O cabelo é uma parte essencial na construção da identidade visual e, às vezes, até mesmo cultural de uma pessoa, como no caso dos crespos e afros que foram escondidos por muito tempo pela chapinha e agora estão sendo assumidos.
Ele representa a personalidade e o estilo do indivíduo, e um corte de cabelo feito errado pode gerar um estresse profundo em qualquer um, já que nossa imagem e a forma como nos vemos impacta diretamente no dia-a-dia.
Por isso mesmo que a Confecção de perucas sempre foi um costume presente, desde a Idade Média até a modernidade.
Elas são práticas, versáteis, elegantes e permitem uma mudança rápida no visual sem agredir o cabelo.
Elas são especialmente importantes em casos de velhice, calvície ou até mesmo quimioterapia em pacientes com câncer.
Mas não é só isso, com o passar dos anos, as tecnologias foram progredindo, e agora existem dois tipos de perucas: as naturais e as sintéticas, e com a opção de não apenas colocar o item sobre a cabeça, mas, de fazer uma verdadeira peruca com o próprio cabelo, muito mais segura e bonita.
Quais as diferenças entre peruca natural e sintética?
Ambos os tipos de fio para peruca ainda são bastante utilizados e têm seu valor. Existem diversos modelos, como:
Entretanto, é fácil notar quando uma peruca é artificial. A peruca sintética é feita com fios artificiais, como o acrílico e o nylon.
Apesar de serem mais baratas, esse também é o seu problema: a qualidade de uma peruca confeccionada com material sintético é muito inferior a um implante capilar BH cabelo humano, tendo facilidade para embaraçar e não suportando o alto calor necessário para fazer modificações com a chapinha e o baby liss.
Assim sendo, a peruca sintética é consideravelmente menos versátil para o uso no dia-a-dia.
Embora não seja a melhor escolha para a rotina, ela ainda tem seu lugar: uma peruca sintética, por exemplo, pode vir em variadas cores criativas e cortes diferenciados, sendo ideais para shows artísticos em que a caracterização é mais caricata, enquanto a prótese de cabelo natural assume uma identidade mais fixa.
A peruca feita de cabelo natural tem todos os benefícios de um cabelo humano: o brilho, a textura sedosa, a maleabilidade a diversas estilizações e um acabamento natural para viver a rotina sem nenhum empecilho.
Elas costumam ser feitas à mão, o que confere um resultado final melhor, feito sob medida, enquanto as perucas sintéticas são geralmente aplicadas à touca com o auxílio de máquinas.
Mas, além das diferenças no material, existe outra técnica moderna disponível no mercado que tem transformado a vida das pessoas: a protese capilar feminina micropele.
Os benefícios da prótese capilar natural
A prótese capilar é a solução definitiva para quem tem problemas com queda de cabelos e não deseja passar por procedimentos invasivos, como a cirurgia de implante capilar, que deixa cicatrizes e muitas vezes não tem o resultado esperado.
A técnica utilizada confecciona o cabelo humano fio a fio em uma touca feita de película especial, que depois é aplicada na área desejada.
Elas são feitas sob medida, então o cliente pode escolher previamente todos os detalhes: a textura do cabelo utilizado, a cor e o corte, assim como se prefere um cabelo que acompanhe seu fio natural ou um estilo completamente diferente.
A distinção está na tecnologia de micro pele extremamente fina e transparente onde os fios desidratados são colados, gerando um aspecto similar ao couro cabeludo humano, o que as torna mais naturais do que outros tipos de peruca.
Não há prazo para tempo de uso no caso das próteses naturais, desde que sua manutenção seja feita da forma correta com um profissional.
A cola utilizada na micropele permite que o dono da prótese possa tomar banho, ir ao mar ou entrar na piscina normalmente, pois seu material não se desfaz.
O implante capilar cirúrgico costuma ser bastante caro, enquanto no caso da protese capilar feminina é inferior, sem contar que, ao contrário do implante, a prótese capilar de cabelo natural pode ser trocada a qualquer momento.