O boldo é uma planta medicinal popularmente conhecida por seus diversos benefícios para a saúde, principalmente por conter propriedades que ajudam na digestão.
Considerado por muitos como um remédio eficaz, o boldo é utilizado por gerações na medicina popular brasileira, conhecido como ‘’boldo do chile’’ a planta é sempre recomendada quando uma ajuda natural é necessária.
Com grande utilidade na cultura indígena, o boldo faz parte de diversos tratamentos e quando usado em chá, contribui para tratar males que afetam o estômago, diminuindo o desconforto causado pela azia e má digestão.
Porém, não é apenas no chá que o boldo promove um efeito milagroso e suas propriedades vão muito mais além.
O Boldo possui benefícios recomendados para o tratamento de diversos problemas de saúde como:
Por isso, se você quer saber como aplicar as propriedades naturais do boldo e principalmente como utilizar os benefícios do boldo para a terceira idade, acompanhe esse artigo.
Além dos múltiplos benefícios conhecidos pelas gerações, o boldo também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A explicação se deve ao fato da planta conter propriedades antifúngicas, antioxidantes e antiinflamatórias, auxiliando no processo de expulsar as toxinas do organismo e manter o corpo livre das inflamações.
O boldo é uma das opções naturais mais utilizadas para tratar de males que afetam o fígado. No Brasil, muitas pessoas se queixam de problemas no órgão, causando sintomas como enjoo e desconforto.
Por isso, ao ingerir o chá, os benefícios da planta promovem uma limpeza dessas toxinas acumuladas no corpo e que são as responsáveis por causar problemas no fígado. Além disso, o chá também é muito utilizado para tratar os males causados por crises na vesícula biliar.
Para quem sofre com crises frequentes de gases, o boldo pode ser um aliado de grande utilidade para auxiliar no tratamento desse problema tão comum e indesejado. Por isso, sempre tenha um pouco de boldo em casa, pois o chá será capaz de salvar o seu dia do desconforto causado pelos gases em excesso.
Podendo ser encontrado em versão fresca ou em caixinha, o chá carrega um grande potencial para tratar males comuns que atingem o estômago e intestino, com foco em combater a azia e enjoo de forma natural.
Se você não sabia das propriedades incríveis dessa planta para a saúde ou nunca teve a oportunidade de preparar o famoso chá de boldo, não se preocupe. Para fazer o chá é muito simples e poderá ser usado as folhas secas ou frescas, você precisará apenas de dois ingredientes:
Primeiramente coloque a água para aquecer e quando estiver fervendo, adicione as folhas de boldo, desligue o fogo e cubra com uma tampa. Mantenha o recipiente fechado por cerca de 10 minutos para que absorva todas as propriedades da planta.
Assim que estiver em temperatura adequada para o consumo é só beber. O chá de boldo pode ser tomado em temperatura quente ou fria.
É importante ressaltar que o chá de boldo é contraindicado em casos: o consumo deve ser evitado por gestantes (pois pode causar aborto), mulheres em fase de amamentação, crianças e pessoas que possuam problemas como hepatite aguda.
Além disso, o chá não deve ser consumido em excesso, pois pode causar efeitos colaterais desconfortáveis como vômito e diarreia.
Uma das propriedades pouco conhecidas do boldo é sua grande utilidade para banhos energéticos. A planta é bastante utilizada em banhos para limpeza espiritual, por conter benefícios que promovem o ânimo e recarga das energias.
Por isso, sempre que estiver se sentindo cansado mentalmente, indisposto até para as atividades que mais gosta de fazer, o banho de boldo pode ser bastante eficiente e recuperar a sua energia.
Para fazer o banho de boldo é muito simples e você precisará dos seguintes ingredientes:
Modo de preparo do banho
Primeiramente coloque a água para aquecer e quando estiver quase fervendo, adicione as folhas. Deixe descansar até amornar e em seguida, leve o recipiente para o banheiro. Tome seu banho de higiene como de costume e assim que finalizar, jogue o conteúdo do banho de boldo do pescoço para baixo, mentalizando todas as energias ruins indo embora.