Lipoaspiração: saiba tudo sobre a recuperação da cirurgia

Depois de realizar uma lipoaspiração é importante tomar alguns cuidados como, por exemplo, não fazer esforços e utilizar a cinta elástica, para que a ferida cicatrize de maneira adequada e a recuperação seja mais rápida.

Na primeira semana do pós-operatório é comum sentir dor e surgir algumas marcas roxas, assim como é normal que a região operada, a ferida e a pele ao redor, fiquem inchadas por aproximadamente um mês, por causa do processo de cicatrização.

Nas primeiras 48 horas os cuidados devem ser maiores, principalmente com a postura e a respiração para evitar complicações, sendo importante que o operado fique internado para ter um acompanhamento de profissionais da saúde.

Ademais, para uma recuperação adequada, é indicado iniciar o tratamento com drenagem linfática depois do 3° dia de cirurgia, que deve ser realizada por um fisioterapeuta. Esse método auxilia na cicatrização mais rápida da ferida, reduz o inchaço e alivia a dor na região da cirurgia.

A volta à vida normal deve ser aconselhado pelo cirurgião plástico que realizou o procedimento, o qual vai analisar a ferida e a recuperação em geral, contudo, na maioria das vezes é possível voltar as atividades, caso não precise de realizar muito esforço físico, depois de 15 dias da cirurgia. 

No caso da academia e exercícios físicos um pouco mais pesadas, é necessário esperar mais de 30 dias, iniciando com atividades leves e com acompanhamento de um profissional.

Cuidados gerais após a cirurgia

Depois de realizada a lipoaspiração, para que a recuperação se torne mais simples e rápida, é importante tomar alguns cuidados como:

Evitar permanecer sentada por muito tempo

Importante especialmente, nos primeiros dias do pós-operatório, para que a região operada não fique pressionada.

Faça repouso

Apesar de poder realizar breves caminhadas em casa para aumentar a circulação e evitar possíveis complicações, especialmente a trombose venosa profunda.

Não faça esforços

Nos primeiros 20 dias após a cirurgia, não carregar peso, uma vez que podem prejudicar e retardar a cicatrização da ferida.

Use a cinta elástica

É recomendado por pelo menos, 2 dias sem tirar, para que a região operada fique pressionada e ajude na cicatrização da ferida.

Ademais, é indicado tomar os remédios prescritos pelo cirurgião, como os analgésicos, que são utilizados para o alívio da dor e, os anti-inflamatórios, para diminuir a inflamação, inchado e dor do ferimento.

Os cuidados após a cirurgia de lipoaspiração variam de pessoa para pessoa, e por esse motivo, para uma recuperação mais rápida, é fundamental seguir todas as recomendações que foram passadas na clínica de cirurgia plástica.

Como aliviar os sintomas do pós-operatório

Há outros cuidados que podem ser tomados conforme os sintomas que vão aparecendo no pós-operatório.

1. Como aliviar a dor na lipoaspiração

A dor é o principal sintoma depois da cirurgia, portanto, para aliviar esse incômodo, o médico pode recomendar remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, analgésicos, como a dipirona, e repouso no decorrer da primeira semana.

Ademais, depois de três dias da lipoaspiração, é importante iniciar o tratamento de drenagem linfática com um especialista, para ajuda na cicatrização do ferimento, reduzir a quantidade de líquidos concentrados, e diminuir o inchaço e dor na região operada. 

O tempo de tratamento vai depender da quantidade de líquidos acumulados e com a precisão de cada pessoa, contudo, normalmente, é preciso entre 10 a 20 sessões, que podem ser feitas todos os dias ou em dias alternados. 

2. Como reduzir o inchaço local

Para reduzir o inchaço que aparece normalmente após a cirurgia de lipoaspiração, pode ser aplicada uma compressa gelada em volta do ferimento para facilitar a contração dos vasos, o que favorece na redução da inflamação e o inchaço.

Ademais, sempre que possível, é indicado erguer a região do ferimento acima do nível do coração e realizar pequenas caminhadas para ajudar na circulação do sangue e reduzir a concentração de líquidos.

Em alguns casos, logo acima ou abaixo da cicatriz pode aparecer um local mais inchado, por causa do acúmulo incomum de líquidos, nomeado de seroma e, que deve ser analisada pelo cirurgião plástico, pois pode ser preciso retirar esse líquido com, por exemplo, uma agulha ou seringa. 

3. Como cuidar do ferimento e da cicatriz

O tratamento do ferimento deve ser realizado pelo enfermeiro, contudo, entre os tratamentos é importantíssimo que analise sempre o curativo do ferimento em casa, para identificar indícios de que é relevante ir ao hospital, como por exemplo, o curativo ficar com sangue ou líquido amarelo, ou se ficar com mau cheiro.

Ademais, é fundamental não permitir que o curativo seja molhado durante o banho, tampando com um saco de plástico para evitar que molhe.

Esperamos que as dicas sobre a recuperação da cirurgia de Lipoaspiração tenham te ajudado a entender mais sobre o assunto.

E apenas para reforçar, lembre-se:

  • Evitar permanecer sentada por muito tempo;
  • Faça repouso;
  • Não faça esforços;
  • Use a cinta elástica;

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *