Saiba como cuidar da pele oleosa em diferentes estações do ano

pele

A pele pede diferentes cuidados ao longo do ano. No verão, a tendência é lidar com maior oleosidade, enquanto, no inverno, em razão do clima mais gelado e do uso da água quente, é provável que você note o rosto e o corpo mais secos.

Ainda assim, antes de começar os cuidados, é preciso entender bem o seu tipo de pele, para escolher corretamente o hidratante para pele oleosa, se esse for o seu caso. Confira as dicas para os cuidados com a pele ao longo do ano.

Cuidados no verão

O verão costuma ser a época mais incômoda para quem tem pele oleosa. A tendência é suar mais e notar a pele, da face e do corpo, com mais sebo. 

No entanto, isso não significa que você deve tomar mais banhos ou lavar o rosto mais vezes. Essa atitude, na verdade, pode até aumentar a oleosidade.

Nessa época, invista nos sabonetes adstringentes e com textura em gel, mas mantenha sua rotina de limpar o rosto 2 a 3 vezes ao dia.

Outras rotinas de skincare combinam muito com o verão, como:

  • Uso de máscaras faciais;
  • Esfoliação semanal;
  • Cuidados com a alimentação;
  • Beber água na quantidade correta.

Nas maquiagens, aposte nas versões não oleosas e próprias para a pele, com toque mate. Além disso, o filtro solar também deve ser oil-free.

Cuidados no outono

No outono, os cuidados continuam e algumas mudanças são adotadas. Você pode tirar o tônico adstringente da rotina e incluir um sabonete em barra para pele oleosa. O protetor solar continua sendo usado e deve manter a textura mate.

O cuidado extra é com a hidratação. Como o frio e o uso da água em temperaturas mais elevadas ressecam a pele, opte por hidratá-la mais vezes durante o dia. Vale investir em cremes de textura mate e próprios para o seu tipo de pele.

Na hora da limpeza, evite lavar o rosto durante o banho, pois a tendência é aumentar a temperatura do chuveiro para um morno/quente. Ao cuidar do corpo, também evite água quente demais.

Cuidados no inverno

Os cuidados no inverno são muito parecidos aos adotados no outono. O clima mais frio é propício para deixar a pele avermelhada e descascando, com aspecto ressecado. Ainda assim, não troque seu hidratante para pele oleosa por outro.

Aplique o produto mais vezes ao dia e evite as limpezas muito fortes. Por exemplo, a esfoliação já não é tão interessante para ser feita semanalmente, mas uma vez ao mês. 

Na hora de remover a maquiagem, opte pela água micelar e lave o rosto com seu sabonete preferido.

Outra dica, no caso da pele do corpo, o ideal é incluir o uso de hidratantes e óleos corporais durante o banho. Como serão enxaguados depois, não tem o risco de deixar a pele oleosa demais.

Cuidados na primavera

Na primavera, os cuidados com a pele se assemelham aos feitos no verão. Aposte em um sabonete próprio, adstringente, e fuja de banhos com esponjas, por exemplo. 

Como você ainda está lidando com alguns sinais de ressecamento, resultado das temperaturas mais baixas do inverno, não abuse.

As esfoliações retornam com mais frequência à rotina de skincare, porém, ainda espaçadas em um intervalo de 15 dias. Cuide bem da hidratação, ainda mais com os produtos próprios, mas veja se pode reduzir de 3 para 2 vezes ao dia.

Por último, não ignore sua alimentação, ela precisa ser mais leve e você deve beber bastante água. Além disso, use sempre o protetor solar, no mínimo fator 30. 

A verdade é que ele será seu aliado em todas as estações do ano e o ideal é usar produtos de textura matte, sem óleos na composição.