Entenda o que é enxerto ósseo

Você provavelmente já ouviu falar de aplicação de enxerto, certo? É um método muito utilizado atualmente e quem tem avançado de acordo com que a medicina e a odontologia encontram respostas na área cirúrgica.

Graças a esses avanços é que os procedimentos que envolvem perda óssea são cada vez mais seguros, rápidos e eficientes. No caso de implantes dentários, o odontologista especializado atenderá o caso do paciente e, de acordo com o que for analisado, é responsável por recomendar ou não a aplicação do chamado enxerto ósseo.

Mas do que se trata esse procedimento? Quais são os tipos? Como ele é aplicado? Confira nesse artigo:

  • O que é enxerto ósseo;
  • Como funciona;
  • Alternativas;
  • Cuidados importantes.

O que é enxerto ósseo?

Basicamente, o enxerto ósseo é uma reposição necessária quando há perda dos dentes e, consequentemente, um tratamento específico é indicado pelo dentista para que haja a possibilidade de implante dentário com segurança e eficácia duradouras.

Para isso, ele faz uso de kit expansor ósseo, que auxilia com os devidos recursos cirúrgicos no procedimento de aumentar ou tornar mais espesso determinado osso localizado na região maxilar. Isso é feito para que seja possível realizar implantes dentários.

Como funciona?

Seja em forma de bloco ou após trituração, um pouco de osso é retirado da boca e recolocado no local onde há a perda óssea que precisa ser reposta.

Muitas pessoas têm receios sobre a quantidade de osso que é retirada, mas não há com que se preocupar: o procedimento é feito depois de uma análise precisa sobre a região onde essa pequena quantidade não fará falta alguma.

Além de extremamente cuidadoso, as chances de haver rejeição do enxerto ósseo por parte do corpo do paciente são praticamente inexistentes.

Alternativas cirúrgicas

Os tipos de enxerto osseo dentario podem variar, pois cada procedimento vai depender de alguns fatores como:

  • Saúde óssea do paciente;
  • Local de retirada do osso;
  • Tamanho do enxerto;
  • Uso de osso ou biomaterial.

Em alguns casos, quando não é possível retirar a quantidade necessária de osso do próprio paciente, ou seja, realizar o que é chamado de enxerto autógeno, opta-se pela aplicação de biomateriais, que devem ser devidamente selecionadas pelo cirurgião.

Na hora de escolher o biomaterial a ser utilizado, é muito importante conhecer a sua procedência e qualidade.

Afinal, ele será parte de você para sempre! Por isso, Enxerto osseo preço varia de acordo com o profissional e os métodos utilizados.

Após a cicatrização adequada do enxerto, que pode levar de 6 a 12 meses, é que os implantes dentários poderão ser instalados.

Dependendo do caso, se ele for muito pequeno, é possível fazer a instalação imediatamente depois do processo cirúrgico, mas essa possibilidade necessita de avaliação especializada.

Materiais utilizados

Uma série de recursos devem ser utilizados pelos profissionais envolvidos no processo de aplicação do enxerto ósseo.

Por isso, Kit enxerto osseo é uma alternativa extremamente eficaz e muito fácil de encontrar. Todos os materiais usados no processo devem apresentar alta performance e proporcionar o bem-estar e a segurança do paciente.

Com um equipamento de vibração ultrassônica modulada, por exemplo, é possível realizar o procedimento sem corte nos tecidos moles, possibilitando menos inchaço e uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida. Outros utensílios são muito importantes, como membranas e materiais biocompatíveis com o paciente.

Cuidados fundamentais

Uma das dúvidas mais frequentes é se enxerto osseo dentario doi. Assim como em todo procedimento cirúrgico, o dentista irá realizar uma avaliação prévia do local onde o enxerto será aplicado e em todas as etapas dos processos seguintes o paciente será sedado, impossibilitando a incidência de dor.

Além disso, alguns cuidados são essenciais para o sucesso do procedimento. Com base em exames como radiografias e tomografias, o dentista obterá as informações necessárias para conhecer a situação da estrutura óssea do paciente e, assim, conduzir a retirada e a aplicação com segurança e eficiência.

Por isso, é muito importante conhecer os métodos e as técnicas mais eficazes na área. Com o máximo de conforto e segurança, contando com profissionais especializados e devidamente treinados, a garantia de um bom trabalho só aumenta.

Além disso, uma estrutura hospitalar completa também ajuda muito em todos os processos. Enxerto osseo valor, portanto, varia conforme o local onde é realizado, a equipe envolvida e os materiais utilizados. Procure sempre a garantia de alta performance e segurança.