Entre os hábitos para obter mais qualidade de vida na saude está o de identificar quais são os alimentos ideais para uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes.
Nessa questão, as cores dos alimentos podem ajudar na composição nutricional que o corpo precisa, agregando assim bons nutrientes e construindo refeições balanceadas.
Se a cada refeição tiver uma quantidade e variedade de cores, a quantidade de nutrientes ricos podem beneficiar o indivíduo em cada uma das suas refeições.
Com esse método, é possível garantir um consumo de alimentos saudáveis como: frutas, verduras, legumes e grãos. Veja algumas dicas de grupos de alimentos coloridos que agregam bastante em termos de saúde e bem-estar logo abaixo.
Os alimentos de coloração verde, no geral, são vegetais folhosos como, por exemplo: espinafre, agrião, pimentão, couve manteiga, entre outros.
Contém vitamina A e clorofila, substâncias estas que ajudam na ação bacteriana, cicatrizante, além do combate ao crescimento de tumores. Essas vitaminas também garantem a desintoxicação das células, ajudando a proteger o coração, o cabelo e a pele.
Contém também as substâncias luteína e zeaxantina, que são dois antioxidantes potentes. Estes podem estar presentes para auxiliar no processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, diminuindo o risco de degeneração macular (doença que causa cegueira).
Os alimentos de cor amarela e laranja contém betacaroteno, pró-vitamina A, que visa a manutenção de tecido e a visão noturna, favorecendo o metabolismo de gorduras.
Não se pode deixar de citar as vitaminas C e B-3 nos alimentos amarelos, dos quais são benéficos ao sistema imunológico e ao sistema nervoso. Exemplos de alimentos: Mamão, cenoura, laranja, manga, pêssego, abóbora e damasco, entre outros.
Os alimentos da cor vermelha como tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa, apresentam a substância licopeno, que nada mais é que um antioxidante e, também, eficaz no combate contra câncer de próstata.
O licopeno ajuda na produção de neurônios e turbinam a memória; eliminam o estresse oxidativo, reduz doenças como câncer, diabetes, alzheimer e parkinson.
Os alimentos de cor branca e amarela, como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana e batata doce, são ricos em cálcio e potássio, evitando câimbras
Estes minerais contribuem com o funcionamento do organismo, na manutenção dos ossos, regulação de batimentos cardíacos, sistema nervoso e músculos.
Você sabia que esses alimentos possuem o efeito anti-inflamatório e antialérgico? Isso porque bloqueia a histamina, substância que causa coceiras, espirros e alergias.
Esses são conhecidos como alimentos de cura devido suas propriedades antibióticas e previnem doenças cardiovasculares, além de reduzir o LDL colesterol.
Alimentos de cor marrom e bege como, aveias, nozes, castanhas e cereais integrais, têm fibras e vitaminas do complexo B. Elas melhoram o intestino, combatem a ansiedade, além de doenças cardiovasculares.
Já os alimentos com a cor roxa como, uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo, jabuticaba e alcachofra, são ricos em ácido elágico e quercetina, reduzindo os riscos de ataques cardíacos, pois neutralizam as substâncias cancerígenas antes de entrarem no DNA e, melhoram o aspecto da pele.
Isso significa que, a partir das cores dos alimentos, já é possível identificar – previamente – aqueles que fortalecerão e nutrirão o corpo, bem como os alimentos que prendem ou soltam o intestino, reduzem problemas cardiovasculares e até aqueles mais proteicos ou que melhoram a saúde mental.
Assim as compras e montagem dos pratos também se tornam mais facilitadas.
A yoga e meditação são técnicas que estão lado a lado, pois conseguem melhorar a relação do indivíduo com seu corpo, da mente e dos sentimentos.
Em relação a meditação, a sua prática oferece diversas vantagens, como: um descanso profundo e melhor qualidade do sono. Ajuda também a alcançar o interior, melhorando seus sentimentos e emoções, ou seja, permitindo que a mente entre em fase de harmonia.
Por isso, muitos profissionais da área da psicologia recomendam a prática dessas terapias. Muitos adeptos dessas técnicas se sentem mais alegres, entusiasmadas e em completa paz.
A meditação traz estabilidade emocional, pois auxilia no contato de suas dúvidas e angústias, mas fazendo com que consiga lidar com elas de uma forma simples.
A prática esportiva também é fundamental para estimular a mente e tornar a vida mais saudável. Portanto, é importante encontrar a modalidade que mais te interessa.
Se você gosta de praticar esportes ao ar livre, por exemplo, pode ser interessante optar pela prática de beach tennis para estimular tanto mente como corpo.
O pilates é uma técnica que estimula o corpo inteiro a cada exercício, aumentando a mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular.
Esta prática faz uso da respiração controlada e movimentos específicos, dos quais contam com o peso do corpo para completar os ciclos. Conheça suas vantagens.
Melhora a postura, pois possui foco no músculo do centro do corpo, de nome core, fazendo com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas.
Ajuda no aumento do tônus muscular, ou seja, ajuda a contornar e modelar o corpo, resultando em uma redução de medidas, além de flexibilidade.
Consegue dar maior mobilidade nas articulações, o que facilita os movimentos do cotidiano. Auxilia em outras atividades físicas como, caminhada e corrida, deixando mais fáceis sua execução.
Permite a reeducação da respiração e da concentração, ajudando nos exercícios de correr e alinhando o corpo. Trabalha as extensões de músculos e articulações, mostrando mudanças positivas em atividades simples, como amarrar os sapatos, por exemplo.
Para conhecer mais detalhadamente os benefícios, basta contatar um profissional especializado.