Atividade física e a melhoria na qualidade de vida

Os esportes são importantes há muitos séculos. Inicialmente, possuíam objetivos funcionais, relacionados com atividades laborais, hoje também são vistos como atividade física.

Com o passar do tempo, os esportes se aperfeiçoaram, e os objetivos de praticá-los foram revistos ao lado da medicina.

Assim, passaram a agregar prazeres e valores associados à saúde e também à estética.

A importância da atividade física para a saúde

Independente se a prática esportiva é feita em uma Escola de ballet ou academia de Muay Thai, os benefícios são muitos para os praticantes de esportes no geral.

Praticar exercícios físicos é muito importante para se ter uma vida mais saudável. Os esportes são muito vantajosos, pois proporcionam bem-estar e diversas vantagens para o corpo e mente.

Em qualquer lugar que se vá existem banners e placas sinalizadoras de Academia de jiu jitsu, academia de musculação, entre outros.

Para cada lugar existem incentivadores da prática esportiva. Assim, as opções de esportes são inúmeras, e os locais para praticá-los também. Basta escolher a atividade física que combina melhor com o estilo de vida de cada um e buscar um ambiente para exercitá-la.

A relação dos esportes com a qualidade de vida é evidente. Para alcançar uma vida sadia é preciso que o corpo e a mente estejam alinhados e saudáveis, funcionando perfeitamente da forma que deve ser.

Para isso, a energia, a força e vigor precisam estar equilibrados, os esportes auxiliam em tudo isso. Seja investir em artes marciais, ou qualquer outro esporte, os benefícios serão vistos em curto período de tempo, o que torna o investimento com ótimo custo-benefício.

Na vida dos praticantes de esportes, o corpo se beneficia todos os dias, pois a atividade física fortalece os músculos, além de fortalecer as articulações e os ossos.

Por vezes, a perda de peso acaba sendo uma consequência. Caso o objetivo inicial seja perder peso, uma boa opção é investir em um aparelho de ginástica ou aulas funcionais.

Exercícios são muito benéficos, além de favorecerem a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, ajudam diretamente na auto-estima.

As vantagens de hábitos esportivos

Antes de qualquer prática de esporte, é importante realizar exercícios de alongamento. Assim, o corpo é preparado para o que está por vir.

Os exercícios reduzem a gordura corporal, auxiliando em uma pressão arterial regulada e saudável.

Além disso, quem pratica esportes, ajuda diretamente na diminuição do colesterol “ruim” e aumenta o colesterol “bom”, sendo ótimo para pessoas que possuem doenças como diabetes.

Além disso, existem diversas outras vantagens ocasionadas pela prática esportiva. São elas:

  1. Estímulo de atividades cognitivas: Ao praticar exercícios, aprimoram-se diversas questões como agilidade, percepção, reflexos, raciocínio e agilidade.
  2. Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”É comprovado que praticar esportes com frequência aumenta os índices de HDL “colesterol bom” e diminui o LDL considerado “colesterol ruim”.
  3. Fortalece os ossos: A prática regular de atividades físicas favorece a construção da massa óssea, além de fortalecê-la.
  4. Melhora o sono: Quando se efetua atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue, no horário adequado, ter um sono tranquilo e eficaz.
  5. Benefícios para o corpo e mente: Praticar esportes faz com que os indivíduos acessem o ser humano em sua totalidade. Isso significa que, ao praticar exercícios, as pessoas melhoram tanto no aspecto físico como na parte emocional e mental.
  6. Aumento de oxigenação do cérebro: Quando se pratica exercícios físicos, o organismo passa a produzir maiores quantidades de oxigênio para o cérebro. Isso faz com que as funções cognitivas sejam aprimoradas, melhorando até mesmo o raciocínio.
  7. Fortalecimento dos músculos: No momento da prática esportiva, os músculos ficam mobilizados, o que resulta em músculos fortes e saudáveis, auxiliando diretamente em melhor movimentação e diminuição de cansaço.
  8. Aumento da eficácia cardio-respiratória: A prática constante de exercícios auxilia na capacidade respiratória e pulmonar. Com isso, o coração bombeia melhor o sangue, em maior quantidade.

Além dos exercícios, existem outros hábitos saudáveis muito indicados, como é o caso da Acupuntura para emagrecer. Para quem deseja perder peso e por alguma razão não pode praticar esportes, essa é uma opção viável.

Para quem pode praticar exercícios, mas gostaria de uma prática complementar, a acupuntura é muito eficaz e com certeza trará benefícios.

É evidente o impacto positivo que praticar esportes pode ter na vida de uma pessoa. A construção de hábitos saudáveis ajudam o indivíduo no todo, resultando em diversos benefícios e vantagens em todo o corpo e mente.

Assim, basta escolher os esportes com que mais se identifica e iniciá-los. As vantagens serão sentidas de imediato e a criação dos hábitos trarão inúmeras satisfações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *