Terceira idade demanda espaços apropriados para convivência

Terceira

A terceira idade é o momento da vida em que as pessoas podem escolher diferentes caminhos, resguardada as condições físicas e psíquicas.

Muitos familiares optam por escolher locais apropriados para que os idosos tenham uma companhia permanente, com cuidados rotineiros e atendimento médico imediato.

A assistência de profissionais e a presença de pessoas com diferentes histórias na mesma faixa etária podem ser motivos para pessoas que procuram um local apropriado.

A oferta de um ambiente acolhedor e com possibilidades de integração familiar também agradam aqueles que procuram um local para uma convivência mais tranquila a partir de uma determinada idade.

Estabelecimentos promovem conforto e lazer

A ideia de morar em uma casa de repouso para idosos deve partir da própria pessoa, na medida do possível, com apoio e suporte dos familiares, como filhos e netos. Dessa forma fica mais claro o que se busca e qual o cenário que encontrará.

Muitos estabelecimentos destinados para esse tipo de clientela está se adaptando aos novos tempos, com profissionais capacitados para pronto atendimento, com a oferta de serviços diversos, como:

  • Equipe multidisciplinar;
  • Atividades lúdicas;
  • Apresentações artísticas;
  • Interação social.

Os laços familiares são importantes ao longo da vida, principalmente, na infância e na terceira idade.

Os empreendimentos modernos que recebem pessoas com idade avançada estão preparados para receber parentes e amigos em ambientes adequados, como uma pousada ou hotel, garantindo o equilíbrio emocional dos moradores.

As visitas nas casas de repouso no Tatuapé, em São Paulo, podem ser realizadas por pessoas autorizadas, assim como em outros estabelecimentos com a mesma finalidade, em outros cantos do país.

Dessa forma, os idosos não se sentem sozinhos ou abandonados. Pelo contrário, percebem o zelo que estão tendo em manter ele em um local que toma todos os cuidados diários que devem ser prestados, como horários de remédios e aferição de pressão constante.

A alimentação também é controlada, com cardápios variados diariamente, atendendo aos paladares mais exigentes, de acordo com a dieta indicada por profissionais da área de nutrição.

Cuidados demandam conhecimento técnico

Os profissionais que atuam nesses locais precisam ter um curso técnico com especialização em cuidador de idosos, pois esses moradores demandam atenção especial diariamente.

Eles realizam tarefas cotidianas como administração de remédios, seguindo especificações médicas, de maneira organizada e precisa.

Algumas pessoas com idade avançada precisam de ajuda para se movimentar ou realizar tarefas simples, como se alimentar e ir ao banheiro. Por isso, os profissionais que atuam na área precisam de conhecimento técnico apropriado.

Muitos homens possuem incontinência urinária, em decorrência de problemas de saúde. O enfermeiro ou enfermeira precisa saber como preparar e colocar o cateter externo masculino para bolsas coletoras de urina sem machucar o morador.

São procedimentos que ocorrem rotineiramente, tanto na ala masculina quanto na ala feminina, quando não possuem espaços mistos, o que é comum e saudável para a convivência de todos.

Equipamentos ajudam na qualidade de vida

O emprego de uma ala médica é necessário, para casos urgentes e que podem ser tratados pelos profissionais presentes no local.

Um quarto preparado com cama adequada, monitor cardiaco, aparelhos de respiração artificial são imprescindíveis e podem ajudar nos tratamentos mais adequados

As parcerias empresariais fazem parte desse modelo de negócio, pois há hospitais e clínicas especializadas que podem atender os moradores em períodos de necessidade de atendimento específico.

Laboratórios de análises clínicas e de vacinação também são empreendimentos que estão relacionadas nos cuidados com os idosos.

A terceirização de serviços pode ser necessária para momentos em que a engenharia e manutenção hospitalar é necessária, garantindo o funcionamento dos equipamentos. Isso é pontual para reparos e na prevenção dos elementos presentes no local.

Os ambientes escolhidos para a recepção de pessoas da terceira idade contam com uma estrutura apropriada para que todos possam se movimentar com toda a segurança possível.

Os banheiros recebem apoio tubular para aqueles que podem tomar banho sozinhos, mas precisam de um suporte na higiene pessoal.

Os quartos podem ser adaptados de acordo com as necessidades e as possibilidades, respeitando as regras de convivência do local.

Ainda assim, muitos empreendimentos contam com TV a cabo e internet para todos os moradores, como uma forma de manter todos devidamente informados e com atividades recreativas.

A convivência com pessoas da mesma idade fortalece os vínculos com a própria vivência, e os cuidados médicos são imprescindíveis em todo momento da vida, principalmente, quando se chega à terceira idade.