Como prevenir o envelhecimento da pele? [Guia Completo]

Como prevenir o envelhecimento da pele? Está aí uma dúvida um tanto quanto comum, até porque estamos falando de um problema real e preocupante para muita gente.

Você pode pintar os cabelos, pode colocar maquiagem e fazer vários outros tipos de intervenções. Mas quem irá denunciar sua idade de verdade é a sua pele.

Acaba sendo inevitável que você tenha que procurar vários tipos de solução para garantir a resolução do problema de maneira plena. Intervenções cirúrgicas não são sempre bem sucedidas, sem contar os riscos.

Um curso online seria uma ideia bastante inteligente para quem deseja se basear em alguns fatos mais importantes para conseguir resultados. 

Entretanto, vou deixar aqui algumas dicas bastante valiosas para que você realmente consiga evitar o envelhecimento precoce.

Como prevenir o envelhecimento da pele?

Antes de mais nada é importante dizer que este não é um curso de limpeza de pele, mas sim, orientações básicas para que você consiga resolver problemas pontuais. Além disso, pode ser interessante consultar um esteticista ou dermatologista.

A genética também é um fator muito importante, pois dirá muito sobre a elasticidade da pele, que é o principal problema da estética em si.

Então, aqui estão alguns passos que irão te ajudar a resolver estes problemas. Qualquer dúvida sobre o assunto que não estiver dentro deste guia, pode ser resolvida através dos comentários, ok?

1 – Utilize filtro solar

Um dos principais aliados da saúde é o próprio sol. Através da luz solar nós conseguimos sintetizar uma série de coisas, entre elas a vitamina D, essencial para a saúde geral do nosso corpo.

Além disso, o sol será responsável exatamente por fazer um trabalho de limpeza geral da pele. É um excelente fungicida e bactericida, que evita infecções gerais.

Entretanto, também existe o lado ruim da história. O sol pode ser, infelizmente, um problema quando exposto à sua luz em excesso. Sua pele receberá ondas de luz muito energéticas, como por exemplo, o ultravioleta.

Isto faz com que sua pele se torne ressecada e danificada, sendo até mesmo uma das causas mais comuns de câncer de pele. O que é um problema preocupante.

O filtro solar irá filtrar essas frequências e evitar que você receba o que há de pior para a conservação da pele.

Entretanto é necessário saber qual seu FPS e por quanto tempo pode ficar exposto.

2 – Se alimente de maneira saudável

Uma das frases que acabam sendo bem verdade no dia a dia é que somos aquilo que nós comemos. Então, se uma pessoa possui hábitos ruins de alimentação, aumentando a quantidade de industrializados e especiarias, vários problemas começam a aparecer.

Um dos problemas em si será a falta de nutrientes necessários para manter a pele em boa saúde. Muitos desses alimentos são carregados em calorias, tendo praticamente nenhum fator de micronutrientes.

Mas é fundamental também falar da importância de se alimentar corretamente para evitar que a pele se torne um verdadeiro “lixão”.

Além das várias aplicações que temos de proteção da pele, ela ainda funciona para eliminar toxinas, sendo uma espécie de último recurso em casos mais graves.

Então se a sua alimentação não é saudável, as toxinas e agentes oxidantes começam a se acumular no organismo. Quando os rins e fígado estiverem sobrecarregados, o normal será a pele entrar em ação.

Assim, tudo o que não deveria estar por sobre a sua pele, começa a agir por lá. Logo ela começa a ser agredida por estas mesmas substâncias.

O pior é que este tipo de coisa acontece antes mesmo que você consiga perceber, e por isso, é bastante comum encontrar problemas no longo prazo, e para reverter a situação será bem difícil.

3 – Durma bem

O nosso sono é uma espécie de ciclo sagrado, onde a pessoa começará a ter seus hormônios regulados e todo o resto do corpo restaurado. Não dormir é uma das piores e mais danosas atitudes que você pode fazer com a sua saúde.

Logo, o melhor mesmo é garantir que você consiga transformar sua rotina em algo ainda mais natural e saudável através do sono.

Por isso, tenha uma rotina de sono de ao menos 8 horas todos os dias. Essas 8 horas não devem ser divididas em intervalos, como por exemplo 6 à noite e 2 de tarde. O sono deve ser, preferencialmente, das 22h até as 6h do outro dia.

Este é o ciclo do relógio biológico que garante a melhor harmonia para o corpo. Sem um sono de qualidade, todos os órgãos começam a trabalhar fora de ritmo, e podem definitivamente ser danificados.

Por isso, minha recomendação principal é que você siga uma linha de atuação equilibrada.

4 – Se hidrate

A água é a segunda substância mais importante para o corpo, perdendo só para o oxigênio. Sem água, seu corpo entra no estado de homeostase, e começa a reduzir o metabolismo e procurar recursos em partes menos cruciais.

Então a primeira a sofrer com a falta de água é a pele. O corpo remove a sua hidratação natural, o que pode prejudicar bastante, ainda mais do que o sol.

Você também terá problemas para garantir que as toxinas e agentes oxidantes sejam eliminados corretamente do corpo, e assim, o ciclo de limpeza permanece firme.

Conclusão

No final das contas, as principais atitudes que você precisa ter com sua pele estão baseadas no bom senso. Mas é sempre importante dar um pulo no seu médico de vez em quando, principalmente o dermatologista.

Entenda que nossa pele não deve envelhecer muito rápido, embora o envelhecimento da pele seja um processo quase que inevitável.

Prevenir é melhor e mais barato que remediar, até porque são pequenas atitudes que beneficiam sua saúde de uma maneira geral, inclusive na sensação de bem-estar e ansiedade.

Fazer exercícios físicos também é fundamental para se ter uma pele ainda mais saudável. Mas a intensidade e o tipo de exercício você precisa conferir com o seu médico, para ter certeza de que está indo no caminho certo.

Qualquer dúvida estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

One Reply to “Como prevenir o envelhecimento da pele? [Guia Completo]”

  1. Dicas muito importante, realmente uma alimentação saudável tem muito impacto na saúde da nossa pele.
    Um belo exemplo disso é que quando me alimento com comidas muito industrializadas como doces, refrigerantes etc, minha pele fica com um aspecto horrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *