Dores na articulação pode ser bursite

dores

Os novos cenários de trabalho pedem que cada vez mais que os colaboradores trabalhem em frente ao computador, realizando movimentos repetitivos, que pode causar dores.

Além disso, existem outras profissões que demandam a realização de um esforço repetitivo sobre alguma parte do corpo, geralmente mãos, braços e ombros, como é o caso de manicure, pintor, entre outros. Com isso, esse conjunto de tendões e tecidos que compõem essa parte do corpo podem inflamar, causando dores e incômodos.

Além da dor ser o principal sinal de alerta, a área afetada pode inflamar e inchar, impossibilitando a pessoa de realizar movimentos com o braço, por exemplo. Uma dessas doenças que surgem a partir de movimentos repetitivos e que causam inflamação é a bursite.

A bursite

A Bursite consiste em uma inflamação em uma espécie de “almofada” que fica dentro da articulação. O objetivo desta almofada é evitar que ocorra o atrito entre o osso e os tendões.

No caso das pessoas que desenvolvem uma bursite no ombro, a dor fica localizada no local e dificulta o movimento do ombro, assim como do braço.

Como o ombro é uma estrutura complexa por lidar ossos, tendões, músculos e até mesmo ligamentos, a pessoa que desenvolve este tipo de inflamação tem todo esse movimento comprometido.

Por isso, no caso de dor, a primeira recomendação é consultar um ortopedista, com o objetivo de realizar exames e uma análise clínica que ajuda a identificar se o paciente está ou não com bursite.

A partir de um diagnóstico, alguns remédios como anti-inflamatórios podem ajudar, assim como o direcionamento para um fisioterapeuta para realizar o tratamento adequado.

Buscando ajuda da fisioterapia

É fundamental realizar alguns exercícios para ajudar no processo de desinflamação, assim como para evitar o retorno da bursite. Neste caso, o fisioterapeuta é o profissional mais indicado para recomendar os exercícios para bursite no ombro, a partir do diagnóstico do paciente, sua limitação de movimento e grau de inflamação.

Ou seja, os exercícios podem variar dependendo da condição do paciente. É comum esticar os braços para cima e dobrar os braços fazendo séries e repetições deste movimento. Em outro exercício, com o tronco mais inclinado e encostado nas pernas, a pessoa realizará essa movimentação de braço por baixo das pernas.

Também existem exercícios onde a pessoa fica em pé, afasta as pernas e encostando o braço na lateral do corpo. Com o seu antebraço em flexão, é possível girar somente o seu antebraço. Pode ocorrer também o uso de equipamentos como barras em frente ao corpo para ajudar no apoio do paciente.

É fundamental que este processo seja orientado e supervisionado pela fisioterapia ombro bursite, visando evitar mais danos e lesões às articulações. Além disso, este profissional está apto e habilitado para realizar o uso de raios infravermelhos e massagens para reduzir a inflamação do paciente.

É importante ressaltar também que uma clínica de fisioterapia possui equipamentos apropriados para a realização dessas e outras atividades, como é o caso de aparelho de pressão com braçadeira para obeso, verificação da temperatura do paciente, equipamentos de alongamento, entre outros.

Acupuntura também pode ajudar

No processo de tratamento da sua bursite, é possível contar também com os serviços de acupuntura. Este tratamento é feito por meio da aplicação de agulhas em diversas partes do corpo, sendo que o objetivo é estimular os nervos presentes na pele.

Neste estímulo, ocorre uma ação analgésica no paciente, que proporciona relaxamento. Diversas pessoas podem realizar este tipo de tratamento, não somente se tiver bursite, mas outras doenças, como:

  • Bronquite e sinusite;
  • Enxaqueca;
  • Dores de modo geral no corpo;
  • Problemas de articulação;
  • Ansiedade e situações de estresse;
  • Redução dos impactos dos problemas nos hormônios.

Diante dessa possibilidade de tratar diversas doenças, buscar por uma clinica de acupuntura Osasco, ou em um local mais próximo a sua casa, é fundamental para que o paciente recupere seu bem-estar.

É importante também que o médico encaminhe o paciente para a acupuntura, sendo que este é um tratamento adicional para o problema do paciente.

O dia a dia

Todos esses tratamentos só fazem efeito se o paciente mudar seus hábitos e rotina. Diante disso, é importante tornar sua vida mais confortável, realizando os alongamentos para ter mais conforto no dia a dia.

Pessoas com dificuldades podem adquirir uma cadeira de banho alumínio, que é um material leve, mas ao mesmo tempo resistente. No caso de ser um tratamento temporário, é possível realizar o aluguel cadeira de banho preço acessível.

Portanto, os investimentos em equipamentos e tratamentos com profissionais especializados são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar para os idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *