A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que funciona como uma terapia para os seus praticantes. Basicamente, uma clínica de acupuntura conta com profissionais da saúde especializados nessa prática, que atuam por meio da inserção das agulhas em diversas partes do corpo. A ideia é realizar o tratamento de doenças ou aliviar os sintomas.
Essa prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como uma especialidade médica e pode ser recomendada para o tratamento de várias doenças como:
Inclusive, a prática da acupuntura é recomendada também pela Organização Mundial da Saúde. Mas, como funciona essa atividade? Basicamente, com a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, ocorre um estímulo nervoso tanto da pele como nos músculos.
Esse estímulo é encaminhado para o sistema nervoso central que libera alguns neurotransmissores. A função dessa liberação é causar um efeito analgésico sobre o paciente, reduzindo os processos anti-inflamatórios proporcionando o relaxamento do paciente.
Esse tipo de prática também tem influência em aspectos emocionais, atuando tanto no sistema imunológico como no sistema endócrino, que controla e excreta os hormônios.
Como citamos no início deste artigo, a acupuntura pode ocorrer em vários locais do corpo. Porém, uma das técnicas mais comuns é a acupuntura auricular, que é realizada na orelha.
O objetivo é o alívio de dores, relaxamento e assim como a resolução de problemas, principalmente, emocionais.
A parte auricular é fundamental para o corpo humano, pois consegue apontar diversas mudanças no corpo, tanto nos órgãos, tronco, e principalmente, nos órgãos de sentido (visão, audição, fala, olfato e tato).
A depender da enfermidade que a pessoa esteja, isso pode se refletir em zonas e superfícies da orelha, fazendo com que a acupuntura também consiga detectar anormalidades corporais.
Com isso, cada pontinho da orelha pode representar uma parte do corpo, sendo um local também com muitas transformações nervosas.
O indicativo de doenças pode ocorrer com mudança na cor da pele, dores, formação de edemas, que ajudam a detectar algum tipo de doença corporal.
Toda essa prática é bastante manual e mecânica, contando com o apoio desse profissional da saúde, que pode ser desde um médico, enfermeiro ou biomédico com especialização.
Além da orelha, outros pontos podem receber as agulhas, como é o caso da micropuntura face. Essa técnica estimulará a produção de colágeno, que traz rejuvenescimento e firmeza para a pele.
Além da acupuntura foram desenvolvidas outras técnicas que não são excludentes, mas que se completam. Uma delas é a prática do yoga, que são atividades que ajudam no fortalecimento corporal, mas que atuam, principalmente, no controle emocional e melhora psicológica.
Existem vários benefícios nessa prática que variam desde o aumento da flexibilidade corporal, maior relaxamento, alívio do estresse, melhora na ansiedade, contribui para uma boa postura e ainda, aumenta a autoestima do paciente.
O mais interessante é que o yoga pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, incluindo gestantes e idosos, pois não oferece risco à saúde.
Para quem nunca praticou, também existe o yoga para iniciantes, que agrega todos esses benefícios que citamos e ainda, aumenta a disposição da pessoa.
Essa é uma excelente prática para realizar após o trabalho além de ser importante para promover o relaxamento.
Dentre as técnicas que estamos citamos para o alívio do estresse e melhora corporal, é importante explicar sobre a shiatsu nas costas. Muitas pessoas sofrem com dores nas costas e existe tratamento através da terapia e de massagens.
É isso que a técnica Shiatsu faz, atua em uma massagem nas costas, que promove um estímulo muscular por meio da compressão e do toque nos locais onde o paciente sente dor.
Ainda, esse terapeuta pode realizar algumas técnicas de alongamento da coluna, sustentação e relaxamento dos músculos, assim como técnicas articulares.
Essas massagens relaxantes em locais específicos, como as costas, melhora também a circulação do sangue e consequentemente, o funcionamento dos órgãos. Os impactos psicológicos também são notórios, com diversos benefícios à saúde mental.
Essa prática e outras massagens também contribuem para reduzir a retenção de líquidos, eliminando as toxinas necessárias, além de promover o aumento da oxigenação.
Para obter esses serviços, é importante buscar pelos profissionais qualificados e contar com essas técnicas de relaxamento.