Como ter uma mente mais saudável?

Por conta da correria e estresse no dia a dia está cada vez mais difícil cultivar uma mente saudável. Entretanto, não é somente o estresse que pode prejudicar o estado da mente, bem como a ausência de uma alimentação saudavel, entre outros fatores importantes.

De acordo com um estudo realizado na Grã-Bretanha e publicado pela BBC, a ingestão de alimentos saudáveis pode melhorar a saúde mental.

A pesquisa contou com a participação de 200 indivíduos e mostrou que, em 88% dos casos, uma mudança na dieta diminui os sintomas de doenças mentais.

Em contraponto, 26% apresentaram mudanças significativas na alteração de humor, enquanto 26% dos ataques de pânico e ansiedade e 24% em depressão.

Partindo do ponto de vista citado acima, produzimos este conteúdo completamente exclusivo para você que quer saber como ter uma consciência mais saudável. Acompanhe a partir dos demais tópicos.

Meditar ajuda a melhorar o estado da mente?

Tido com uma prática originada no oriente, mais especificamente, na China, meditar tornou-se algo completamente difundido nos dias atuais. Afinal, esta atividade está completamente relacionada a calmaria da mente, bem como uma ação para desestressar.

Por conta disso, a meditação está sendo cada vez mais adotada por quem busca equilíbrio mental atrelado ao corpo, bem como estado da mente. A meditação é um momento no qual a pessoa aquieta e descansa a mente.

Segundo os praticantes, o momento é ideal para entrar em contrato com o “eu” interior, assim como as necessidades humanas mais profundas. Durante o momento, o praticante deve elevar a mente e as energias para a purificação do corpo.

Além de ajudar na saúde emocional, meditar pode limpar a mente de muitas emoções ruins, como mágoas e momentos que não foram bons e que tendem a atormentar algumas pessoas.

De acordo com o escritor famoso Brian Weiss, quanto mais profundamente a prática de meditação nos leva, mais nos distanciamos do plano das aparências e das tensões, da importância que damos as frustrações, aos rancores e aos ressentimentos, ou seja, cada vez  mais nos envolvemos com esse “EU” superior e com a capacidade de amar.

Deste modo, cabe destacar três vantagens da meditação:

 

  • Diminui o estresse;

  • Ajuda a manter a mente limpa;

  • Torna as pessoas mais amáveis;

  • Auxilia no tratamento de complicações, como a sindrome do panico;

  • Promove o bem estar;

  • Assegura o equilíbrio mental.

Portanto, cabe ressaltar que a prática ajuda e muito as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida, garantindo uma mente mais saudável e livre de complicações.

Mudar a alimentação ajuda para uma mente mais saudável

Assim como foi mencionado há pouco, a alimentação saudável tem papel primordial quando o assunto é uma mente mais saudável. Para que o cérebro funcione da maneira correta, é necessário nutri-lo corretamente.

Assim, dependendo do que ingerimos, pode acontecer uma série de processos metabólicos que transformarão esses nutrientes no combustível de que nossa mente precisa.

A dieta tem influência direta no desempenho e a eficácia dos processos mentais que acontecem no cotidiano. Embora a glicose seja a base para tal, a melhor maneira de garantir que nosso cérebro esteja sendo totalmente alimentado é manter uma dieta saudável e equilibrada.

Para se ter uma ideia, manter uma rotina alimentar saudável diminui a incidência de dor de cabeça, melhora a capacidade cognitiva, promove mais energia durante o dia a dia e, sobretudo, garante total concentração nas atividades rotineiras, como estudos e trabalho.

Albert Einstein já dizia…

Aprenda algo novo todos os dias.  Certa vez, o grande estudioso físico Albert Einstein disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam completamente experts em um determinado assunto e, em cinco anos, seriam experts de nível nacional.

Partindo desse ponto de vista, é necessário ter conhecimento para garantir uma mente saudável. Aprender precisa ser uma tarefa diária, independente de qual seja o assunto abordado.

Além de quebrar a rotina, aprender algo novo mantém o cérebro revitalizado e estimulado. Com isso, a pessoa tem capacidade para pensar mais, decidir sobre assuntos críticos, melhora os argumentos na hora de opinar, entre outros benefícios primordiais para saúde mental.

Conclusão

Manter uma mente saudável envolve muitas coisas que devem ser mantidas paralelamente, como a meditação e ingestão de alimentos naturais, bem como o conhecimento.

Portanto, o ideal é buscar por novas alternativas que deixem a mente completamente equilibrada e livre das coisas ruins dos tempos modernos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *