Está gestante? Saiba os cuidados com a alimentação e corpo

alimentação

A gestação é um período bastante especial na vida de algumas mulheres e casais, que sonham com esse momento. No entanto, este também é um momento que envolve bastante cuidado mental, preparo corporal e boa alimentação.

Ser acompanhada por profissionais da saúde qualificados é uma excelente opção para as futuras mamães. Como esse é um período mais delicado, é importante ter alguns cuidados específicos com a saúde e com a ingestão de determinadas substâncias, assim como medicamentos, principalmente para mulheres com gravidez de risco.

Diante de tantas mudanças corporais e hormonais que uma gravidez pode causar, nesse artigo, separamos algumas dicas de como passar por esse período de forma saudável, com bastante autoestima e força.

O acompanhamento médico

Como citamos no inicio desse artigo, o acompanhamento médico no período da gestação é fundamental. O profissional de saúde que mais acompanha a mãe e o crescimento do bebê é o ginecologista obstetra.

Mensalmente, os ultrassons são realizados para acompanhar o desenvolvimento da criança, seu crescimento, saúde e se existe algum processo de má formação.

Além disso, esse profissional recomenda alguns remédios naturais e cápsulas de vitaminas importantes nesse período gestacional. O preparo e conversas a respeito do parto também são feitas nesse período, com o preparo e fortalecimento da mãe.

Além de ir à ginecologista para o acompanhamento nessa fase de pré-natal e realização das ultrassons, é importante que a mulher busque orientação com outros profissionais, como é o caso da nutricionista para gestante.

A alimentação, durante a gravidez, é fundamental para o crescimento saudável do bebê e fortalecimento da mãe. Por isso, a nutricionista fará uma dieta a depender da necessidade da criança e da mãe, para que os dois estejam nutridos e a mãe não ganhe muito peso nesse período.

Diversos problemas podem afetar a saúde da mãe e do bebê nessa fase por conta de uma alimentação equivocada. Muitas mães sentem “desejos” de se alimentar e esse é um período onde, naturalmente, a fome aumenta.

No entanto, é importante comer os alimentos corretos. Ingerir mantimentos ricos em gordura, açúcar e carboidrato, pode aumentar os níveis de glicose na mãe e na criança, causando uma diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e uma desnutrição de ambos.

Além de uma boa alimentação, a mamãe também pode focar em sua autoestima, pois mesmo com cuidados, algumas mudanças corporais podem acontecer.

Com isso, alguns tratamentos estéticos, com supervisão e orientação médica podem ser fundamentais nesse período.

Tratamentos estéticos para gestantes: o que pode?

Nesse período é comum que surjam dúvidas a respeito do que pode ou não ser feito de tratamento estético, pois diversas ações realizadas na mãe podem impactar a saúde do bebê.

Por exemplo, em um salão de beleza diversos procedimentos de aplicação de selagem e tintura não podem ser feitos pelo menos até os 3 meses de gravidez e algumas pessoas optam por não fazer para garantir a saúde do bebê.

No entanto, existem alguns tratamentos estéticos como uma drenagem linfatica gestante que podem ajudar e muito essa mãe.

Na gravidez é comum ocorrer a retenção de líquidos corporais, deixando a mãe com um aspecto mais inchado. Porém, a drenagem traz diversos benefícios como:

  • Prevenção de celulite;
  • Reduz a retenção de liquido;
  • Promove um relaxamento corporal;
  • Estimula a produção de leite materno.

Durante a gestação é comum surgirem estrias corporais por conta de um crescimento muito rápido da barriga. A pele estica e logo surgem as estrias.

Por isso, durante esse período recomenda-se passar diversos cremes hidratantes na pele para prevenção dessas estrias. Além disso, outro procedimento que pode ajudar é o microagulhamento para estrias, que ajudam na dilatação dos vasos.

No entanto, é necessário observar o estágio das estrias, pois as vermelhas com esse procedimento e cremes de hidratação, costumam desaparecer após o nascimento do bebê.

Depilação da gestante: o que você precisa saber?

Um tema que traz muita dúvida nas gestantes é como realizar uma depilação a laser axila e em outros locais do corpo ou se é permitido o uso de cremes depilatórios em gestantes.

Apesar da depilação a laser ser um excelente método para remoção dos pelos da axila sem dor e apresentar uma eficácia em sua utilização, esse procedimento não deve ser feito em gestantes por risco de manchas na pele.

O mesmo serve para o uso de creme depilatorio para gestante, que não é aconselhado nesse período por apresentar uma fórmula e composição muito fortes para esse período gestacional.