Como esportes sob duas rodas promovem a saúde mental

As discussões sobre a importância da saúde mental tomam cada vez mais espaço no debate público e a prática de esportes contribui para ela, incluindo os esportes sob duas rodas

A correria do dia a dia demanda a conciliação entre várias responsabilidades, como trabalho, demandas domésticas, relações interpessoais, descanso, lazer e cuidados com a saúde.

Todo mundo sabe que a prática regular de esportes contribui para a melhora da saúde como um todo, incluindo a saúde mental. Veja mais detalhes dos impactos desse tipo de esporte sobre sua mente e quais acessórios são essenciais para garantir a sua segurança, tais como capacete aberto, lanternas, joelheiras, entre outros.

Alívio de estresse e ansiedade

Praticar esportes é ótimo para manter o corpo em movimento e proativo, além de ser capaz de reduzir estresse e ansiedade. Quando o esporte é praticado ao ar livre, como parques ou estradas rurais, que costumam ser palco de esportes em duas rodas, isso é ainda mais forte.

Praticar esportes ajuda a produzir neurotransmissores que contribuem para o bem-estar, a alegria e a recompensa, como é o caso da serotonina. 

O movimento rítmico e a manutenção do foco no ciclismo em alguns movimentos também ajudam a esvaziar a mente e fazê-la mudar de foco por um tempo (saindo das preocupações e passando a se voltar para a prática esportiva). 

No caso do motociclismo, também há a produção de adrenalina, já que é uma atividade que envolve aventura e altas velocidades. Todas essas substâncias são importantes para melhorar o humor de forma geral e conferir a sensação de prazer e bem-estar.

Expansão do círculo social

Praticar esportes é uma maneira de ampliar o seu círculo social e conhecer outras pessoas que também gostam de praticar esta atividade. No caso de esportes em duas rodas, não é difícil encontrar grupos de ciclistas e motoqueiros que realizam esses esportes periodicamente.

Fazer tais atividades em grupo também é estratégico para garantir a maior segurança de todos os praticantes. 

Depois da prática, é comum que os integrantes do grupo se reúnam para conversar, o que pode dar início a boas amizades. 

Uma melhor interação social contribui muito para reduzir a sensação de solidão e fortalecer o senso de pertencimento, o que é ótimo para a saúde mental.

Criação de objetivos e compromisso

Praticar um hobby (como um esporte em duas rodas) é ótimo para ajudar as pessoas a criarem objetivos e a se comprometerem com algo além do trabalho e das demandas familiares. 

Cada pessoa pode ter interesses muito variados e abrir espaço na agenda para se proporcionar outras experiências, além das obrigações cotidianas, é simplesmente incrível. 

E ao tomar gosto pela prática, você pode aprofundar o seu conhecimento sobre ela, quais são os praticantes considerados referência nesses esportes, os melhores tipos de equipamento, entre outros fatores.

Liberdade e autonomia

Pilotar duas rodas confere uma sensação de liberdade e autonomia sem igual. Essa é uma cena clássica de filmes com boas histórias. E pode ajudar os praticantes a lidarem melhor com sentimentos de impotência ou desânimo.

A sensação de sentir o vento em seus cabelos, o controle sobre o veículo e estradas belíssimas no caminho é garantia de bem-estar e independência e pode conferir o sentimento de realização ao concluir uma prova ou um trajeto considerado difícil. 

Por fim, a possibilidade de se conectar com a natureza é excelente para a saúde mental, ajudando a restaurar a energia e a calma.

Praticar esportes de modo equilibrado e com segurança é uma ótima forma de cuidar da saúde como um todo, bem como desfrutar da sensação de bem-estar e satisfação pessoal. Além de ser uma oportunidade de conhecer pessoas e lugares incríveis!