A importância de fazer Check up médico: os exames de rotina

O cuidado com a saúde é uma prática deve ser constante em nossas vidas, esse cuidado passa por uma alimentação saudável, praticar exercícios e de vez em quando realizar check up médico. 

 

Mas qual a real importância de fazer esta visita ao médico? 

 

Neste artigo abordaremos o assunto check up médico e algumas dicas de como realizar este procedimento de maneira eficaz para manter a saúde em dia durante todo tempo. Confira! 

 

O que é o check up médico e qual a sua importância? 

check up médico é a realização de uma sequência de exames clínicos que tem por objetivo examinar todo seu corpo para prevenção e principalmente o tratamento de doenças e alterações que podem ser encontradas. 

 

Para exemplificar o check up vamos imaginar um carro, você está prestes a fazer uma viagem muito longa e antes de iniciar sua viagem você vai a uma oficina mecânica. 

Nesta oficina, seu veículo é submetido a uma série de avaliações que tem por objetivo saber se tudo está bem para que você viagem em segurança. 

Mesmo seu carro estando aparentemente em perfeito estado (andando) isso não significa que não necessita de reparos. Para isso, algumas peças vão ser substituídas por desgaste, outras recebem um tratamento para que possam ser usadas mais um tempo sem gerar preocupação e assim você pode partir em segurança sabendo que seu carro não vai te deixar na mão. 

Assim é o nosso corpo, o ano inteiro é uma viagem e daquelas bem longas, e precisamos parar um momento para fazer exames de rotina, entender quais deficiências temos, o que pode ser melhorado, aplicar prevenção e estar protegido. .

Assim, o check up é a melhor forma de assegurar que você pode continuar sua rotina sem a preocupação e o risco de parar por uma doença.  

 

Quais exames são essenciais no check up médico? 

Segue abaixo a lista de exames de rotina e procedimentos essenciais para o seu check up: 

 

  • TGO e TGP (rins) 
  • TSH (Glândulas tireóide) 
  • Exame Ergométrico 
  • Hemograma completo
  • Ecocardiograma 
  • Eletrocardiograma 
  • Glicemia (glicose) 
  • Colesterol e triglicerídeos
  • Exame de Urina 
  • Uréia e creatina

Além desses exames, outras avaliações podem ser recomendadas para você, por isso é essencial passar por uma primeira visita médica onde o mesmo estará te encaminhando para todos os exames que são necessários para examinar seu corpo por meio de guias de exames. 

 

Com qual frequência posso fazer Check Up?  

O check up pode ser feito uma vez por ano, o que é de uma forma geral, a forma ideal de se manter com a saúde em dia. Entretanto, algumas pessoas necessitam de um maior cuidado com a saúde devido a algumas necessidades do seu corpo e descobrimento de doenças, para essas pessoas estar sempre sendo acompanhadas por um médico e monitorando sua situação é de extrema importância. 

 

Qual a melhor maneira de fazer o Check up?

Devido a realização de muitos exames clínicos, o custo desse procedimento pode ser muito alto e a depender do que for diagnosticado no mesmo, é provável que você seja encaminhado para outros especialistas tornando ainda maior seus gastos com a sua saúde. 

Por isso, uma maneira mais econômica e eficaz de fazer check up é por meio do Plano de Saúde. 

Os Planos de Saúde contam com uma grande rede credenciada de hospitais e clínicas onde você poderá realizar seus exames sem pagar nenhum custo adicional ao que já é definido na sua mensalidade, sem limite de consultas além de ter acesso também ao serviço emergência, internação, cirurgias e possíveis tratamentos especializados. 

 

Check up médico, garantia de saúde e bem estar 

Agora que você já sabe a importância dessas avaliações médicas para manter a sua saúde em dia e ter tranquilidade para seguir seu ano de maneira tranquila.

 

Até a próxima! 

 

Escrito por Anubis Corretora de Seguros empresa especializada em planos de saúde e seguros em geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *