Terceira idade: a importância de praticar atividade física

Sabemos a importância de cuidar da saúde do corpo durante a vida. E na terceira idade, além dos suplementos alimentares — que colaboram para o equilíbrio de vitaminas e nutrientes no corpo —, a prática de atividade física é fundamental.

É natural que algumas questões de saúde estejam associadas ao envelhecimento. No entanto, é possível prevenir prejuízos e controlar a saúde com uma rotina adequada e a prática contínua de exercícios físicos.

Entenda quais as melhores atividades voltadas para a fase madura da vida, além de entender a importância de equilibrar alimentação, hábitos e rotina.

Corpo e mente ativos na terceira idade

Manter o corpo ativo é uma recomendação médica e pode colaborar na coordenação motora e equilíbrio. Além disso, possibilita maior segurança e independência aos idosos nas funções rotineiras.

Como resultado da prática esportiva, ainda é possível aumentar o ciclo social e ter maior cuidado com a saúde psicológica. O idoso ganha mais vitalidade e reduz as chances de desenvolver depressão, ou doenças do coração, por exemplo.

Atividades recomendadas para a terceira idade

É importante evitar exercícios de alto impacto para poupar articulações e não exigir tanto do corpo e do coração. 

Sendo assim, apostar em caminhadas para controle da pressão arterial e redução do nível de colesterol pode ser uma boa pedida. Além disso, vale fazer alongamento para:

  • Manter o corpo flexível;
  • Trabalhar a mobilidade;
  • Evitar cãibras;
  • Evitar dores;
  • Entre outros fatores.

É possível optar pelas atividades na água, como natação e hidroginástica, que trabalham força, respiração e flexibilidade sem exigir das articulações e tendões.

Já a dança pode colaborar no condicionamento aeróbico e a musculação feita na medida certa ajuda no equilíbrio e no ganho de força muscular.

Para ter um ganho positivo com a prática de atividades físicas e evitar lesões, é importante ter acompanhamento médico. Fazer uma avaliação e entender qual tipo de exercício, intensidade, além da frequência dos treinos e tempo adequado é importante.

É possível envelhecer de forma saudável

Envelhecer de forma saudável possui relação com os hábitos e qualidade de vida de uma pessoa. 

Todos os indivíduos passam por mudanças e sentem os impactos do envelhecimento, porém, é possível minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças graves e envelhecer com saúde. 

Alimentação e hábitos saudáveis

É importante apostar em uma alimentação de qualidade, com pouca gordura e pouco sal. Além disso, realizar check-ups rotineiros e buscar suplementação alimentar ajuda no equilíbrio de nutrientes e vitaminas. 

Ter uma boa noite de sono e hidratar o corpo com bastante água durante o dia são hábitos que ajudam para maior disposição e saúde. Além disso, tomar o sol da manhã e do final da tarde diariamente ajuda na manutenção da vitamina D, responsável pela energia do corpo. 

A inatividade física pode aumentar o risco de incidência de doenças e agrava o quadro daquelas já existentes. É possível retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida ao optar pela regularidade nas atividades físicas.

A importância da água na terceira idade

Você sabia que conforme o corpo envelhece, o estoque de água passa de 90% para 50%? Sim, o corpo passa a diminuir a capacidade de estoque, e resseca.

Além disso, você faz ideia de que a percepção de sede diminui com o decorrer da vida? Ou seja, um idoso às vezes não percebe que precisa se hidratar.

Muitas vezes, episódios de esquecimento e desidratação podem ocorrer pela falta de água no organismo. Como resultado, o cérebro passa a ser afetado, podendo mostrar sinais de tontura, confusão mental e perda de memória.

A falta de água sobrecarrega os rins, que passam a filtrar mais a urina para tentar manter o corpo hidratado. Assim, ocasionando uma queda de pressão e aumento nos batimentos cardíacos. 

Dessa maneira, o consumo de água na terceira idade precisa de muita atenção, e pode ser um grande aliado ao envelhecimento saudável. Com essas informações, é possível ver a importância das atividades físicas na terceira idade e buscar um envelhecimento tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *