A segurança com a saúde são fundamentais para quem busca o tratamento e prevenção de doenças. Além disso, esses cuidados aumentam a qualidade de vida e bem-estar.
Existem várias especialidades médicas e áreas da saúde que podem ser úteis para a melhora e manutenção do corpo humano.
Uma dessas áreas é a Fisioterapia, que trabalha com o movimento do corpo humano e tem como objetivo principal realizar a restauração da saúde, desenvolver partes do corpo, melhorar o funcionamento e sistemas, além de preservar à saúde.
Os cuidados realizados pela fisioterapia vão além do físico, atingindo atividades funcionais a depender de cada tipo de paciente.
As atividades fisioterapeutas também ocasionam o relaxamento de áreas, relaxamento corporal e alívio de dores e tensões.
Para isso, a busca por uma clinica fisioterapia é uma ação importante para quem deseja obter benefícios vinculados a esta área.
Agora que você já sabe o que é a fisioterapia, é importante entender suas funções e aplicações na sociedade. Suas atividades conseguem prevenir doenças ou até mesmo causar a reabilitação.
Por exemplo, pessoas que sofreram algum tipo de acidente precisam de cuidados de um fisioterapeuta para o retorno de ações corporais que foram afetadas com o acidente.
Sendo assim, a fisioterapia atuará em várias funções como:
Além disso, pacientes com câncer ou que enfrentaram algum tipo de trauma podem receber tratamento, assim como os que receberam aplicação de prótese.
Diante de tamanha importância e várias áreas de atuação, é importante verificar qual é o melhor local para se estar, assim como quais são os pontos corporais que precisam de ajuda.
Para verificar qual é o melhor tipo de atividade da fisioterapia que se enquadra com sua realidade, é importante realizar alguns exames, dentre eles, o teste ergoespirométrico.
Esse teste também é conhecido como cardiopulmonar e avalia o ar que entra no paciente, visando verificar:
Nesse caso, a realização do teste ergoespirométrico é recomendado para avaliar pessoas que apresentam ou têm suspeita de ter disfunção cardíaca, que realizará um transplante de coração, assim como para pessoas que sofrem com falta de ar e que são atletas.
Gestantes e pessoas com uma obesidade superior a 160 quilos não devem realizar o exame. Para realizar o exame, a recomendação é utilizar roupas confortáveis, além de não fumar, não estar em jejum, dentre outros.
Todo o preparo e recomendações são orientadas pelos médicos, assim como pelo próprio profissional que está aplicando o exame e a clínica que realizará.
Para quem atua na área da saúde tanto na parte preventiva, com atividades e realização de exames, como na prática para resolução de problemas, é importante estar atento à segurança do paciente.
Os procedimentos precisam ser seguros e oferecer credibilidade em sua realização. Isso é fundamental para evitar problemas e garantir bons resultados.
Por isso, em alguns exames é necessário a utilização de prótese ocular (tanto no paciente como na pessoa que está realizando o procedimento).
Alguns elementos de proteção individual são recomendados, em especial, em exames que envolvem radiação, como o raio-x.
Além do tipo de prótese para a proteção da visão, existem outros protetores, como o protetor de orelha, que também é conhecido como protetor auricular tipo plug de silicone (o silicone é um material leve, flexível e que não causa dor ou incômodo à orelha).
Além desses cuidados, durante a realização de exames, assim como nos procedimentos de coleta de materiais para a análise, essa análise deve ser feita seguindo todo o protocolo das normas de segurança.
Por exemplo, existem alguns procedimentos mais arriscados, em que é necessário realizar a mistura de pós farmoquímicos para testes, estudos ou experimentos. Nesse caso, óculos, protetor facial, luvas e todo um aparato de proteção podem ser utilizados.