Entenda a importância do aparelho auditivo

Quando uma pessoa é diagnosticada com deficiência auditiva, é recomendado o uso do aparelho auditivo.

Um simples dispositivo eletrônico que amplifica as ondas sonoras, de modo que a pessoa com deficiência pode ouvir os sons do ambiente. Esse aparelho tem três partes: o microfone, o amplificador e o receptor.

Por meio do microfone, o som é captado e convertido em sinais elétricos, depois são mandados diretamente ao amplificador, que aumenta a potência desses sinais, mandando-os ao receptor. Finalmente, o receptor envia esses sinais para o ouvido.

Como escolher o melhor aparelho auditivo?

Esse aparelho tem como objetivo ajudar pessoas com uma perda auditiva a perceber sons.

Um dos maiores problemas relatados por pessoas que fazem uso desse aparelho são os ruídos de fundo.

Todavia, com o alto desenvolvimento da tecnologia, pode-se encontrar aparelhos auditivos que se encaixem no fundo do canal auditivo, sem danificar a reprodução sonora.

O aparelho auditivo preço é variável de acordo com o modelo que o cliente necessita.

Existem muitos modelos que podem variar no tamanho e no tipo de amplificação.

Os preferidos, por questões estéticas, são os intracanais e retroauriculares, porém não funcionam, adequadamente, para todo tipo de perda auditiva.

A diferença é a porção da orelha onde esse modelo é encaixado, o tamanho e o molde.

Por isso, é importante saber que cada modelo de aparelho auditivo é indicado para um tipo de perda de audição.

Tipos de perda de audição

Entre a audição normal e a completa surdez, existem níveis de diminuição da capacidade auditiva.

Para analisar e medir a capacidade do paciente de ouvir e interpretar sons, é feita a audiometria, em que é possível identificar distúrbios auditivos e diagnosticá-los da melhor forma.

Entenda quais são as formas e diferenças de perda auditiva:

● Perda auditiva condutiva: é parcial, ou seja, o paciente ouve alguns sons, causada por um bloqueio na transmissão dos sons vindos da orelha externa para a orelha média. As causas podem ser otite média crônica (inflamação com secreção dentro da orelha), otosclerose (calcificação) ou perfuração timpânica;

● Perda auditiva sensorioneural: causada por alterações dentro do ouvido interno ou nas vias nervosas de condução, que transmitem os sons por meio de impulsos nervosos para o sistema nervoso central;

● Perda auditiva coclear: mau funcionamento das células sensoriais da orelha interna;

● Perda auditiva retrococlear: acontece quando a alteração que causa a perda está no próprio nervo;

● Perda auditiva mista: causada, principalmente, pela otite crônica, porque o tímpano e os ossículos são afetados, impedindo que os sons sejam captados e conduzidos por meio de impulsos nervosos ao cérebro;

● Deficiência auditiva súbita: é a perda da audição após adquirir o idioma falado, causada por efeito colateral de medicamentos, traumas, infecções ou doenças.

Na medicina, o surdo é caracterizado como uma pessoa que tem surdez profunda. O termo deficiente só é utilizado quando a surdez é leve ou moderada.

Contudo, é preciso entender as diferenças entre deficiente auditivo, surdo e Surdo. Os dois primeiros são pessoas que não são capazes de identificar sons do mesmo modo que uma pessoa ouvinte.

O termo “surdo” é a condição do ouvido de uma pessoa que não responde a determinado som.

Já a diferença entre esses dois e “Surdo” é que o grupo dos Surdos se encontra adaptado à sua surdez e se identifica usando sua própria língua.

São pessoas que se consideram normais, enquanto os deficientes procuram tratamentos e diagnósticos para poderem ouvir.

Considerando-se esses aspectos, aparelho para surdez preço é o nome popular do aparelho auditivo.

Existem também outras causas que podem levar à deficiência. Há uma percepção sonora, conhecida em seu nome científico por tinnitus, que pode surgir em forma de chiados, apitos, cliques ou estalos, que podem ser leves ou intensos.

Popularmente chamado de zumbido no ouvido, é causado por lesões no interior do ouvido, devido a infecções, envelhecimento, ruídos ou música alta e intoxicação por remédios.

Para o tratamento, é necessário conhecer a causa do zumbido. O tratamento pode ser básico, incluindo remoção de cera pelo médico ou usando antibióticos que tratam infecções.

Cirurgias para corrigir os defeitos também são muito indicadas pelos médicos.

Contudo, há casos em que o tratamento é demorado e mais complicado, podendo necessitar de acupuntura ou terapia de som (emissão de ruídos brancos através de aparelhos específicos) e uso do aparelho surdez preço.