A dificuldade de engravidar afeta muitos casais, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 8 a 12% das pessoas em idade fértil têm dificuldade de realizar o sonho de ter um bebê.
Esse estudo representa 50 a 80 milhões de pessoas no mundo, contribuindo com os diversos fatores que afetam a fertilidade, tanto nos homens quanto nas mulheres.
Entre esses fatores estão os problemas de saúde física e psicológica, estilo de vida e alterações hormonais. Nos homens, por exemplo, a infertilidade pode ser causada por inflamações e infecções nos testículos, alterações hormonais.
Já na mulher, problemas como endometriose e adenomiose, veja os tipos de adenomiose, podem estar adiando o sonho de muitas mulheres em se tornarem mães.
No entanto, nesses dois casos o estilo de vida acerca de maus hábitos como tabagismo, abuso de álcool e alimentação inadequada podem estar influenciando na infertilidade, por isso, deve se atentar aos alimentos que você está colocando em seu prato.
Para contribuir com uma alimentação saudável com impacto positivo acerca da fertilidade, selecionamos alguns alimentos que podem contribuir com a dieta de quem deseja engravidar.
Segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores da Universidade de Harvard Medical School e Harvard T.H. Chan School of Public Health, alimentos com vitamina B12, ômega 3 e alimentos com antioxidantes contribuem para a fertilização.
O ovo, por sua vez, é rico em nutrientes como a vitamina B12, D e A. Além disso, o alimento é uma rica fonte de selênio ideal para a saúde dos gametas da mulher e saúde dos espermatozóides.
A Vitamina A contribui para a produção de hormônios femininos e a D ajuda na ovulação e faz a manutenção da sobrevivência dos espermatozóides maduros.
A vitamina B12 melhora a condição do útero da mulher e regula o ciclo menstrual, nos homens melhora a qualidade do sêmen.
O tomate também é um forte aliado da fertilidade de homens e mulheres, principalmente pela presença do antioxidante licopeno que apresenta benefícios para o ovário, ajudando a regular a produção de hormônio e a menstruação.
Nos homens esse antioxidante atua reduzindo a taxa de espermatozóides danificados, que consequentemente melhora a movimentação dos gametas masculinos e podendo aumentar as chances de fecundação no óvulo.
Outra vitamina que contribui para a fertilidade é a vitamina B9 ou ácido fólico como também é conhecido. Essa vitamina está presente em alimentos como feijão e lentilhas que também são fontes de proteína vegetal.
O ácido fólico é um nutriente que auxilia tanto na fertilidade quanto na formação saudável do feto, por isso, no começo da gestação esse tipo de nutriente é recomendado pelo médico, a fim de diminuir os problemas durante a formação do bebê e casos de anemia materna.
Outros alimentos que podem entrar na sua lista de dieta da fertilidade são as folhas verdes e as nozes que também são ricas em vitaminas do complexo B.