A tomografia computorizada abdominal é feita para diagnosticar algumas doenças na região do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais, baço, retroperitônio, intestino delgado, cólon e demais órgãos na parte do abdômen superior.
Essa tomografia pode ser dividida em algumas partes, pois ao fazer uma tomografia pélvica (pelve) vai analisar a parte inferior do abdômen, ou seja, a tomografia do abdômen e pelve é feita ao mesmo tempo (superior e inferior). Algumas doenças que são possíveis identificar por meio da tomografia são:
Apendicite e Pancreatite;
Pielonefrite e Esplenomegalia;
Colite ulcerosa e Cirrose;
Doença de Crohn;
Pedra vesicular e nos rins;
Quistos (ou cistos) dos ovários;
Aneurismas da aorta abdominal;
Tumores benignos ou malignos (cancro).
A Tomografia abdome e pelve com contraste computorizada tem a função de avaliar o andamento vascular das estruturas.
O contraste usa como base o iodo, assim, itens iodados, são aplicados via endovenosa, ampliando o contraste entres as estruturas com fluxos sanguíneos diferentes, assim, sendo útil na avaliação das estruturas hipervascularizadas, identificando tumores ou inflamações.
Para exames com contraste é preciso que todos os itens a serem aplicados no procedimento sejam avaliados antes por um médico radiologista, para observar se há alguma suspeita clínica, como encontrar imagiológicos anteriores, entre outros.
Assim, esses itens trazem riscos a alguns pacientes com determinadas doenças, ou dar alguns efeitos secundários ou colaterais como, por exemplo, danos na função renal e reações alérgicas.
O mais indesejável efeito secundário é o choque anafilático – uma reação alérgica grave -, pois trata-se de uma complicação rara, sendo remediada por medicação profilática e assistência médica.
Por conta disso, produtos de contraste iodados são contraindicados em doentes com insuficiência renal grave e com histórico de reação anafilática.
Ao chegar em determinada idade, muitos idosos necessitam de alguns cuidados de modo mais perto, entretanto, muitas famílias optam por Casa de repouso para senhoras ou mista para que seu ente querido seja bem mais cuidado.
A casa de repouso é a opção mais acertada para que o idoso não fique sozinho, continue tomando corretamente seus medicamentos e sem nenhuma quebra nos cuidados.
Além disso, o espaço oferece algumas atividades e uma convivência com outros idosos e profissionais.
Infelizmente esse lar é visto com preconceito, pois muitas pessoas imaginam um serviço de má qualidade, tira a autonomia, aspectos pessoais, entre outros pontos, no entanto, ele não funciona assim, existem muitas variações de lares para idosos que visam sempre as melhores condições em qualidade de vida.
Mas, para desmistificar a crença popular, o ideal é visitar a instituição antes de fazer a matrícula, visite as suas opções, vendo instalações, profissionais e coletando informações com funcionários e moradores.
Após encaminhá-lo ao lar, sempre faça visitas frequentes, observando como está a limpeza do ambiente, qualidade dos alimentos, funcionários, entre outros fatores.
É essencial deixar claro que escolher uma casa de repouso para o idoso é um ato de amor e zelo, pois há famílias que não tem como cuidar em tempo integral dele.
O Aplique capilar é um alongamento de cabelo com o objetivo de trazer volume aos fios e fazer outros penteados, porque propicia uma versatilidade, pois o cabelo vai se adaptar ao desejo do consumidor.
Outra possibilidade se deve ao fato de escolher cores distintas para o cabelo, sem a necessidade de usar química, pois, com o tempo as tinturas e químicas trazem desgastes ao cabelo.
O aplique pode ser denominado por um modelo de peruca ou de mega hair e pode ser fabricado com cabelos naturais humanos.
No entanto, também pode efetuar o interlace, que é uma técnica realizada por meio de tranças na raiz, sendo costuradas mecha por mecha, com fios postiços.
Dentre todas as vantagens citadas, podemos destacar ainda outras, como: rapidez da aplicação da técnica em relação às demais; imperceptível e, ainda, pode ser aplicado em cabelos curtos e franjas.
Existe a versão do aplique de cabelo chamado de tic tac que é ideal para ter cabelos longos com praticidade e economia, pois ela pode ser feita na própria residência sem ajuda de um profissional.