Positividade Tóxica: Otimismo tem Limites?

otimismo

Você já trabalhou ou trabalha com um colega que tem muito otimismo e, constantemente, utiliza expressões como “olhe pelo lado positivo”, “tudo acontece por uma razão”, “poderia ser pior”?

Ainda que a positividade seja algo positivo e necessário, assim como tudo na vida, tudo tem os seus limites. E a positividade quando em excesso, sobretudo pensando no ambiente de trabalho, pode ter um efeito contrário ao esperado e tornar-se algo tóxico e prejudicial.

Parece contraditório, mas a positividade pode ser algo negativo e prejudicial à saúde física e mental de um indivíduo, já que suprimir emoções negativas ou rejeitar situações ruins não é saudável para o equilíbrio psicológico. 

Na cultura empresarial, a positividade em excesso tende a diminuir a confiança e afetar o engajamento e a produtividade no trabalho

Este é um assunto novo e até mesmo chocante para você? Não sabe como deve trabalhar a sua positividade no ambiente de trabalho de modo que ela seja verdadeiramente positiva?  

Mas, afinal, o que é a positividade tóxica?

Em um resumo simples, a positividade tóxica é a crença de que não importa o quão terrível ou difícil seja uma situação, as pessoas devem manter uma mentalidade positiva.

Embora saibamos que ter uma visão positiva da vida é bom para o bem-estar mental, devemos entender e aceitar que nem sempre a vida e os acontecimentos dela serão positivos. 

Afinal, todos lidamos com emoções e situações ruins que precisam ser sentidas e tratadas honestamente e não minimizada a ponto de rejeitar as emoções ruins ou negar qualquer situação que não tenha sido agradável. 

Onde ela se encontra no dia a dia?

Existem diversos exemplos possíveis desse tipo de comportamento no nosso dia a dia, veja alguns deles:

  • “Consolar” alguém usando frases como “veja pelo lado positivo”, “poderia ser pior”;
  • Ouvir uma reclamação e dizer “vai dar tudo certo”, para encerrar a questão;
  • Reclamar quando alguém toca em um assunto triste ou difícil;
  • Dizer que é preciso “parar de reclamar”, “pensar positivo” e “ser grato” para alcançar os mais diferentes objetivos;
  • Justificar a infelicidade ou a falha de alguém por seu negativismo;
  • Defender que as pessoas deveriam aproveitar para serem produtivas também durante períodos difíceis, como foi o caso do isolamento pela pandemia. 

Aprenda a evitar a positividade tóxica em suas atitudes

Se você quer evitar a positividade tóxica, sobretudo no ambiente de trabalho, considere as orientações a seguir:

Ao invés de ignorar, valide

Sentimentos e situações desconfortáveis não devem ser ignorados, muito pelo contrário. É essencial termos consciência das dificuldades para aprender com elas e, dessa maneira, estimular a resiliência e a criatividade para solucionar problemas. 

Quando, por exemplo, uma pessoa perde o emprego por um erro cometido, ela pode enxergar a situação como uma oportunidade para mudar de carreira, mas também não deve negar o lado negativo e, dessa forma, aprender com ele para não acontecer mais. 

Pratique uma escuta ativa

Quando um colega de trabalho começar a falar sobre seus sentimentos e reclamar de uma determinada situação, apenas deixe-o desabafar e escute-o atentamente, sem julgamentos ou usar de frases clichês de positividade.

Tome cuidado com as suas palavras 

Existem algumas frases mais conscientes que substituem os clichês da positividade tóxica. Tais como:

  • “Seus sentimentos são plausíveis. Tem algo que eu possa fazer para ajudá-lo?”
  • “É normal de sentir cansaço. Escute os sinais do seu corpo”.
  • “Eu sei que as coisas nem sempre são fáceis. Lamento que esteja passando por isso”. 

Coaching X Positividade tóxica

Ainda que envolto em muitos preconceitos, o coaching não é uma espécie de positividade tóxica, visto que se trata de uma metodologia que vem sendo aprimorada há quase 100 anos e visa o desenvolvimento humano, seja no âmbito profissional, de relacionamento, finanças, etc. 

Essa metodologia foi construída através da junção de diversas ciências como a administração, a programação neurolinguística, a psicologia, a antropologia, entre outras.

Apesar de usar muito da positividade, o coaching utiliza de ferramentas para promover o autoconhecimento, a autoconfiança, o foco e outras questões que podem ser interessantes ao cliente.