Crescimento Populacional de Idosos e a Busca por Qualidade de Vida

O crescimento populacional de idosos está diretamente ligado à busca por qualidade de vida que vem crescendo cada dia mais. Segundo estatísticas do IBGE, desde 1940 a estimativa de vida do Brasileiro aumentou em 31 anos. No ano de 2017 o país ultrapassou a marca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. 

Envelhecimento populacional no mundo

Há muito tempo a longa estimativa e qualidade de vida era algo bem restrito. Isso porque, o acesso a atendimentos médicos, saneamento básico e boa nutrição era algo quase que privilégio. 

Porém, com o passar do tempo e a evolução do ser humano e suas invenções, a população passou a viver mais. Claro que tal fato está diretamente ligado também à descoberta da vacina e erradicação de doenças, que na época, matavam milhares de pessoas antes mesmo dos 60 anos. 

Principais dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Além dos fatos históricos, não podemos deixar de falar de bons hábitos, que quando presentes na vida do ser humano é capaz de oferecer longevidade e qualidade nos anos vividos. 

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas é um ótimo hábito em qualquer fase da vida. A caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima opção na terceira idade, já que faz bem para a saúde do coração, fortalecimento dos músculos e, também, combate à depressão e outras doenças mentais. 

Andar de 30 min a 1 hora por dia já é o suficiente para adquirir inúmeros benefícios e aumentar a estimativa de vida. 

Alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada é o mais importante quando falamos de envelhecimento e qualidade de vida. Principalmente na terceira idade, aumentar o consumo de peixes e frutos do mar é fundamental, já que alimentos ricos em ômega 3 reduz o risco de doenças cardíacas, como hipertensão.

Além disso, abusar na diversidade de legumes, folhas e frutas ajuda na ingestão de vitaminas e nutrientes necessários durante essa fase da vida

Ingerir líquidos 

Não é segredo para ninguém que a água é o elemento mais importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Sucos naturais também são uma ótima opção, já que com ele é possível aproveitar os benefícios da água e nutrientes da fruta ao mesmo tempo. 

Vitamina D

Quem não ama tomar um solzinho? Sabia que além de prazeroso, este momento pode agregar muito a nossa saúde? Tomar sol de 15 a 45 min por dia aumenta nossa taxa de vitamina D, responsável pelo fortalecimento dos nossos ossos e dentes, ou seja, previne o idoso da osteoporose e outros problemas. 

Mas cuidado, os banhos de sol devem ser realizados antes das 10h da manhã, ou então após as 16h da tarde, ou então podem causar graves danos à saúde da nossa pele.

Todos os pacientes de casa de repouso recebem esses cuidados diariamente, garantindo uma perspectiva de vida maior e envelhecimento saudável.

 

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