Massoterapia pode auxiliar nas dores de cabeça?

As dores de cabeça têm diversas origens, e a grande maioria tem origem muscular. Como por exemplo um músculo tenso, que está na região da nuca ou do pescoço, pode gerar algumas dores de cabeça.

As dores podem aparecer devido alguns fatores, como por exemplo: má postura durante um período de tempo, falta de água, sinusite, rinite, má alimentação, pouco tempo de sono, longo período no computador, levantamento de peso na academia de forma errada, entre outros.

Se as duas dores são constantes, indicamos que você procure por um médico especialistas, pois ele lhe dará um tratamento adequado. 

Grande parte da população costuma procurar por tratamentos alternativos ou complementares para as dores de cabeça. 

E a massagem será um desses tratamentos.

A massagem tem diversos efeitos relaxantes para a musculatura física. 

E se as dores da cabeça têm origem da musculatura tensa, a massagem pode auxiliar no alívio dessas dores e na diminuição do stress.

Existem diversas massagens para diversos pacientes, e você aprenderá isso em um Curso de Massoterapia

Haverá pacientes que não reagiram de uma forma para cada tratamento. Existem pacientes que vão melhorar já na primeira massagem e outros terão que fazer um tratamento para diminuir as dores.

Com o Curso Online, o aluno entenderá sobre os diversos tipos de pessoas, com diversos sintomas. 

Haverá pessoas que vão aproveitar a massagem ou o tratamento mais rápido que outros, e por causa disso, os tratamentos tem diversos tempos e não tem como garantir um tempo determinado de tratamento. 

Mas, mesmo assim vale a pena fazer algumas sessões de massagem, pois a massagem é algo extremamente segura. 

A massagem que é feita para diminuir a dor de cabeça costuma ser de média pressão, e é algo bem satisfatório em recebê-la.

Não é comum que a dor de cabeça seja sintomas de doenças muito graves. Porém, é claro que você deve procurar um médico para descobrir o real motivo das dores de cabeça, especialmente se a dor de cabeça aparece com muita frequência. 

Pois, uma dor de cabeça grave pode ser o seu corpo alertando sobre algum problema de saúde. 

Porém, se a dor de cabeça não for uma doença séria, ela pode afetar muito a vida cotidiana da pessoa negativamente, e por causa disso deve fazer exames de rotina.

Veremos a seguir algumas dores de cabeça muito comum por tensão muscular:

A primeira dor que vamos mencionar é sobre a dor em cima das orelhas, perto das têmporas, como se um capacete estivesse apertando a sua cabeça.

A origem pode ser do músculo trapézio, que é o músculo que fica na lateral e dorsal do pescoço. 

Esse músculo pode conter um ponto que pode ser o gatilho que vai irradiar as dores de cabeça. 

E com um massoterapeuta você pode ter bons resultados. A dor aparece por causa de muito tempo à frente do computador, por uma má postura ou por carregar pesos nas costas.

As dores na testa e em volta dos olhos podem ter origem no músculo suboccipital ou no músculo esternocleidomastoideo. 

O ponto de gatilho é a diminuição na circulação de sangue atrás do pescoço. Ele não é perigoso, mas ele incomoda muito. 

Ele pode ser tratado por uma boa massagem, que vai garantir bons resultados. Esta dor de cabeça pode causar enjôo e incomodar os olhos. E é muito parecida com a dor de enxaqueca.

As dores nas têmporas acima das orelhas. Pode ter origem no músculo masseter ou nas têmporas causadas pelo bruxismo ou o estresse. 

E a massagem é um ótimo tratamento para esses sintomas.

Definimos a massagem como uma ótima forma para aliviar a musculatura. 

E se por um acaso a dor de cabeça tem origem muscular, a massagem poderá lhe surpreender. 

E se ela não for muscular, você deverá fazer um tratamento médico. E mesmo assim, a grande maioria das dores de cabeça vem da tensão muscular. 

Muitas dores de cabeça vêm depois de um dia estressante ou sobrecarregado de trabalho.

Como fazer massagem para dor de cabeça

A massagem para dor de cabeça vai consistir em pressionar levemente em alguns pontos das têmporas, nuca ou no topo da cabeça e fazer movimentos circulares.

Ao iniciar a massagem, o paciente deve soltar o cabelo e respirar de forma profunda e lentamente, e em seguida seguir os 3 passos que vamos lhe passar.

  • Fazer movimentos circulares nas têmporas: você deverá fazer massagem pelo menos 60 segundos nas têmperas que é a região que fica na lateral da testa e utilizar as palmas das mãos ou os pontos dos dedos e fazer movimentos circulares.
  • Realizar movimentos circulares na nuca: para fazer a massagem na nuca você deverá fazer uma ligeira pressão na nuca com os pontos dos dedos durante 180 segundos.
  • Massagear a região do topo da cabeça: quando se faz a massagem no topo da cabeça, você deve massagear com movimentos circulares, que deverá se tornar cada vez mais lento, e você deverá usar os pontos dos dedos para fazer essa massagem. E para melhorar, você deverá massagear o couro cabeludo, fazendo alguns puxões na raiz do cabelo de forma suave.

Essas massagens podem liberar a musculatura e diminuir a tensão muscular, e assim sem recorrer aos medicamentos para diminuir as dores de cabeça.

Depois de ler sobre a massoterapia pode auxiliar nas dores de cabeça, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *