O dentista é um profissional qualificado para cuidar da sua saúde bucal. A boca é composta por vários elementos que vão desde os dentes, gengiva ou língua e é um órgão fundamental tanto para a fala como também para a alimentação.
Um dos cuidados fundamentais com a saúde bucal é manter uma boa higienização da boca, buscando escovar os dentes e passar o fio dental.
No entanto, a ida ao dentista também é importante para realizar limpezas de modo mais aprofundado, além de contribuir para prevenir e tratar doenças da boca.
Uma das principais doenças que atingem a saúde da boca é a cárie, uma bactéria que se instala e causa danos permanentes ao dente, por meio de buracos.
A cárie pode surgir por vários motivos desde uma má higienização da boca, assim como o consumo de alimentos muito doces sem a devida escovação.
Os sintomas podem variar desde dores intensas no local, assim como a percepção de um furo no dente. Algumas pessoas não apresentam muitos sintomas e só descobrem quando estão no dentista.
O tratamento da cárie pode ser variado, envolvendo obturações, assim como aplicação de flúor e até mesmo, uma remoção dentária.
Para identificar se o paciente está com cárie, além da observação visual, o dentista utiliza a sonda exploradora de ponta reta.
Essa sonda apresenta uma ponta bem fina e contribui para que o dentista identifique quais camadas ou cavidades dentárias estão afetadas pela cárie e se estão afetadas. Além disso, o dentista verifica o esmalte do dente para verificar se há a presença dessa bactéria.
De modo geral, os dentistas precisam utilizar vários equipamentos em seu dia a dia, que varia desde a autoclave, para a desinfecção de materiais, até mesmo um espelho em formato de dente, que tenha uma lente aumenta para facilitar a visualização do dente.
Diante disso, é fundamental buscar o dentista com frequência, pelo menos a cada 6 meses, pois no caso de detectar alguma doença, o tratamento pode ser muito mais eficiente pelo fato da detecção ser precoce.
Em relação ao tratamento da cárie, um dos procedimentos mais comuns é realizar a restauração de dente. Esse procedimento tem como objetivo remover partes que foram afetadas pela cárie e limpar o local. Além disso, a cavidade em aberta é preenchida com materiais.
Esse tratamento é fundamental para impedir que a cárie continue se espalhando pelo dente e atinja outros dentes e até mesmo, o osso, causando uma infecção maior.
Os materiais que são utilizados para preencher essas cavidades variam desde:
O tipo de material que será aplicado varia a depender de cada pessoa, já que alguns são alérgicos e o tipo de material utilizado influencia no valor da restauração.
As restaurações mais comuns podem ser a de amálgama, que é de prata, pois apresentam um custo mais acessível e ainda são resistentes.
No entanto, para trazer um aspecto mais natural e parecido com a cor do dente, o recomendado é utilizar as resinas no preenchimento das cavidades.
Apesar do lado estético, elas são menos resistentes e precisam de uma manutenção maior e cuidados na alimentação em morder alimentos duros ou comer alimentos que sejam muito escuros, como café com frequência.
Isso causa manchas na resina e consequentemente, atrapalha a obturação. Se o dano causado pela cárie for muito grande, o dentista opta pelo procedimento de coroa.
Isso ocorre quando a cárie atinge nervos, sendo necessário tratar esse nervo, assim como recobrir esse espaço em aberto.
Por isso, para saber qual é o melhor tipo de restauração ou para verificar e cuidar de sua saúde bucal, busque por um dentista que seja especializado, nesse segmento.
Além dos procedimentos que já citamos nesse artigo, é importante ressaltar que os dentistas também atuam realizando procedimentos esteticos, para tornar os dentes e o sorriso ainda mais bonitos.
Dentre os principais procedimentos podemos citar:
Sem dúvidas, o uso do aparelho dentário é um dos procedimentos estéticos mais comuns para causar o alinhamento dos dentes.
No entanto, esse procedimento não é somente estético e contribui também para uma melhor dicção, sorriso e ainda, para evitar doenças como bruxismo e desgaste dentário.
Para aplicar o aparelho, braquetes são utilizados, podendo ter várias cores ou ser mais neutro, como é o caso do braquete porcelana.