta mais restritiva e com o intuito de perder peso.
Por outro lado, se você cortar alimentos sem a orientação de um nutricionista, pode deixar de ingerir nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo. Portanto, se quiser emagrecer com saúde, o ideal é procurar um profissional para te orientar nesse caminho.
Dito isso, vamos às dicas para manter a dieta recomendada pela nutricionista?
Não é porque você deve optar por alimentos frescos e caseiros que precisa pensar no seu cardápio logo antes das refeições. Afinal, pode acontecer um imprevisto e você não conseguir preparar algo saudável, tendo que optar por comer fora ou fazer algo pré-pronto.
Sabe aquele miojo ou hambúrguer congelado que você come na pressa? Pode fazer todo o seu esforço para manter uma dieta saudável ir por água abaixo. Por isso, é importante se planejar, de preferência com bastante antecedência.
Você pode criar um cardápio semanal, com 3 refeições saudáveis por dia, por exemplo. Então, passar no supermercado no fim de semana e comprar tudo o que vai precisar para prepará-los.
Assim, você diminui o risco de ter que beliscar algo rápido e não muito saudável durante a correria da semana.
Além de comprar os ingredientes, você também pode preparar ou pré-preparar suas refeições com antecedência. Experimente, por exemplo, lavar as verduras e guardá-las em potes tampados na geladeira.
Quando chegar a hora de comer, é só pegar um punhado de cada uma, misturar e temperar para ter uma salada fresquinha.
Além disso, você pode guardar cenoura e beterraba raladas, aipo picado, enfim. Cozinhe também os grãos, como feijão, lentilha, grão-de-bico, etc., uma vez por semana e guarde as porções separadas no congelador.
Dessa forma, é só esquentar no micro-ondas ou fogão 5 bocas na hora da refeição.
Outra dica legal é bater frutas frescas no liquidificador, como laranja, maracujá, morango, e guardar em saquinhos no congelador para fazer sucos naturais.
Você também pode congelar pedaços de abacaxi embrulhados em folhas de couve para fazer sucos detox fresquinhos sem ter muito trabalho.
Enfim, levar os alimentos para o fogão 5 bocas é só parte do preparo. E você pode adiantar todos os outros para poder preparar a comida rápido, seja por falta de tempo, seja para fugir da tentação de beliscar.
Muitas vezes, compramos alimentos saudáveis, mas eles acabam ficando escondidos no meio da bagunça da despensa ou da geladeira, não é mesmo? Principalmente se for algo que não estamos acostumados a comer todos os dias.
Assim sendo, é importante manter os locais de armazenamento sempre bem organizados, com as coisas à vista. Assim, opte por potes transparentes para poder ver o interior, coloque os alimentos perecíveis mais à frente e sempre revise seu estoque.
Outro inimigo da meta de manter a dieta recomendada pela nutricionista é comer sem pensar. Por isso, uma solução é anotar tudo o que você come e fazer uma revisão ao final do dia.
Anote tudo o que você comer, desde uma refeição completa preparada em casa em seu fogão 5 bocas, até um cafezinho tomado na rua.
Com isso, você começa a tomar mais consciência sobre a quantidade e a qualidade do que você come, e fica mais fácil controlar.
Gostou de saber essas dicas para manter a dieta recomendada pela nutricionista? Agora, coloque todas elas em prática, faça seu fogão 5 bocas trabalhar e chega de beliscar besteiras!