O que fazer para manter a boa forma na terceira idade?

A idade chega à todos. Este é um ditado muito conhecido que possui uma assertividade prática e contundente: possivelmente, um dia, todos nós chegaremos à velhice.

Pensando a partir desta frase, é possível se conceber uma maior afinidade pelo cuidado de idosos, já que um dia todos nós também necessitaremos de cuidados especiais relacionados à condições impostas por nossa idade.

Saiba que, hoje em dia, já é devidamente possível conciliar a terceira idade com saúde e bem-estar, sendo altamente apropriado levar um vida “comum”, com exercícios diários, realização autônoma de tarefas, vida sexual ativa e demais paradigmas que foram criados, desfazendo dizeres que na terceira idade não se pode usufruir de determinadas coisas.

Entretanto, para que se possa ter uma real e contundente qualidade de vida na terceira idade, é mais que essencial que o idoso em questão sempre tenha em mente a constante necessidade da realização de exames e consultas ao médico que ele precisa fazer, e não apenas quando o seu corpo demonstrar algum problema ou sintoma de algo.

Desta maneira, é de suma importância que os idosos e aqueles que os acompanham, como cuidadores, filhos, sobrinhos e netos, estejam sempre atentos a necessidade da realização de determinados exames e, para além disso, os serviços que existem no mercado disponibilizados para auxiliar no trato diário com os idosos.

Pensando nisso, nós elaboramos este texto com o devido intuito de elucidar questões relacionadas aos serviços e exames em específicos, dando-lhe informações essenciais para os cuidados devidos que idosos necessitam.

Portanto, caso tenha interesse pela temática, aconselho que permaneça conosco, venha conhecer e entender as informações, detalhes e pormenores que envolvem essas questões.

Tomografia cervical

Algumas pessoas não conhecem ou mesmo não sabem o que é exatamente a Tomografia cervical ou mesmo para quê ela serve. Pois bem, caso você seja um deles, nós abordaremos um pouco sobre este procedimento médico.

Basicamente, deve-se saber que este é um exame que é realizado por um específico aparelho que é capaz de obter imagens internas do corpo humano, isso por meio de radiação ionizante, o conhecido raio-x, tendo visualizações tridimensionais nos mais variados planos ortogonais.

O aparelho que realiza o procedimento é de última geração, este que é chamado de tomógrafo multidetector computadorizado.

Este aparelho realiza exames em um prazo curtíssimo de intervalo de tempo, permitindo a visualização de cortes mais finos das imagens.

Sendo assim, este tipo de exame serve para que o médico possa ter um auxílio no diagnóstico das mais inúmeras e diferentes patologias possíveis nas quais o paciente pode estar enfrentando, como:

  • Hérnias de disco;

  • Espondilose;

  • Estenose vertebral;

  • Espondilolistese e dentre outras mais.

Tomografia do joelho

Tomografia do joelho é um específico exame que permite que o profissional de medicina possa efetuar o diagnóstico de algumas distintas patologias, como também para avaliar a resposta de tratamentos instituídos ao paciente no âmbito de seu joelho.

A base tecnológica utilizada para a realização deste procedimento é a radiação ionizante, idêntica à radiologia convencional, a chamada radiografia.

Entretanto, por intermédio de algoritmos complexos com sistemas computacionais avançados, são geradas assim, imagens usadas para a realização do diagnóstico médico.

Algumas raras vezes, é necessário a realização de contraste na tomografia de joelho, porém, geralmente ocorre apenas quando é necessário a avaliação de nódulos ou massas. Por meio do contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas que estão em observação.

Os produtos de contraste iodados são devidamente aplicados por via endovenosa e elevam o contraste entre as estruturas com fluxos sanguíneos diferentes, evidenciando as estruturas hipervascularizadas, como o caso de tumores ou inflamações.

Day care para idosos

Day care para idosos é basicamente um local onde pessoas pertencentes à terceira idade podem ficar durante o dia, enquanto os seus responsáveis estão ausentes por motivos profissionais ou dentre outros.

Nesses locais, os idosos podem desfrutar de um carinho diário nos momentos onde seus familiares estão atarefados no trabalho e dentre outros compromissos.

Estes estabelecimentos funcionam como uma espécie de clinica para idosos, porém, com o intuito de hospedá-los e promover um ótimo dia para eles.

Sendo assim, geralmente o atendimento desses locais é feito no horário comercial, ou caso o cliente deseje, existem planos direcionados incluindo finais de semanas, feriados ou férias familiares, que nem sempre são próprias para idosos.

Deste modo, podemos concluir que a realização de exames, serviços e atividades para idosos são mais que essenciais para que eles possam ter uma vida saudável e de verdadeira qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *