7 Dicas simples e práticas de cuidados com a pele para o dia a dia

mulher cuidando da pele

Os cuidados com a pele são essenciais para quem quer garantir uma pele bonita e saudável, e sem dúvidas, é algo que toda mulher deseja alcançar. Mas, para ter esse resultado, é preciso, primeiramente, esquecer o mito de que é necessário comprar vários produtos caros de beleza para ter uma pele jovem e brilhante, e se atentar para o que realmente funciona: rotina de cuidados com a pele, a qual inclui vários fatores importantes que devem ser feitos no dia a dia.  

Veja essas 7 dicas simples e surpreenda-se com resultados maravilhosos para sua pele. 

  1. Limpeza diária

A limpeza diária do rosto é o passo primordial na rotina de cuidados com a pele, e a principal chave para uma pele saudável e perfeita, mas deve ser feita da forma correta. Ou seja, utilizando produtos de limpeza que são adequados para o seu tipo de pele. Este passo irá garantir a remoção de sujeira e outros elementos que se acumulam nos poros. 

A limpeza deve ser realizada todas as manhãs antes de aplicar o protetor solar e a maquiagem, e  todas as noites antes de ir para a cama.

É importante lembrar que lavar o rosto várias vezes ao dia não é saudável para a pele, portanto, pessoas com pele oleosa podem utilizar lenços umedecidos no decorrer do dia, evitando a necessidade de lavar demasiadamente. Lembrando também de escolher lenços umedecidos que não alteram seu pH.

  1. Hidratação

Manter-se hidratado não ajuda apenas seus órgãos internos, a hidratação também afeta a aparência da sua pele. Afinal, nosso corpo é 70% de água e, quando essa água não é reposta, as células da pele são destruídas. Além disso, a água é  essencial para aumentar o fluxo sanguíneo. Isso faz com que suas células obtenham mais oxigênio e elasticidade.

Portanto, certifique-se de beber bastante água para hidratar sua pele com eficácia.

E aí, já bebeu água hoje?

  1.  Protetor solar

Na rotina de cuidados com a pele não poderia faltar o uso do protetor solar diariamente, a fim de manter a pele protegida, bonita e  livre do envelhecimento prematuro. Isso porque, 

O protetor solar minimiza os efeitos negativos dos raios ultravioleta, evitando assim,  o aparecimento de manchas, rugas e queimaduras.

Não adianta comprar produtos e cremes de pele caros e não usar protetor solar. Ele é o melhor antirrugas e antienvelhecimento que existe. Portanto, antes de pensar em investir em qualquer outro produto para sua pele, invista em um bom protetor solar indicado para pele facial. 

  1. Máscaras naturais

O uso frequente de máscaras naturais também é essencial na rotina de cuidados com a pele. É  uma forma barata e saudável de fornecer nutrientes importantes para a derme.

Existem diversos ingredientes naturais recomendados para este tipo de tratamento. Entre eles encontramos  frutas ricas em água e antioxidantes, iogurte e azeite.

É importante  escolher os ingredientes mais adequados para o seu tipo de pele. Por exemplo, não seria bom usar ingredientes oleosos em pele oleosa.

  1. Nutrição equilibrada

Já diz o ditado popular: “ a beleza vem de dentro.“ De fato, sua pele é o que você come.

Ou seja, para garantir a eficácia dos cuidados com a pele, é essencial ter uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais. A dica é inserir muitas frutas e vegetais em sua dieta, incluindo ovos, legumes, nozes, peixes e alimentos ricos em ácidos graxos e antioxidantes como vitamina C. Às vezes, uma suplementação é necessária, porém, é importante consultar uma nutricionista especializada para averiguar isso e  assegurar uma dieta adequada. 

  1. Sono de qualidade

Os benefícios do sono à noite são incontáveis, inclusive para a pele. Enquanto o corpo descansa, a pele trabalha horas extras. Ou seja, a renovação e o reparo celular são acelerados, a energia física é reparada, hormônios são liberados e estabelecidos,  e a microcirculação é aprimorada durante o sono profundo, chamado de sono REM. Este pico de atividade é verdadeiramente revigorante. Dessa forma,   ir para a cama antes da meia-noite e dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial para garantir todo o processo de cuidados com a pele

A rotina do trabalho e os tantos afazeres no dia a dia causam estresse oxidativo e aceleram o envelhecimento da pele. 

Uma dica essencial: Para combater esse problema, é importante praticar atividade física regularmente, a fim de estimular a produção de endorfina e serotonina, hormônios essenciais para renovação celular e estabilização das emoções. Além de ajudar a melhorar bastante a qualidade do sono. 

Na prática, é fácil perceber a diferença na aparência de quem dorme bem e de quem dorme mal. De fato, o “sono da beleza” não é um mito, e se você quiser ter uma pele radiante, procure estabelecer o seu sono.]

  1. Diga não ao estresse

Reserve um tempo para si mesmo fazendo coisas que lhe agradam. Quanto mais você se estressa, mais a pele “se desgasta”. Isso ocorre porque o estresse desencadeia a produção de cortisol e outros hormônios que tornam a pele mais oleosa e porosa. Existem várias técnicas de controle do estresse, como exercícios respiratórios, meditação ou ioga, que ajudam a reduzir essas sensações desagradáveis ​​que sobrecarregam seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *