Para saber se nossa saúde está em dia, recorremos a exames de sangue e urina que são processados e analisados em laboratórios. Já para limparmos nossa casa, recorremos ao uso de produtos químicos de limpeza como desinfetantes e limpadores, também produzidos em ambientes laboratoriais.
Assim, apesar de parecer distante um do outro, o que liga uma análise biológica a um produto químico de limpeza são os ambientes de análise e seus equipamentos de laboratórios.
Esses ambientes são fundamentais para a sociedade, principalmente porque permitem a análise e a criação de produtos químicos ou até mesmo naturais.
Algumas funções dos laboratórios são:
Para que isso aconteça, esses espaços contam com uma série de produtos e materiais, como os reagentes para laboratório para as soluções, microscópios para análise e balanças de precisão para pesagem dos materiais.
Neste artigo abordaremos alguns componentes que estão presentes nos laboratórios, bem como os principais tipos de laboratórios, que são encontrados nos mais diversos setores da sociedade.
Os laboratórios só conseguem exercer suas funções porque estão supridos dos equipamentos de laboratório. Por terem variados tipos e objetivos, esses equipamentos podem ser diferentes, afinal, eles agem em diferentes circunstâncias e para diferentes fins.
Apesar disso, existem alguns equipamentos, máquinas e ferramentas que são comuns em qualquer laboratório. É sobre esses equipamentos e ferramentas que abordaremos neste tópico.
Começaremos falando sobre as chamadas vidrarias de laboratorio que consistem em materiais usados para realização de misturas, testes e reações que possuem formatos, capacidades e funções diferentes, sendo muito usadas nos laboratórios químicos.
Essas ferramentas podem ser feitas tanto de vidro comum, como vidro pirex, vidro temperado e até quartzo fundido.
O primeiro equipamento de vidraria que abordaremos é o balão de fundo chato. Essa vidraria é usada na preparação e armazenamento de soluções por ajudarem na homogeneização dos produtos. Também são usados em experiências em que as reações desprendem gases.
O balão de fundo redondo, por sua vez, funciona como vidrarias quimica que suporta um aquecimento alto e garante que tal aquecimento seja uniforme nos materiais de laboratorio. Também são usados em processos de destilação, sistemas de evaporação a vácuo e refluxo.
O béquer é um copo com um bico e que possui uma régua medidora, entretanto, suas medições não são tão precisas e são usadas para transferência de líquidos e no processo de dissolver substâncias nos mais diferentes experimentos.
O microscópio também é um equipamento muito importante para o laboratório. Ele permite a análise de substâncias que não são possíveis a olho nu e podem ser usados nos mais diferentes tipos de laboratórios.
Para se ter uma ideia, existem os microscópios óticos binocular, que dependem da luz para enxergar o produto e que tem apenas duas lentes. Já o microscópio trinocular possui duas lentes e um tubo no qual é possível acoplar uma câmera para microscópio, permitindo capturar imagens e vídeos.
O destilador de água é um equipamento que permite a produção de água destilada para os experimentos, tanto solventes como reagentes.
Já a estufa de esterilização permite que produtos e ferramentas sejam esterilizadas e secos, eliminando o contato com bactérias.
Portanto, esses equipamentos são importantes para os laboratórios e permitem que suas funções sejam cumpridas de forma simples e perfeita. No tópico abaixo falaremos sobre alguns tipos de laboratório.
Os laboratórios são muito importantes para a sociedade, afinal, são eles que promovem análises biológicas e químicas. Assim como permite que haja o desenvolvimento de novos produtos e até mesmo ferramentas.
Cada setor da sociedade pode ter um laboratório e, por isso, possuem diferentes metodologias e composições de ferramentas e equipamentos.
Um dos mais importantes é o laboratório de análises clínicas, que promovem a coleta e a análise de materiais como sangue, e outros para ajudar os médicos a identificarem patologias no indivíduo.
Esses são laboratórios que possuem biomédicos, bioquímicos, biólogos e médicos.
Os laboratórios de pesquisas são subdivididos de acordo com a especialidade da área estudada, assim, existem laboratórios de química, física, virologia, fisiologia, biologia celular e animal. Esses laboratórios produzem informações e análises para os estudos nos diversos campos do conhecimento.
Os laboratórios industriais são destinados a comprovação da qualidade dos produtos e da medição correta dos equipamentos.
Portanto, para cada tipo de laboratório existe uma finalidade e, apesar de diferentes, compartilham equipamentos comuns que garantem o sucesso desses espaços.